O que é Diabetes?

0
762
O que é Diabetes? 1
Diabetes sweet on plate

Você sabe o que é Diabetes? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor

Atualmente a taxa de obesidade entre crianças, no Brasil, cresceu em 10 vezes nas últimas 4 décadas visto o maior consumo de fast food. Esse fato, tem múltiplas consequências, como complicações no nos rins, o “pé diabético” e a obesidade.

O que é Diabetes?

A Diabetes, ou Diabetes Mellitus, é um síndrome que possui variadas causas com a mesma consequência: A falta de insulina ou o má funcionamento dessa para digerir o açúcar. Essa síndrome acontece porque pâncreas para de produzir ou produz erroneamente o hormônio insulina, responsável por diminuir a glicose em partes menores para que fique adequada para a absorção dessa substância pelo organismo.Como consequência, ocorre um decréscimo na taxa de glicose no corpo, interrompendo, assim, a utilização dessa para a produção de energia pelas células por meio do ciclo de Krebs.

Tipos de Diabetes

O sistema para que ocorra a “digestão” da glicose acontece a partir de uma cadeia de reações. Primeiro, o organismo identifica a presença( elevada) do nível de açúcar no organismo, em seguida as células betas, que ficam no pâncreas são acionadas e começam a produzir insulina. Depois, a insulina entra em contato com a glicose quebrando-a em pequenos pedaços para a absorção. A partir daí o próprio organismo irá decidir se essa glicose será utilizada para produzir energia, ou para armazenamento, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue se normalize.

Entretanto, algumas pessoas nascem com uma deficiência na produção dessa insulina, ou adquirem essa síndrome ao longo da vida. Dessa forma, a diabetes tem um “leque” de tipologias , que serão descritas a seguir:

  • Diabetes Tipo 1:

O sistema imunológico de algumas pessoas atacam as células beta fazendo com que a fonte de produção da insulina libere muito pouco ou nenhum hormônio. Essa tipologia geralmente aparece em crianças e adolescentes, sendo tratado com mudança da dieta e coma injeção de insulina.

  • Diabetes  Tipo 2:

Essa tipologia é caracterizada pela produção de insulina pelo corpo, porém a sua utilização é errônea ou sua produção é insuficiente para regular o índice glicêmico.É mais comum em adultos e é tratada com planejamento alimentar e atividade física.

  • Diabetes Gestacional

Devido as mudanças ocorridas no organismo durante a gestação os hormônios podem ser afetados, desregulando, assim, a insulina. Com o surgimento da placenta, o funcionamento da insulina é reduzido, e a sua prodição no pâncreas também. Entretanto, algumas mulheres não realizam esse processo, e há um aumento no nível de glicose no sangue que pode afetar o crescimento do feto.

O que é Diabetes e sua Relação com o meio escolar

O índice de crianças com diabetes tem crescido nos últimos anos. Portanto, é necessário que o professor tome cuidado com o que os seus alunos consomem para evitar que eles possam desenvolver a diabetes por causa da alimentação. Para isso o professor poderá fazer atividades de conscientização sobre alimentação saudável.

Proposta de aula para trabalhar sobre Diabetes em sala de aula:

Tema:

Diabetes

Objetivos sobre falar sobre Diabetes :

Objetivos Gerais sobre a aula de Diabetes:

Conscientização sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

Objetivos Específicos sobre a aula de Diabetes:

  • Entender sobre a importância da ingestão de frutas e legumes;
  • Entender os efeitos dos alimentos no nosso organismo e como esse são digeridos;
  • Entender o que é diabetes e o que acontece no nosso corpo;
  • Conhecer hábitos alimentares saudáveis.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Conteúdo sobre a aula de Diabetes:

Vídeo 01: https://www.youtube.com/watch?v=nyvu2euX8tM

imagem 01:

Texto: https://www.infoescola.com/doencas/diabetes/

Metodologia sobre a aula de Diabetes:

A aula pode começar com a apresentação do imagem 01 , onde o professor poderá debater com os alunos sobre quais frutas e legumes se encontram na figura e quais os benefícios de sua ingestão. A partir disso, o professor poderá falar que a ausência de uma alimentação saudável pode acarretar em uma série de doenças, e assim introduzir a síndrome de diabetes. Dessa maneira, o professor apresentará o vídeo 01, onde os alunos aprenderão o conceito, como ocorre, os sintomas e tratamentos da diabetes. E para finalizar, o professor pode passar o texto 01 como fonte de apoio ao conteúdo.

Avaliação sobre a aula de Diabetes

O professor juntamente aos alunos poderão desenvolver uma mini orta para o consumo interno da escola. Dessa forma, poderiam ser implantado um sistema de alimentação saudável na escola, incentivando, assim, o hábito de consumir frutas e legumes.

Referências

Filmes sobre Diabetes

Fed Up, 2014.

A indústria alimentícia americana é apresentada como desprezível e desleal. Cada vez mais os estadunidenses e, sobretudo, as crianças adoecem pela má alimentação. A preocupação com o corpo e a aparência é colocada em questão e relacionada aos níveis tão altos de obesidade infantil do país. As cineasta Stephanie Soechtig e a jornalista Katie Couric mostram como as crianças podem chegar a ter vidas mais curtas do que a dos pais.

Livros sobre Diabetes

Diabetes Controlada: O Programa Alimentar Para Controlar A Diabetes E Voltar A Viver Bem Em 30 Dias

Autor: Dr. Patrick Rocha

 O Programa Alimentar Para Controlar A Diabetes E Voltar A Viver Bem Em 30 Dias apresenta soluções para os milhões de brasileiros que sofrem de diabetes não virarem reféns de remédios. O autor Patrick Rocha que é medico especializado em nutrição trás orientações e uma dieta real e saudável para controlar a doença sem fazer mudanças drásticas. Conheça as verdades e mentiras sobre a diabetes, quais os melhores alimentos e hábitos para sua saúde, causas, sintomas e soluções. Patrick Rocha, através do Programa Diabetes Controlada, já transformou a vida de 40 mil diabéticos.

Questionário

01. ENEM – 2016 Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

(A) Alta taxa de glicose no sangue.
(B) Aumento da pressão arterial.
(C) Ganho de massa corporal.
(D) Anemia crônica.
(E) Desidratação.

Respostas

1- E

Fontes

Creche Segura, link: http://www.crechesegura.com.br/escola-inclusiva-o-aluno-com-diabetes-o-que-o-professor-precisa-saber/

Manual com diretrizes para professores de crianças diabéticas, link: https://debemcomavida.accuchek.com.br/media/14152/guia_dbcv_professores_a4.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.