O que é Empreendedorismo?

0
608
O que é Empreendedorismo? 3

Você sabe o que é Empreendedorismo? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que Empreendedorismo?

O termo “empreendedorismo” carrega em seu significado o sinônimo de empresarial. Ou seja, inicialmente se pensava que essa ciência era apenas voltada para a obtenção de lucro a partir da criatividade de reinventar um produto/serviço baseado na atualização do mercado de trabalho/consumo. Entretanto, o estudo empreendedor aliado aos estudos comportamentalistas descobriram que o empreendedorismo pode ir muito além de apenas desenvolvimento econômico.

Dessa forma, empreender ganho novos significados. A partir da década de 80, com os estudos de Robert Hisrich, reinventou esse conceito e ampliou seu espectro. Sendo assim, o empreendedorismo adentrou, principalmente, na área da educação, onde revolucionou o pensar sobre o desenvolvimento pessoal.

O que é Empreendedorismo e sua Relação com a Educação

Para isso, foi desenvolvido um ramo para o ensino dessa ciências(fora do meio acadêmico): Empreendedorismo Educacional. Esse trabalha com o aluno métodos que proporcionam a melhora do autoconhecimento, a melhora na comunicação com os outros e consigo, etc. Dessa maneira, a forma de lidar com o fracasso e dificuldades são alteradas, proporcionando o desenvolvimento da resilência e empatia. Qualidades essas muito escassas na contemporâneidade, porém de muita importância para o convívio harmonioso em sociedade.

Além disso, o ensino do empreendedorismo pode auxiliar na melhora do rendimento escolar. Partindo do autoconhecimento, o aluno ficará ciente de quais métodos são mais proveitosos na hora de aprender um novo conteúdo, se por meio de aula expositiva, ou uma atividade de debate. Dessa forma, poderia-se implementar um modelo de feedback, e assim, juntos, aluno e grupo escolar, montariam um modelo de ensino mais criativo e produtivo.

O que é Empreendedorismo: Pontos Positivos e Negativos

 

Pontos Positivos do Empreendedorismo

  • Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • Desenvolvimento da resiliência e empatia;
  • Saber lidar com fracasso da melhor forma;
  • Desenvolvimentoda comunicação.

 

Pontos Negativos do Empreendedorismo

 

  • Um grande empecilho par a implementação desse modelo de ensino é a falta de preparo dos docentes, visto que no meio acadêmico, apenas nos cursos de administração se trabalha o modelo de empreendedorismo para desenvolvimento pessoal. Portanto, para capacitar o corpo docente da instituição, faz-se necessário que as escolas em parceria com instituições e alunos do cursos de administração desenvolvessem um curso de capacitação.
  • Outro lado negativo estaria na cultura do Super Homem(Nietzsche) vigente na nossa sociedade. Onde existe um modelo ideal de homem a ser seguido: invencível, que sempre vence, imediatista e individualista.

Todas essas características estão fincadas nas bases do desenvolvimento humano, e são opostas as desenvolvidas no empreendedorismo educacional. Dessa forma, o processo de ensino dessa disciplina se torna desafiador porquê antes de tudo ela será uma desconstrução, para depois torna-se uma reeducação.  E nesse processo pode ocorrer a desestimulação dos alunos.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Proposta de aula para trabalhar o Empreendedorismo em sala de aula:

Tema:

Empreendedorismo

Objetivos sobre a aula de Empreendedorismo:

Objetivos gerais da aula sobre Empreendedorismo:

Desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Objetivos específicos da aula sobre Empreendedorismo:

  • Desenvolver o autoconhecimento
  • Desenvolver a Comunicação
  • Desenvolvimento da resiliência e empatia

Conteúdo da aula sobre Empreendedorismo:

Vídeo 1 : https://www.youtube.com/watch?v=qvFm_8nGNNM

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=S9H3VYDjzcs

Texto de apoio: https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sppi/article/view/24/23

Metodologia da aula sobre Empreendedorismo:

Desenvolvimento de uma palestra com atividades sobre o empreendedorismo. Para isso, faz-se necessário convidar um profissional ou estudante de graduação para explicar sobre o empreendedorismo e como aplicá-lo na esfera pessoal.

Primeiramente, colocar o vídeo 1 para despertar a curiosidade sobre o tema. Em seguida, perguntar qual o conceito de empreendedorismo para os alunos, e após esclarecer melhor o tema, conceituando e deixando sempre espaço para responder dúvidas. Depois, desenvolver atividades para entender as atividades do empreendedor, com a elaboração de um projeto, em grupo, de uma empresa, por exemplo.

Referência:

Texto de apoio:

https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sppi/article/view/24/23

 

Filmes sobre Empreendedorismo:

A Rede Social(EUA, 2010)

A trama da criação do Facebook e do processo sofrido por Mark Zuckerberg no começo da empresa são narrados neste filme. Vários pontos envolvidos na criação de um negócio, desde o desenvolvimento da ideia até o crescimento acelerado e as desavenças, são mostrados no longa. Dirigido por David Fincher, tem Jesse Eisenberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield no elenco.

Filmes sobre Empreendedorismo:

O jogo da imitação(Reino Unido, 2014)

 

Outro concorrente ao título de melhor filme no Oscar, o longa narra a história de Alan Turing, matemático e pioneiro na ciência da computação. Na história, Turing tem a tarefa de ajudar o governo britânico a quebrar um código alemão, usado na Segunda Guerra Mundial para a comunicação em submarinos. Apesar de ser um gênio, Turing tem diversos problemas de relacionamento e precisa aprender a trabalhar em equipe para cumprir a tarefa. Dirigido por Morten Tyldum, tem atuação de Benedict Cumberbatch e Keira Knightley.

 

Fontes

Infoescola, link: https://www.infoescola.com/filosofia/nietzsche-e-o-super-homem/

English is cool, link: http://heypeppers.com.br/blog/importancia-da-educacao-empreendedora-dentro-das-escolas/

Exame,link: https://exame.abril.com.br/pme/10-filmes-que-todo-empreendedor-deveria-ver/

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.