Olá pessoal, o post vai discutir sobre O que é cultura. Vamos discutir sua definição, suas características e suas categorias. Vamos lá?

Você sabe o que é Cultura? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Cultura?

cultura-1-4060473-8940752

Não existe termo mais complicado de se definir no campo das Ciências Sociais, do que “cultura”.

Temos uma infinidade de respostas para a pergunta “O que é Cultura?”, entretanto, buscando facilitar o entendimento nesse debate, vamos nos ater ao conceito de cultura inspirado nos estudos de um teórico chamado “Roque de Barros Laraia”.

Segundo o livro “Cultura: Um conceito antropológico”, esta seria um fenômeno presente em todos os grupos e em tudo. Ela seria responsável pela dinâmica em que as sociedades operam em várias instâncias: cosmogonicamente, economicamente, socialmente, etc. Até nossas relações interpessoais estão diretamente ligadas a uma cultura

Mas, o que é cultura?

O que é cultura. Vamos começar definindo? Cultura é tudo aquilo que é feito pelo homem, significa um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, as artes, a moral, a lei, os costumes, as aptidões, os hábitos e tudo aquilo que é adquirido pelo ser humano.

o que é cultura

Cada país tem sua própria cultura, que é diferente pois são influenciadas por diversos fatores. No Brasil a cultura marcada pela disposição de alegria, que se reflete também na música, no caso o samba, o carnaval que faz parte muito marcante na cultura brasileira.

Podemos entender que a cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais. Uma das maiores capacidades de diferenciar o homem do animal é o modo como o homem pode produzir cultura.

De uma forma diferente do que a maioria da sociedade compreende, não existem pessoas com mais ou menos cultura, ou com culturas inferiores ou superiores. Todo ser possui cultura, afinal tudo aquilo que faz se torna cultura. Toda a sociedade possui um conjunto único de valores que foi construído por sua história e que deve ser compreendido e respeitado.

  • Pintura
madame-monet-and-child-5065675-4584568
  • Música
música
  • Religião
re-7199320-7394793
  • Culinária
culinaria-nordestina-10-6848306-8750240

É importante compreender que as sociedades produzem culturas diferentes, ou seja, não há uma hierarquização nesse sentido.

Características da cultura

Percebeu que esse campo é enorme e bastante amplo, não é? Para facilitar a compreensão, fizemos uma listinha de 3 elementos que são culturais mas que, devido a familiaridade que temos com eles, acabamos por não enxergá-los dessa maneira:

Mecanismo adaptativo:

Isso indica que as pessoas têm capacidade para mudar seus hábitos se adaptando ao meio de onde vivem

Mecanismo cumulativo:

É a chamada cultura passada de pai para filho. As gerações mais antigas transmitem o conhecimento, mesmo que estes sejam um pouco perdido entre o tempo.

Transformação permanente:

A cultura não é estática, pois ela é sempre influenciada por novos hábitos e maneiras de pensa que surgem conforme o ser humano evolui.

Os elementos da cultura

Enquanto vive a cultura o ser humano produz manifestações. A comida de um determinado grupo social, suas obras de arte, suas moradas típicas e tantas outras coisas são exemplos dessa produção. Elas podem ser divididas em dois grupos:

Cultura material:

É aquela que envolve produções culturais que tem resultado à objetos fixos.

Cultura imaterial:

São as chamadas tradições, as festas populares, os saberes e os valores partilhados por um grupo social.

Cultura na antropologia

Na antropologia a cultura é entendida como os padrões que o ser humano aprende e desenvolve a partir de sua interação uns com os outros, a antropologia também destaca que a cultura de um individuo não pode ser isolada de outros fatores, isto é, ela é representada de acordo com o tempo em que as pessoas estão inseridas, sua organização e seus esforços para manter e defender relações humanas ali estabelecida.

Cultura na sociologia

A sociologia entende que os padrões de interação e comportamentos do homem são feitos de acordo com sua necessidade, são elas então as responsáveis por determinar uma certa estrutura e organização social.

Cultura na filosofia

A filosofia considera cultura o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação das necessidades pessoais da nossa realidade e de exigências globais, além disso na filosofia o individuo busca informação para justificar a posição adotada e justifica-la para si mesmo.

Cultura escolar

Se fizermos um estudo a cerda da cultura escolar, é importante que nos lembremos das especificidades da cultura na sociedade.

Na escola é necessário que a cultura tenha um espaço organizado, e que além da característica comum de uma instituição de ensino ela deve transmitir conhecimentos sistematizados, ela precisa por si só ter um modo próprio de ser e de manifestar seu hábitos e valores.

A cultura escolar esta muito ligada a filosofia da escola, a sua missão e é ela que dirá como a escola vê os discentes no processo educativo e na sua projeção para a vida social e intelectual.

Com todos os fatos mencionados podemos dizer que a missão da escola é responsável por contribuir na criação dos valores e das políticas de um indivíduo, sempre pensando nos objetivos diante das especificidades e necessidades sociais.

E o que é Cultura e sua Relação com o meio escolar

gestao-escolar-participativa-os-alunos-como-parte-das-decisoes-2585221-6227925

É uma temática essencial para o ambiente escolar, visto que é necessário uma compreensão da cultura no seu sentido amplo, além de ser possível uma discussão envolvendo o respeito à diversidade cultural e a tolerância diante das diferenças.

Pontos positivos e pontos negativos de se falar sobre cultura

Vamos refletir um pouco sobre esses pontos, para saber como lidar com eles? Pois deixar de tratar cultura em sala de aula não é uma opção!

feedback-negativo-e-positivo-1-5705297-7312329

Pontos Positivos sobre falar de Cultura

  • Compreender a cultura no seu sentido amplo
  • Ensinar o respeito à diversidade e a tolerância diante das diferenças, vendo-as como algo positivo

Pontos Negativos sobre falar de Cultura

  • Tendo em vista que não são todos os espaços na sociedade que discutem a diversidade cultural de uma maneira positiva, é possível que haja alunos com uma visão bastante negativa acerca da integração, então cabe ao docente estabelecer um diálogo legal para que esse estudante desconstrua seus pré-conceitos.

Proposta de aula para trabalhar sobre Cultura em sala de aula:

Preparei uma aula sobre cultura para trabalhar com os alunos

Tema:

Cultura

Objetivos Gerais sobre a aula de Cultura:

Compreender o conceito de cultura no seu sentido amplo, enxergando a variedade cultural existente no país e vendo-a como algo positivo.

Objetivos Específicos sobre a aula de Cultura:

Apresentar os espaços onde a cultura se manifesta, para que dessa maneira o aluno possa sentir o quão abrangente é o campo cultural, e ensinar o respeito e tolerância mediante as diferenças culturais.

Conteúdo sobre a aula de Cultura:

Vídeo 1: https://youtube.com/watch?v=GgmlGTFrD3g

Vídeo 2: https://youtube.com/watch?v=JqdgeWNfJUM

Texto 1:

Texto 2: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm

Metodologia sobre a aula de Cultura

Para que a aula seja bastante interessante, pode-se utilizar, para além dos conteúdos sugeridos nessa matéria e dos livros didáticos, que os alunos apresentem em uma determinada data qualquer tipo de trabalho que considerem ser de cunho cultural: uma música, uma pintura, uma comida, etc., para ao final estabelecer uma reflexão acerca da amplitude do conceito de Cultura, e de como se trata de um fenômeno presente em todas as esferas sociais.

Filmes sobre Cultura

A umbanda é Mogibá, 2010.

Documentário que tem por objetivo registrar aspectos da Umbanda em Sorocaba, ritual e composição cultural a partir das matrizes étnicas africana, indígena e européia.

Esta obra procura incluir aspectos relevantes da história e da cultura euro-afro-ameríndia na construção de uma religião que traz em si a alma da cultura brasileira.

O Documentário conta com entrevistas de líderes e participantes dos primeiros grupos umbandistas em atuação ainda hoje, na cidade de Sorocaba, além de pesquisadores do assunto.

Até aqui você pode ir, 2012.

Chiapas, México. Cidades artificiais são construídas por todo o estado em nome do combate à pobreza. A imagem de centenas de casinhas enfileiradas uma ao lado da outra contrasta com as paisagens rurais onde se estabelecem. “Cidades Rurais Sustentáveis” é um programa estatal que busca oferecer à população chapaneca todos os serviços.

Moradia digna, pleno emprego, saúde e educação. O progresso e a modernidade como bandeiras de um modelo único que nega e anula o ser indígena e campesino.

Livros sobre Cultura

Cultura: um conceito antropológico

Autor: Roque de Barros Laraia

download-1-1454871-5209523

Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e simples.

A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.

O autor procura utilizar, sempre que possível, exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham nosso território, o que não impede a utilização de exemplos de autores que trabalham em outras partes do mundo.

Ensaios sobre o conceito de cultura

Autor: Zygmunt Bauman

cultura-9845364-5891081

A cultura – ensina Bauman – é um inimigo natural da alienação, um audacioso movimento humano para se libertar da necessidade e conquistar a liberdade de criação. Nesse livro, o sociólogo faz uma revisão crítica do conceito de cultura nas ciências sociais, percorrendo um longo caminho, que vai dos gregos antigos até o pós-estruturalismo.

Em cada um dos três ensaios, examina as principais correntes de pensamento que estudaram o significado da cultura na sociedade.

Assim, desfaz muito da confusão produzida pela tentativa de integrar o processo cultural no interior do discurso científico e apresenta uma proposta inovadora: alinhar os fenômenos e manifestações culturais no campo da práxis – a atividade livre, universal, criativa e autocriativa pela qual os homens transformam o mundo em que vivem. Um livro que reflete Bauman no que ele tem de melhor em termos de profundidade, sutileza e perspicácia.

Questões do ENEM sobre cultura

1 – (Enem 2014) No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.

(DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005).

A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de

a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.

b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.

c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.

d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.

e) reprodução da cultura musical norte-americana.

2 – (Enem 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

(MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.)

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

Fontes do texto sobre cultura

Exercícios Descomplica, link: https://descomplica.com.br/blog/sociologia/exercicios-cultura-2/

Mundo Educação , link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/conceito-cultura.htm

Fim do post sobre o que é Cultura

Obrigada por ter acompanhado o post sobre O que é Cultura. Espero que tenha sido satisfatório para seu objetivo com a língua inglesa, seja para estudo seja para programar suas aulas.

Deixe seu comentário e sugestões para a melhoria do Blog Demonstre!