O que é Depressão

0
683
O que é Depressão 2

Você sabe o que é Depressão? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS), a Depressão é considerada o mal/doença do século, seguida da ansiedade. Entretanto, essa doença não é exclusividade deste século, tendo habitado e sobrevivido épocas anteriores, onde os conhecimentos sobre a depressão ainda eram bem escassos.

O que é Depressão ?

Porém, mesmo com milhares de pesquisas relacionadas a esse tema, a depressão ainda continua sendo uma incógnita para a maioria da população. Em sua maioria, o desconhecimento em massa dessa doença e de suas consequências estão relacionados ao silêncio em volta da depressão. Considerada tabu, a depressão é um assunto evitado há séculos, em rodas de conversa entre amigos, no meio familiar e até nas escolas. Mas se engana quem acha que o melhor método de evitar e “curar” a depressão é evitar falar sobre ela.

Desde O Sofrimento do Jovem Werther até a série 13 Reasons Why, perpassando por programas de tv, como o Encontro com Fátima. Gradativamente, a mídia tem aberto um canal de comunicação e debate sobre a depressão . Dessa forma, podemos entender a depressão como a perda de interesse e prazer pela vida causando desde angústia, fraqueza, cansaço, irritabilidade, baixo autoestima, insônia, procrastinação, mudança de postura até sua consequência extrema, o suicídio. Além disso, é interessante notar que essa doença possui variadas causas, atingindo pessoas de qualquer idade e desequilibrando neurotransmissores. Dessa forma, é imprescindível iniciar um debate sobre o tema em outros ambientes, como nas escolas, para transformar o pensamento coletivo sobre a depressão.

O que é Depressão e sua Relação com o ambiente escolar

O ambiente escolar está repleto de diversidade,e é preciso que os alunos juntamente ao professor desenvolvam melhor este ponto da formação, visto que a maioria dos alunos não conseguem lidar com o outro e suas especificidades de forma harmônica. Visto que a depressão é uma doença silenciosa e que pode comprometer outros) âmbitos de cada indivíduo, como a esfera cognitiva( no que se refere a concentração, a esfera afetiva, poderá modificar a relação entre os alunos e o aluno com depressão.

Entretanto, isso não significa que o aluno com depressão precise de um ensino diferenciado. Certamente, esse aluno precisará de uma maior compreensão da turma acerca de sua situação, de saberem como lidar e interagir com ele para que possa torna o ambiente mais agradável para esse aluno.

10 coisas sobre a depressão

10 coisas que eu gostaria que minha família e meus amigos soubessem sobre depressão.Por Haley French

Posted by Quebrando o Tabu on Wednesday, January 31, 2018

O que é Depressão: Pontos Positivos e Negativos

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Pontos Positivos sobre tratar o que é Depressão em sala de aula

  • Desmistificar o tema;
  • Entender sobre a doença;
  • Saber identificar os sinais da doença,

Pontos Negativos sobre a questão da Depressão em sala de aula

O despreparo do corpo docente em lidar com o assunto pode ser um empecilho na hora de falar sobre a depressão. Dessa forma, faz-se necessário capacitar esses professores para saber falar sobre o tema mas principalmente para saber ouvir. A instituição poderia desenvolver, juntamente ao (a) psicologo(a) da escola, um curso para capacitar esses professores.

Proposta de aula para trabalhar o que é Depressão em sala:

Tema: O que é Depressão

Objetivos sobre a aula O que é Depressão

Objetivos Gerais:

Entender melhor o que é a depressão desmistificando o seu senso comum.

Objetivos Específicos:

  • Compreender como a depressão se manifesta;
  • Como a depressão pode afetar os indivíduos e suas famílias;
  • Conseguir identificar alguns sintomas da depressão;
  • Saber que existem formas de tratamento;
  • Entender a importância de falar sobre;

Conteúdos para aula sobre depressão

Tirinha sobre percepção de estar deprimido:

tirinha sobre depressão

Texto sobre os mitos da depressão:

https://pt.scribd.com/document/42569643/Desmistificando-a-Depressao

Vídeo sobre a diferença entre o que é depressão e ficar triste:

Proposta de produção textual sobre depressão:

O Projeto Redação sugeriu como tema ainda em 2016 a Depressão, e com isso fez um trabalho muito bacana com podcast e proposta de redação que pode ser trabalhado com nossos estudantes:

Link para proposta: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/projetoredacao/temas/2016_10_03_tema_da_semana_depressao.pdf

Metodologia para aula sobre o que é depressão:

Através da mediação do professor (e com um especialista da área, um psicologo), os alunos podem debater inicialmente, após a leitura da charge, sobre o que eles consideram ser depressão, o que eles consideram estar deprimidos, e se estar deprimido é o mesmo que estar triste, e se eles já se sentiram muito tristes. Em seguida, o Vídeo é mostrado. Depois, o professor ou o psicologo podem debater algumas características da doença, falar sobre os sintomas, formas de tratamento, sobre a importancia de falar sobre, e o porque dessa doença continuar tão atual.

Sugestão de avaliação para o tema o que é depressão

Propor uma redação sobre o tema: A questão da depressão e os impactos na sociedade, de acordo com o tema de redação https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/a-questao-da-depressao-e-seus-impactos-na-sociedade

Referências Básicas:

FIM

Esse é o meu primeiro texto sobre o tema. Prometo no próximo me aprofundar na temática trazendo para vocês os tipos de depressão.

Falar sobre o assunto é algo sério e precisamos comprar essa briga de frente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.