Olá pessoal, o post vai falar sobre O que é autismo. Vamos abordar a doença de diferentes aspectos, seus sintomas e tratamentos. Vamos lá?

Você sabe o que é Autismo? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Autismo?

O transtorno de espectro autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento. Ela aparece que geralmente aprece nos três primeiros anos de vida. O autismo afeta a comunicação e a capacidade de aprendizado e adaptação da criança, mas não modifica em nada o aspecto físico do portador.

o que é autismo

Atualmente o autismo é classificado de acordo com seu grau e não mais dividido em categorias como era antigamente. Vale lembrar que o jeito de lidar com cada um varia.

O sistema de classificação desse transtorno mostra, dentro de um amplo espectro, que diferentes características podem ocorrer de em diferentes intensidades em um dado indivíduo.

Além disso, o transtorno trás junto de si outras manifestações especificas, tais como: fobias, insônia, perturbação na alimentação, crises de birra, agressividade…

Em alguns casos, o paciente tem dificuldade em se comunicar e repetem comportamentos. Já em outros, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos.

Algumas Características do TEA – Transtorno do espectro autista

Baseado no Manual de Saúde Mental(DSM-5), o autismo era um transtorno no desenvolvimento subdividido em 4 categorias: Transtorno Autista, Transtorno Desintegrativo da Infrância, Transtorno Generalizado do Desenvolvimento Não-Especificado e Síndrome de Asperger.

Entretanto, atualmente, essas ramificações são entendidas apenas com uma categoria, compreendendo todas as categorias anteriores: Transtorno do Espectro Autista(TEA).

Esse transtorno pode surgir em qualquer estágio da vida (apesar da maioria dos casos ser na infância), caracterizados pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Porém, existem graus diferentes do autismo fazendo com que alguns tenham maior dificuldade de comunicação, e outros não.

Os sintomas de um transtorno do espectro autista podem aparecer nos primeiros dois anos de vida, mas em formas mais leves. Os sintomas podem não ser detectados até à idade escolar, quando começam as aparecer maiores sinais, como:

  • Brincar ou usar os brinquedos de forma incomum.
  • Maior sensibilidade a alguns sons.
  • Hiperatividade ou muita passividade.
  • Apego a objetos.
  • Dificuldade em se relacionar com crianças da mesma idade.
  • Ausência da fala ou pouca fala.
  • Dificuldade em lidar com a alteração de rotina.
  • Choro ou risada inapropriada.

O que é Autismo e a Relação com o meio escolar

Trabalho com questoes politicas na sala de aula 6260503

Contudo, o autismo por ser considerado de maneira equivocada como uma doença mental, continua muito desconhecido tanto no meio familiar quanto no meio escolar. Portanto, falar sobre esse transtorno faz-se necessário para ajudar a desestigmatizá-lo.

Outro ponto positivo de falar sobre esse transtorno é que pode auxiliar na sua identificação. Por se tratar de um transtorno silencioso e por acontecer na infância, o conhecimento das características básicas do autismo por terceiros faz-se extremamente  necessária.

Além disso, no ambiente escolar é importante que se desconstrua os estereótipos relacionados ao autismo de modo a integrá-los no sistema de ensino. Para isso, faz-se necessário uma preparação dos educadores para o lido com as diferenças.

Incluindo o autista na Escola

A escola deve oferecer um espaço convidativo, onde os alunos se sintam acolhidas. De forma à incluir os alunos com autismo, porque a inclusão começa logo na época da matrícula e não acaba por aí.

O cenário educacional brasileiro atual tem com o principal objetivo de disponibilizar acesso, permanência e sucesso de toda criança na escola regular e isso não é diferente para com os alunos autistas.

A inclusão necessária é um grande desafio para a equipe pedagógica, é importante proporcionar condições de desenvolvimento por caminhos alternativos. Seria importante propor estratégias de ensino aprendizagem que visam não só os autistas como também a todos os outros alunos.

É importante lembrar que a presença do autista na escola já é um amplo progresso, mas não é garantia de aprendizagem. Mesmo que haja um acompanhamento de um profissional especializado a disposição, por isso é necessário o esforço e a compreensão de todos aqueles que participarão do processo ensino-aprendizagem.

Quando os autistas podem usufruir de boas condições educacionais, apresentam um desenvolvimento muito bom, por desenvolverem um grande potencial com a ajuda necessária.

Pontos do autismo na atualidade

feedback negativo e positivo 9707128

Positivos

  • Desconstrução sobre o tema;
  • Melhor preparação dos profissionais do ensino básico para lidar com as diferenças;
  • Inclusão;

Negativos

  • Falta de preparação dos profissionais da educação. Esse fato, pode acarretar no acirramento das diferenças em sala de aula e excluir os alunos autistas do sistema educacional. Dessa forma, faz-se necessário tanto o professor quanto os demais alunos entenderem um pouco sobre o transtorno e trabalharem juntos para uma melhor inclusão do aluno autista.

Como ajudar seu aluno autista

Procure usar bastante da linguagem visual, fazendo a explicação de um modo que possa ilustrar os conteúdos, usando figuras, quadros fotos e objetos reais.

Sempre divida as atividades em partes, deixando o mais difícil para o final e incentivando que o aluno resolva as atividades aos poucos.

Sempre forneça instruções claras sobre o que é para ser feito, evite perguntas com enunciados muito longos e procure ser bem objetivo.

É importante sempre manter contato com a família do aluno, com aqueles que tenham contato com ele e assim sempre saiba quando houver uma mudança na rotina.

Acredite no potencial do seu aluno e não tenha medo de errar, e também não tenha medo que ele erre.

Proposta de aula para trabalhar o tema Autismo em sala de aula:

Vamos a aula sobre o tema?

Tema da aula:

Autismo

Objetivos da aula sobre Autismo:

Geral:

  • Desconstrução sobre o tema;

Específico:

  • Saber identificar;
  • Conviver melhor com as diferenças;
  • Inclusão.

Conteúdo para a aula sobre Autismo:

Vídeo 1: https://youtube.com/watch?v=-TaTkas0wxI&feature=youtu.be

Vídeo 2: https://youtube.com/watch?v=9l3jNTZ_qgU

Vídeo 3: https://youtube.com/watch?v=ySoNhvSXhNI

Metodologia sugerida para a aula sobre Autismo:

Pode-se começa a aula com o vídeo 1, para retratar como é a relação entre alunos com espectro autista e alunos típicos. Dessa forma, os alunos podem apreender  um modelo de viver com as diferenças. Além disso, o vídeo mostra uma imagem sobre o autismo muito diferente do popularmente difundido social.

Após esse momento, a professora poderia iniciar um debate sobre o tema propondo questões como: Para vocês, o que é autismo? O que significar ser autista? Como vocês acham uma pessoa com autismo ver o mundo?

Em seguida, o professor pode mostrar o vídeo 2 que fala sobre como as emoções se manifestam em autistas e como a ajuda externa pode contribuir para uma melhor inclusão desse aluno no meio social. Dessa forma, ela pode propor brincadeiras inclusivas para que todos possam participar sem  nenhum impecilho. Por último o professor poderá passar um último vídeo.

Filme sobre conviver com as diferenças: O extraordinário(EUA, 2017)

Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas.

wonder 4838846

Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

Filme sore Autismo: Rain Man(EUA, 1989)

Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares.

rain main 4362871

Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

Avaliação para a aula sobre Autismo:

Elaborar uma redação sobre o tema : A realidade da escola inclusiva no Brasil, que foi proposta nesse link: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/nova-proposta-de-redacao-educacao-inclusiva/

Fontes:

Para este artigo foram utilizados diferentes referências científicas, vale acessar os seguintes artigos:

Fim do post sobre o que é autismo

Obrigada por ter acompanhado mais esse post sobre o que é autismo. Espero que tenham gostado do post e que tenha sido útil para a sua pesquisa.

Deixe sua opinião em nossos comentários e nos ajude a melhorar o nosso Blog!