O que é Ideologia?

0
588
O que é Ideologia? 2

Você sabe o que é Ideologia? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Ideologia?

Definimos ideologia como um conjunto de ideias individuais ou coletivas que pode estar ligada ao campo político, econômico e social. Entretanto, conceituar o termo Ideologia é uma tarefa bastante complicada, visto que as discussões envolvendo essa temática nas Ciências Sociais ainda é muito permeado por contradições, paradoxos e ambiguidades.

A palavra “ideologia” foi inicialmente utilizada por um estudioso francês chamado Desturt de Tracy, com o sentido de “estudo científico das ideias”, sendo estas o resultado de uma interação entre o homem e a natureza. Nesse sentido, o propósito de Desturt era explicar os fenômenos que interferiam na formação das ideias, como por exemplo, a vontade, a razão, a percepção e a memória. Alguns anos mais tarde, Karl Marx retomaria o estudo desse conceito de acordo com o sentido atribuído por Napoleão Bonaporte: a ideologia seria uma “ilusão” ou “falsa consciência” que se desconectava da realidade.

Podemos pensar a ideologia como um conjunto de ideias e representações que servem com o propósito de reproduzir e manter a sociedade em determinados padrões. Entretanto, é válido pensar também na existência de outras “ideologias” que não se encaixam em um padrão social pré-estabelecido, sendo estas possívelmente caracterizadas como ideologias que vão contra as ideologias.

O que é Ideologia e sua Relação com o ambiente escolar

A importância do estudo de ideologia na escola gira em torno da compreensão de diferentes linhas de pensamento, havendo a possibilidade do uso destas para a construção de uma forma de pensar individual e/ou coletiva. É necessário compreender as estruturas dominantes em uma sociedade, e o estudo da ideologia a partir de uma perspectiva mais atual, pode ser uma ferramenta importante nesse processo.

 

O que é Ideologia: Pontos Positivos e Pontos Negativos

 

Pontos Positivos sobre Ideologia:

  • Estimular o aluno a compreender o que é ideologia e a densidade do conceito

  • Provocar questionamentos acerca da realidade social que podem não ser fácilmente apercebidos através de uma reflexão individual

  • Conceder ao aluno a habilidade de compreensão de diferentes maneiras de pensar a realidade, para que posteriormente possa desenvolver sua própria consciência social

Pontos Negativos sobre Ideologia:

  • Diante do difícil quadro político brasileiro, é cada vez mais comum vermos e ouvirmos falar sobre ideologia relacionando-a a temáticas que pouco ou não se caracterizam como uma ideologia, tal como a discussão envolvendo a abordagem de “Ideologia de Gênero” nas escolas. Sabemos que a discussão de gênero é importante e não se trata de uma ideologia, e sim de educação, visto que em ambiente escolar temos crianças e adolescentes que muitas vezes não se encaixam na lógica dicotômica do “masculino” ou “feminino”, seja esse aluno cisgênero ou não, heterossexual ou não. Contudo, trazer essa perspectiva para o ambiente escolar de maneira didática pode ser uma ferramenta interessante na desmistificação de um pensamento colonial e liberalista.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Proposta de aula para trabalhar sobre Ideologia em sala de aula:

Tema:

Ideologia

Objetivos da aula sobre Ideologia:

Objetivos gerais da aula sobre Ideologia:

Entender as diferentes linhas de pensamento e usa-las para a construção de um pensamento próprio acerca da realidade.

Objetivos específicos da aula sobre Ideologia:

Levar o assunto de maneira didática para a sala de aula, visando uma compreensão atual do tema, atrelando a discussões recentes acerca de diferentes perspectivas sobre o termo “ideologia”.

Conteúdo da aula sobre Ideologia:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=VraQwmvpBGo

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=fc-MZMn0eQw

Vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=UioudOtAsCQ

Texto 1: https://www.geledes.org.br/nao-e-ideologia-de-genero-e-educacao-e-deve-ser-discutido-nas-escolas-diz-pesquisadora/

Metodologia da aula sobre Ideologia

Utilizar o vídeo 3 “Cazuza- Ideologia” como forma de material didático relacionado ao assunto é interessante, visto que se trata de um conteúdo de fácil acesso aos alunos, havendo a possibilidade de muitos já terem um contato prévio com o vídeo, facilitando a compreensão do assunto. Pode-se também fazer uso de atividades em grupos, em que cada um converse sobre o tema a partir de seu próprio entendimento, e possa elaborar a tarefa transformando uma perspectiva individual em coletiva.

 

Avaliação da aula sobre Ideologia:

Atividades coletivas e individuais que visem uma abordagem do assunto de maneira didática, para que os estudantes possam compreender as diferentes significações do conceito de Ideologia e o que ele representa atualmente. Pode-se utilizar seminários em que os estudantes façam apresentações de diferentes momentos históricos em que uma determinada Ideologia foi dominante, além de questionários e redações que estimulem os alunos a adentrar no assunto.

Referências :

Filmes sobre Ideologia

A Onda 

Filme alemão de 2008, do cineasta Dennis Gansel. Mostra a história de um professor do ensino médio que, ao lecionar um curso sobre política, decide realizar uma experiência prática, na qual os seus estudantes entrarão em contato com os mecanismos que propiciaram a chegada de regimes autoritários ao poder ao longo da história. Para isso, ele cria todo um cenário possível para isso. Basicamente a proposta do filme é questionar como um regime autoritário pode se fortalecer em uma democracia? Dá para estabelecer reflexões sobre ideologia, sobre o nascimento de um estado fascista e sobre governos ditatoriais.

V de Vingança 

Filme de 2006, ambientado em uma Inglaterra do futuro, onde são abordados temas como poder, política, ideologia e estado democrático. O filme volta-se para a ideia do Big Brother: a ideia de um estado, ou uma ideologia, que busque vigiar toda uma sociedade, e assim, prolongar o poder utilizando táticas de censura, de repressão e de restrição de liberdade individuais.

Livros sobre Ideologia

O que é Ideologia

Autora: Marilena Chauí

Ideologia: um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Por intermédio dela, tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo. Como ocorre essa ilusão, essa fabricação de uma história imaginária? Qual a sua origem? Quais os seus mecanismos, seus fins e efeitos sociais, econômicos e políticos? A proposta do livro de Marilena Chauí é tocar nesses assuntos de maneira didática e bastante explicativa.

Questionário

1. (Ueg 2013) A categoria “ideologia” é central para as ciências humanas. Nesse sentido, ela significa:

a) uma inversão da realidade produzida pelos ideólogos, tal como na concepção de Marx, e que consiste numa necessidade do proletariado.

b) uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem a um mundo em que as utopias perderam sua força mobilizadora.

c) um elemento que contribui para maior coesão social na medida em que explicita as contradições da sociedade de classes.

d) um fato social sem importância para a construção da subjetividade na sociedade atual e na qual todos são reduzidos à condição de consumidores.

  1. (Uem 2012) “A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.”

           (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.).

Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto.

01) Direitos das minorias, como movimento dos sem-terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas.

02) A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.

04) A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas.

08) Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas.

16) Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.

3. (Uema 2011) A palavra ideologia, criada por Destutt de Tracy (1754-1836), significa estudo da gênese e do desenvolvimento das ideias. Com Karl Marx, o termo ideologia adquiriu um significado crítico e negativo. Identifique, nas opções abaixo, a única que contém informação correta sobre a concepção de Marx sobre ideologia.

a) Conjunto de ideias que apresenta a sociedade dividida em duas classes, dominantes e dominados, visando à conscientização dos indivíduos.

b) Conjunto de ideias que mostra a totalidade da realidade, levando os indivíduos a compreenderem-na em si mesma.

c) Conjunto de ideias que dissimula e oculta a realidade, mostrando-a de maneira parcial e distorcida em relação ao que de fato é.

d) Conjunto de ideias que esclarece de forma contundente a realidade, mostrando que apenas pessoas da classe dominante podem governar.

e) Conjunto de ideias que estimula a classe dominada a alcançar o poder.

Respostas

1 – b, 2 – 16+2= 18, 3 – c.

Fontes

Exercícios de Filosofia: Ideologia, link: https://fabiomesquita.wordpress.com/2015/05/01/exercicio-de-filosofia-multiplas-escolhas-ideologia/

Geledés, link: https://www.geledes.org.br/nao-e-ideologia-de-genero-e-educacao-e-deve-ser-discutido-nas-escolas-diz-pesquisadora/

Sua pesquisa, link: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.