O que é Fascismo?

0
472
O que é Fascismo? 4

Você sabe o que é Fascismo? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Fascismo?

Podemos definir o fascismo como um movimento político totalitário que surgiu na Europa durante a Primeira Guerra Mundial, em países que enfrentavam grandes crises econômicas, como por exemplo, a Alemanha. Um regime totalitário caracteriza-se pela concentração de poder em torno de uma única figura, que nesse caso é o Ditador.

Principais características do Fascismo

Em síntese, o fascismo é um regime autoritário onde o poder está totalmente concentrado no Ditador, impedindo a participação política dos demais cidadãos. Essa concentração total do poder faz com que o líder possa tomar decisões não tão benéficas para a população, visto que estas não são consultadas antes de qualquer atitude. Para além disso, o fascismo promove um etnocentrismo, pois exalta a coletividade nacional como melhor em comparação às culturas de outros países.

O que é Fascismo e sua Relação com o ambiente escolar

É importante que os estudantes saibam distinguir os diferentes modelos de regimes políticos para que possam compreender as mudanças ocorridas ao longo da história nesse aspecto, de modo que não repitam erros já vivenciados historicamente em um passado não muito distante. O fascismo não pode ser uma realidade histórica atual, daí a importância do conhecimento e da consciência política nas escolas acerca do assunto.

O que é Fascismo: Pontos Positivos e Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre o Fascismo

  • Conhecer como um regime autoritário (fascismo) opera na esfera política e social

  • Comparar com outros modelos de sistemas políticos e compreender os malefícios da centralização do poder

  • Conscientizar os alunos acerca da importância de um conhecimento político e social para que certos regimes não ascendam novamente ao poder

Proposta de aula para trabalhar sobre Ideologia em sala de aula:

Tema:

Fascismo

Objetivos da aula sobre Fascismo:

Objetivos gerais da aula sobre Fascismo:

Compreender o que é o Fascismo e em quais momentos da história mundial determinados países vivenciaram esse regime autoritário.

Objetivos específicos da aula sobre Fascismo:

Orientar os estudantes a saber reconhecer os malefícios da centralização do poder e da importância que uma consciência política na efetivação de mudanças sociais.

Conteúdo da aula sobre Fascismo:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=I4wJ8iTqgVY

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=XV9fNmJsyjY

Texto 1: http://www.politize.com.br/fascismo-entenda-o-conceito/

Texto 2: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm

Metodologia da aula sobre Fascismo

Materiais audiovisuais são importantes para a compreensão do conteúdo, visto que aproximam o estudante do que está sendo ensinado, por isso, é interessante utilizar os vídeos disponibilizados aqui na matéria. Entretanto, mais importante ainda é fazer com que os alunos relacionem o conteúdo ao seu cotidiano, por isso, estabeleça um debate atrelado a questões atuais e de fácil compreensão para o aluno. Faça com que eles verbalizem o que em suas próprias concepções significa Fascismo e o que sabem sobre o teor histórico da palavra. A partir daí, repasse o conceito de Fascismo, sua relação com a política e por que se trata de um regime político perigoso para a nação.

Referências

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Filmes sobre Fascismo

A Lista de Schindler, 1993.

O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

A vida é bela, 1997.

Ambientado na dura realidade da Segunda Guerra Mundial, assista à comovente fábula chapliniana de amor e fantasia que conta a história de um homem que usa sua imaginação e seu infatigável espírito para salvar aqueles que mais ama.

Livros sobre Fascismo

 

O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.

Questionário

1 – (Pucmg 2010) Ao contrário do historiador contemporâneo ao fascismo – como Franz Neumann, Theodor Adorno ou Ângelo Tasca –, nós sabemos, através de Auschwitz, o que é o fascismo ou, ao menos, sabemos qual é a sua prática, ao contrário, ainda, dos historiadores que escreveram no imediato pós-guerra, como Trevor-Hopper, G. Barraclough ou Eric Hobsbawm (até algum tempo), não podemos tratar o fascismo como um movimento morto, pertencente à história e sem qualquer papel político contemporâneo. Encontramo-nos, desta forma, numa situação insólita: sabemos qual a prática e as consequências do fascismo e sabemos, ainda, que não é um fenômeno puramente histórico, aprisionado no passado. Assim, torna-se impossível escrever sobre o fascismo histórico – o que é apenas uma distinção didática – sem ter em mente o neofascismo e suas possibilidades.

(Daniel Aarão Reis Filho, O Século XX, p. 111-112.)

Assinale a opção que sintetiza CORRETAMENTE a ideia contida no trecho acima.

a) O Fascismo é um fenômeno definido conceitualmente, cuja prática é identificada pelos historiadores que coexistiram com ele historicamente.

b) O Fascismo não é um fenômeno histórico ligado ao passado, ele se insere na política contemporânea atual sob outras formas de atuação.

c) O Fascismo não pode ser tratado sem qualquer relação com a política contemporânea, já que hoje sabemos sua prática e suas consequências.

d) O Fascismo, conforme os historiadores, é um fenômeno que não pode ser escrito, já que se circunscreve na história contemporânea como passado e presente.

2 – A ideologia fascista serviu de modelo político para vários países latino-americanos. O Brasil não foi exceção. Além do governo do “Estado Novo”, instituído por Getúlio Vargas (1937-1945), que seguia os moldes fascistas (como governo centralizador e autoritário), houve também um movimento político-ideológico que se aproximava ainda mais de características fascistas, como o uso de símbolos, de rituais de cumprimento e de uniformes. Esse movimento ficou conhecido como:

a) Tropicalismo

b) Integralismo

c) Verde-amarelismo

d) Grupo Anta

e) Animalismo

Respostas

1 – b, 2 – b.

Fontes

Brasil Escola, link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm

Exercícios Mundo Educação, link: http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-fascismo.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.