Você sabe o que é Autismo? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Autismo?

Baseado no Manual de Saúde Mental(DSM-5), o autismo era um transtorno no desenvolvimento subdividido em 4 categorias: Transtorno Autista, Transtorno Desintegrativo da Infrância, Transtorno Generalizado do Desenvolvimento Não-Especificado e Síndrome de Asperger. Entretanto, atualmente, essas ramificações são entendidas apenas com uma categoria, compreendendo todas as categorias anteriores: Transtorno do Espectro Autista(TEA).

Esse transtorno pode surgir em qualquer estágio da vida (apesar da maioria dos casos ser na infância), caracterizados pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Porém, existem graus diferentes do autismo fazendo com que alguns tenham maior dificuldade de comunicação, e outros não.

O que é Autismo e a Relação com o meio escolar

 

Contudo, o autismo por ser considerado de maneira equivocada como uma doença mental, continua muito desconhecido tanto no meio familiar quanto no meio escolar. Portanto, falar sobre esse transtorno faz-se necessário para ajudar a desestigmatizá-lo.

Outro ponto positivo de falar sobre esse transtorno é que pode auxiliar na sua identificação. Por se tratar de um transtorno silencioso e por acontecer na infância, o conhecimento das características básicas do autismo por terceiros faz-se extremamente  necessária. Além disso, no ambiente escolar é importante que se desconstrua os estereótipos relacionados ao autismo de modo a integrá-los no sistema de ensino. Para isso, faz-se necessário uma preparação dos educadores para o lido com as diferenças.

Pontos Positivos e Negativos

Positivos

  • Desconstrução sobre o tema;
  • Melhor preparação dos profissionais do ensino básico para lidar com as diferenças;
  • Inclusão;

Negativos

  • Falta de preparação dos profissionais da educação. Esse fato, pode acarretar no acirramento das diferenças em sala de aula e excluir os alunos autistas do sistema educacional. Dessa forma, faz-se necessário tanto o professor quanto os demais alunos entenderem um pouco sobre o transtorno e trabalharem juntos para uma melhor inclusão do aluno autista.

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Proposta de aula para trabalhar o tema Autismo em sala de aula:

Tema da aula:

Autismo

Objetivos da aula sobre Autismo:

Geral:

  • Desconstrução sobre o tema;

Específico:

  • Saber identificar;
  • Conviver melhor com as diferenças;
  • Inclusão.

Conteúdo para a aula sobre Autismo:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=-TaTkas0wxI&feature=youtu.be

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=9l3jNTZ_qgU

Vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=ySoNhvSXhNI

Podcast para o Professor: http://www.b9.com.br/78478/mamilos-118-autismo/

Metodologia sugerida para a aula sobre Autismo:

Pode-se começa a aula com o vídeo 1, para retratar como é a relação entre alunos com espectro autista e alunos típicos. Dessa forma, os alunos podem apreender  um modelo de viver com as diferenças. Além disso, o vídeo mostra uma imagem sobre o autismo muito diferente do popularmente difundido social.

Após esse momento, a professora poderia iniciar um debate sobre o tema propondo questões como: Para vocês, o que significar ser autista? Como vocês acham uma pessoa com autismo ver o mundo?

Em seguida, o professor pode mostrar o vídeo 2 que fala sobre como as emoções se manifestam em autistas e como a ajuda externa pode contribuir para uma melhor inclusão desse aluno no meio social. Dessa forma, ela pode propor brincadeiras inclusivas para que todos possam participar sem  nenhum impecilho. Por último o professor poderá passar um último vídeo.

Referências:

Filme sobre conviver com as diferenças: O extraordinário(EUA, 2017)

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

Filme sore Autismo: Rain Man(EUA, 1989)

Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

Avaliação para a aula sobre Autismo:

Elaborar uma redação sobre o tema : A realidade da escola inclusiva no Brasil, que foi proposta nesse link: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/nova-proposta-de-redacao-educacao-inclusiva/

Fontes:

http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2015/08/FORMA%C3%87%C3%83O-DE-PROFESSORES-PARA-A-EDUCA%C3%87%C3%83O-DE-AUTISTAS.pdf

http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2015/08/AUTISMO-INFANTIL-TEXTO.pdf

http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2015/08/AUTISMO-ESCOLARIZA%C3%87%C3%83O.pdf

http://autismo.institutopensi.org.br/informe-se/sobre-o-autismo/o-que-e-autismo/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.