Olá pessoal, o post vai falar sobre O que é autismo. Vamos abordar a doença de diferentes aspectos, seus sintomas e tratamentos. Vamos lá?

O que é autismo?

 O transtorno de espectro autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento. Ela aparece que geralmente aprece nos três primeiros anos de vida. O autismo afeta a comunicação e a capacidade de aprendizado e adaptação da criança, mas não modifica em nada o aspecto físico do portador.

o que é autismo

Atualmente o autismo é classificado de acordo com seu grau e não mais dividido em categorias como era antigamente. Vale lembrar que o jeito de lidar com cada um varia.

O sistema de classificação desse transtorno mostra, dentro de um amplo espectro, que diferentes características podem ocorrer de em diferentes intensidades em um dado indivíduo.

Além disso, o transtorno trás junto de si outras manifestações especificas, tais como: fobias, insônia, perturbação na alimentação, crises de birra, agressividade…

Em alguns casos, o paciente tem dificuldade em se comunicar e repetem comportamentos. Já em outros, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos.

Algumas Características do TEA

Os sintomas de um transtorno do espectro autista podem aparecer nos primeiros dois anos de vida, mas em formas mais leves. Os sintomas podem não ser detectados até à idade escolar, quando começam as aparecer maiores sinais, como:

  • Brincar ou usar os brinquedos de forma incomum.
  • Maior sensibilidade a alguns sons.
  • Hiperatividade ou muita passividade.
  • Apego a objetos.
  • Dificuldade em se relacionar com crianças da mesma idade.
  • Ausência da fala ou pouca fala.
  • Dificuldade em lidar com a alteração de rotina.
  • Choro ou risada inapropriada.

Incluindo o autista na Escola

A escola deve oferecer um espaço convidativo, onde os alunos se sintam acolhidas. De forma à incluir os alunos com autismo, porque a inclusão começa logo na época da matrícula e não acaba por aí.

O cenário educacional brasileiro atual tem com o principal objetivo de disponibilizar acesso, permanência e sucesso de toda criança na escola regular e isso não é diferente para com os alunos autistas.

A inclusão necessária é um grande desafio para a equipe pedagógica, é importante proporcionar condições de desenvolvimento por caminhos alternativos. Seria importante propor estratégias de ensino aprendizagem que visam não só os autistas como também a todos os outros alunos.

É importante lembrar que a presença do autista na escola já é um amplo progresso, mas não é garantia de aprendizagem. Mesmo que haja um acompanhamento de um profissional especializado a disposição, por isso é necessário o esforço e a compreensão de todos aqueles que participarão do processo ensino-aprendizagem.

Quando os autistas podem usufruir de boas condições educacionais, apresentam um desenvolvimento muito bom, por desenvolverem um grande potencial com a ajuda necessária.

Como ajudar seu aluno autista

Procure usar bastante da linguagem visual, fazendo a explicação de um modo que possa ilustrar os conteúdos, usando figuras, quadros fotos e objetos reais.

Sempre divida as atividades em partes, deixando o mais difícil para o final e incentivando que o aluno resolva as atividades aos poucos.

Sempre forneça instruções claras sobre o que é para ser feito, evite perguntas com enunciados muito longos e procure ser bem objetivo.

É importante sempre manter contato com a família do aluno, com aqueles que tenham contato com ele e assim sempre saiba quando houver uma mudança na rotina.

Acredite no potencial do seu aluno e não tenha medo de errar, e também não tenha medo que ele erre.

Fim do post sobre O que é autismo

Obrigada por ter acompanhado mais esse post sobre o que é autismo. Espero que tenham gostado do post e que tenha sido útil para a sua pesquisa.

Deixe sua opinião em nossos comentários e nos ajude a melhorar o nosso Blog!

Você também pode gostar de:

Autismo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.