O que é Ecologia?

0

Você sabe o que é Ecologia? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O estudo da ecologia é essencial para a compreensão do funcionamento da natureza e de como nossas ações afetam o meio ambiente. Mas, você sabe o que é ecologia?

O que é ecologia?

 

A ecologia é um ramo da Biologia responsável por estudar os seres vivos e os meios que estes habitam. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1866 por Ernst Haeckel, um alemão que usou a definição “o estudo científico das interações entre os organismos e seu ambiente” no livro “Generelle Morphologie der Organismen” para designar “ecologia”.

As subdivisões

Podemos subdividir a ecologia em dois ramos:

  • Autoecologia: estudo voltado para um organismo em espécie com o propósito de análise do seu comportamento e características biológicas.
  • Sinecologia: é o estudo de grandes grupos de organismos e suas interações com outros grupos.

Também temos quatro níveis principais de organização que são estudados na Ecologia, são eles:

  • População: trata-se do conjunto de espécies que vive em uma mesma área, possuindo maiores chances de reprodução entre si do que com outros seres de outra espécie na mesma região.
  • Comunidades: são conjuntos de espécies que vivem em uma mesma área.
  • Ecossistemas: comunidades de uma área que vivem em associação com os fatores abióticos.
  • Biosfera: é o nível que engloba todas as formas de vida do planeta Terra.

É importante estudar Ecologia, pois esta não se preocupa apenas com a interação dos seres vivos entre si: inclui também a forma como nós interagimos e afetamos as relações desses seres vivos com o seu meio ambiente. Por isso, voltar-se para esta área garante uma tomada de consciência acerca da nossa própria postura para com o meio ambiente e, inclusive, contribui na preservação de espécies e na redução de impactos negativos na natureza.

O que é Ecologia e sua Relação com o ambiente escolar

A ecologia é uma temática que garante ao estudante acesso à parte da biologia que lida com as relações entre ser humano e natureza. Atualmente, isso é importante, pois os impactos sofridos pela natureza negativamente são cada vez maiores, visto os avanços de tecnologias que não são biodegradáveis. Desse modo, a inserção na temática pode promover uma tomada de conscientização por parte dos estudantes com relação as suas próprias práticas.

O que é Ecologia: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre Ecologia

  • Abordar o conceito de Ecologia e todas as suas características, bem como os principais níveis de organização desse estudo
  • Promover um debate em sala de aula para garantir que os estudantes tenham uma postura reflexiva diante de seus hábitos e o modo como estes afetam a natureza negativamente
  • Perceber que a relação entre ser humano e meio ambiente não distanciou-se, por mais que os avanços tecnológicos tenham crescido nos últimos anos, e que nossas atitudes afetam diretamente o Ecossistema

Pontos Negativos sobre Ecologia:

Não encontramos nenhum ponto negativo sobre Ecologia.

Proposta de aula para trabalhar Ecologia em sala de aula:

Tema:

Ecologia

Objetivos sobre a aula de Ecologia:

Objetivos Gerais sobre a aula de Ecologia:

Trabalhar o conceito de Ecologia e suas características, assim como os principais níveis de organização nesse estudo.

Objetivos Específicos sobre a aula de Ecologia:

Estabelecer uma reflexão em sala de aula, para que os alunos se apercebam da ligação entre ser humano e natureza, sabendo que certos hábitos corriqueiros podem afetar negativamente a vida de outros seres vivos.

Conteúdo sobre a aula de Ecologia:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=AlAsagaN43E

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=kcJJrFyazls

Texto: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ecologia.htm

Metodologia sobre a aula de Ecologia:

É interessante utilizar o material audivisual disponibilizado nessa matéria, para ilustrar facilmente o que são as relações entre os seres vivos e quais as preocupações da Ecologia como ciência biológica. Também é interessante estabelecer trabalhos coletivos, de modo que a turma possa se organizar para apresentar os níveis de organização estudados na Ecologia.

Referências

Filmes sobre Ecologia:

A Última Hora, 2007.

É um documentário, narrado e produzido por Leonardo DiCaprio, que aborda os desastres naturais causados pela própria humanidade. Mostra como o ecossistema tem sido destruído e o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas e líderes, como Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, ajudam a esclarecer essas importantes questões, assim como indicar alternativas possíveis à sustentabilidade.

A História das Coisas, 2007.

É um documentário sobre todas as etapas de produção de produtos que afetam nossa vida e comunidades em diversos países – desde a extração, produção, até a venda, consumo e descarte.

Terra – Disney Nature, 2009.

É um documentário que demorou 5 anos para ser filmado, e conta a história de três famílias: Uma família de ursos polares, uma manada de elefantes e uma baleia jubarte com seu filhote. Durante a narração da história, há uma viagem pelos mais diferentes lugares do planeta: Desde lugares inóspitos como desertos, até as terras mais férteis de florestas tropicais.

Uma Verdade Inconveniente, 2006.

É um documentário que mostra uma análise da questão do aquecimento global, assinalando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

Livro sobre Ecologia:

Primavera Silenciosa, 1962.

Autora: Rachel Carson.

Silent Spring é um livro escrito por Rachel Carson e publicado pela editora Houghton Mifflin em Setembro de 1962. O livro é amplamente creditado como tendo ajudado no lançamento do movimento ambientalista.

Questionário

1 – Os ursos-polares são mamíferos que vivem na região do Ártico, um local bastante frio e com grande quantidade de gelo.

A frase acima se refere ao(às):

  1. a) nicho ecológico do urso-polar.
  2. b) nível trófico do urso-polar.
  3. c) habitat do urso-polar.
  4. d) hábito alimentar do urso-polar.
  5. e) relações ecológicas do urso-polar.

2 – O conjunto de organismos da mesma espécie que vivem na mesma área em um determinado momento é denominado de:

  1. a) comunidade.
  2. b) espécime.
  3. c) população.
  4. d) ecossistema.

3 – É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, consequência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:

  1. a) depósitos de lixo atômico.
  2. b) aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.
  3. c) emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.
  4. d) redução da taxa de oxigênio na atmosfera.
  5. e) aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.

 

Respostas

1 – c, 2 – c, 3 – e.

 

Fontes

Brasil Escola, link: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ecologia.htm

Exercícios Mundo Educação, link: https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-ecologia.htm#resposta-2255