in ,

O que é filosofia?

O que é filosofia?

Oi pessoal, este post vai trabalhar O que é filosofia. Vamos debater o conceito de filosofia, sua função, seus períodos filosóficos e alguns dos principais filósofos. Vamos lá?

O que é filosofia?

Afinal, o que é filosofia? Filosofia é um campo do conhecimento que tem como objetivo estudar a existência humana. Ela procura o saber por meio da análise racional a palavra vem da junção das palavras gregas filo que significa amor sofia que significa conhecimento.

A filosofia tenta entender as questões gerais da natureza da existência humana, incluindo a moral, conhecimento, a estica e o universo em geral.

O que é filosofia? 1

A filosofia teve início na Grécia antiga por volta do século VI a.C, na época em que a Grécia era um importante centro cultural que recebia influência de várias partes do mundo.

Desta forma, o pensamento critico começou a florescer e muitas pessoas começam a procurar respostas fora das estórias, da mitologia grega. Esta reflexão que buscava o conhecimento deu início a filosofia.

Ao estudar essas questões os filósofos (filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo sendo movido pela curiosidade e pela fundamentação da realidade) tentam buscar uma maior compreensão da realidade, e mais como o ser humano se relaciona com o mundo.

Ao contrário da religião e da mitologia a filosofia é trabalha com argumentações racionais, mas não é considerada ciência, já que não usa procedimento empíricos em seus estudos.

A filosofia pode ser definida como uma analise racional do significado com base na compreensão dos seres, a filosofia pode ser dividida em vários ramos por exemplo filosofia do ser e a filosofia do conhecimento.

A função da filosofia

Por meio de argumentações utilizando a lógica e a razão, a filosofia tenta compreender os conhecimentos desenvolvidos por uma sociedade e pelo pensamento dos homens. A filosofia foi uma parte essencial para que surgisse uma atitude crítica sobre o mundo e os humanos sendo assim a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos. De tão importante esse campo de conhecimento fez-se ser uma disciplina obrigatória no currículo das escolas e também graças a isso foram criadas varias faculdades de filosofia.

Períodos filosóficos

  • Filosofia antiga

A filosofia como já dito surgiu na Grécia por volta do século VI a.C. e está dividida em três períodos, sendo estes:

– Período pré-socrático (século VI a.C. ao século V a.C.)

– Período socrático (século V a.C. ao século IV a.C.)

– Período helenístico (século IV a.C. ao século VI d.C.)

  • Filosofia medieval

A filosofia medieval teve inicio na Europa entre os séculos I e XVI e foi dividida em quatro períodos.

– Filosofia dos padres apostólicos (século I e II)

– Filosofia dos padres apologistas (séculos III e IV)

– Filosofia patrística (século IV ao VIII)

– Filosofia escolástica (séculos IX ao XVI)

  • Filosofia moderna

A filosofia moderna foi desenvolvida entres os séculos XV e XVIII, as suas principais correntes filosóficas foram o humanismo, cientificismo, racionalismo, empirismo e iluminismo. Rene Descartes é considerado o fundador dessa filosofia com a criação do método cartesiano

  • Filosofia contemporânea

A filosofia contemporânea desenvolveu-se entre os séculos XVII e XX e foi nesse período que mais foram criadas correntes filosóficas, sendo estas marxismo, positivismo, racionalismo, utilitarismo, pragmatismo, fenomenologia, niilismo, etc…

Alguns dos grandes filósofos

  • Platão

Nascido na Grécia no ano de 427 a.C, foi um discipulo de Sócrates, um outro filosofo. Platão influenciou muito o mundo ocidental.

Platão foi o criador da ideia de amor platônico, que é um amor mais espiritual, menos focado na sexualidade. Ele fundou uma das primeiras universidades da história, chamada de “a Academia”

  • Aristóteles

Foi muito conhecido na sua época (384 e 322 a.C) por ter sido professor de Alexandre, o grande, um dos maiores imperadores da história. Aristóteles estudou principalmente o mundo físico, foi um dos primeiros cientistas já que fazia grandes observações sobre biologia e medicina.

Também ficou muito conhecido pelo desenvolvimento da logica aristotélica que ajudou a distinguir os bons e maus argumentos

  • Emanuel Kant

Foi um filósofo alemão do século XVIII que questionou muito os limites do conhecimento humano e estudou o funcionamento da mente ele também sugeriu que uma ação não é boa se o motivo não for bom. Kant teve muita atenção na filosofia ocidental o que vem sendo usado até hoje pois ele acreditava que a filosofia é muito mais usada na experiencia humana e como isso afeta nossa percepção de realidade.

  • René Descartes

Descartes era um filósofo francês que viveu entre 1596 e 1650 e foi mais longe que muitos dos outros filósofos duvidando de tudo até mesmo de sua própria existência. Ele procurava uma base solida para tudo que acreditava, foi assim que criou a frase que o fez chegar a conclusão de que “Penso, logo existo”.

A filosofia de Descartes de questionar tudo e procurar certeza fez mudar a forma de como os filósofos encaravam o conhecimento, ao invés de aceitar algumas verdades os filósofos passaram a fazer mais perguntas.

  • Montesquieu

Foi um advogado francês muito interessado na politica que viveu entre 1689 e 1755. Ele estudou sistemas políticos e procurou entender como os mesmos se formavam. Um dos outros grandes interesses de Montesquieu era o interesse pelo modo de como uma sociedade se organizava.

A maior contribuição de Montesquieu para o mundo foi a ideia de separar poderes, pois acreditava que ninguém devia ter todo o poder em mãos, portanto criou os poderes legislativo, executivo e judiciário

Fim do post sobre O que é filosofia

Obrigada por ter acompanhando esse post sobre O que é filosofia. Espero que tenha sido mais útil para seus objetivos, seja de estudo ou de trabalho.

Deixe seu comentário e suas sugestões no Blog Demonstre. Adoremos quando recebemos seus feedbacks.

Você pode gostar de:

6 Filósofos Orientais – Filosofia Oriental

10 Receitas com Abóbora 1

10 Receitas com Abóbora

Aula de Teclado

Aula de Teclado