Saiba o que e letramento

0

Você sabe o que e letramento e as diferenças entre diferença entre alfabetização e letramento?

Hoje nós vamos falar sobre esse assunto e entender melhor porque vou ver tratamento é uma prática muito importante, mas depende que o processo de alfabetização seja concretizado com sucesso.

É importante compreender que o letramento é um conceito mais novo em cooperação com alfabetização que é um processo conhecido desde que as escolas surgiram.

Isso porque ensinar a criança ou o indivíduo adulto a ler e escrever eu sempre foi uma das primeiras coisas a ser feito em qualquer escola,  já o letramento é uma perspectiva mais ampla que entende e considera a linguagem em sua função social no dia a dia.

Vamos entender isso melhor a seguir.

Entenda o que e letramento e sua importância 

Nos últimos anos, a educação passou por transformações, desde o aluno até a própria organização do espaço escolar, as quais têm obrigado os profissionais da educação a se adaptarem a esse novo contexto.

o que e letramento
Imagem ilustrativa. FOTO: Freepik.com

Especialmente o aluno se transformou, gerando uma reestruturação de toda escola e equipe para recebê-lo. A criança que chega a escola hoje vem de um contexto social e familiar diferente da criança que chegava a alguns anos atrás

Foram muitas mudanças, especialmente na tecnologia e na própria estrutura das famílias. O letramento se insere nesse novo contexto onde o professor precisa adaptar-se as metodologias para ensinar  o aluno atual se apropriar da linguagem para ter autonomia na sociedade.

Portanto,  entender o que e letramento é fundamental  para as práticas docentes atuais, até mesmo para os professores que não atuam na disciplina de língua portuguesa.

Acompanhe a seguir. 

1. O que e letramento: o conceito

O letramento pode ser entendido como o resultado da ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. Portanto, o processo de letramento transcende a prática da alfabetização se apropriando dela.

Imagem ilustrativa. FOTO: Freepik.com

Por isso, não há sentido entre debater alfabetização ou letramento, pois ambos caminham lado a lado e um precisa do outro para existir.

Assim, os alunos apropriam-se da escrita criticamente, com a finalidade de interagirem e agirem nos diversos contextos sociais. A prática da linguagem, nesse contexto, é entendida enquanto um fenômeno social não limitado apenas ao espaço e às relações escolares.

Assim, entender o que e letramento, significa compreender que essa prática abarca uma nova visão sobre as modalidades de leitura e escrita.

A pessoa letrada, portanto, é aquela competente em leitura e em escrita, que tem uma capacidade de interpretação de textos orais ou escritos e domina os usos sociais da linguagem, e também é, necessariamente, alfabetizada, uma vez que o indivíduo letrado apropria-se da escrita. 

Em outras palavras, entende-se o letramento como a ampliação do sentido de alfabetização e como prática social que favorece para as pessoas letradas, a interpretação e produção social de discursos, e também favorece a aquisição de uma maior compreensão de seus engajamentos em eventos sociais.

Qual o papel dos espaços digitais para entendermos o que e letramento?

As novas mídias digitais tem alterado a compreensão da linguagem, pois a partir do momento em que as práticas de linguagem surgiram em espaços digitais, se considerou outras práticas de linguagem.

Qual o novo sentido que a palavra letrada adquire no contexto sobre o que e letramento?

Com o entendimento do processo pedagógico do que e letramento, nasceu um novo sentido para o adjetivo letrado, que antes significava apenas aquele que é versado em letras ou literatura; literato, letrado. Agora, considerando os estudos que vêm sendo desenvolvidos sobre letramento, letrado é a pessoa que tem domínio sobre as práticas de leitura e escrita. Não sendo aquele que só sabe ler e escrever, que caracteriza o indivíduo alfabetizado. 

2. O que e letramento: estudos e práticas

Os estudos do letramento tem como principal enfoque buscar compreender e  entender as práticas sociais da linguagem, na perspectiva autônoma e na ideológica.

Imagem ilustrativa. FOTO: Freepik.com

É importante compreender que o letramento autônomo está atrelado, em especial, a questões técnicas, ou seja, não considera os aspectos contextuais das práticas de linguagem, o que leva a uma tendência à funcionalidade e aos aspectos formais da língua. 

Esse tipo de letramento não é eficiente na escola na medida em que a criança tende a não se interessar por estudos pautados excessivamente na gramática e em exercícios repetitivos para o aprendizado da língua.

Já o letramento entendido de um viés ideológico,  busca compreender o contexto como um elemento importante, uma vez que se entende que as práticas de linguagem estão ancoradas em estruturas culturais e de poder, pois estas são sócio e historicamente situadas.

Em outras palavras, busca o entendimento de quem é a pessoa letrada por meio da compreensão de como esse indivíduo ele faz uso social da leitura e escrita, e não apenas codifica e decodifica.

O que e letramento de uma perspectiva dos estudos ideológicos?

O letramento entendido de uma perspectiva ideológica vai além da aquisição da linguagem e da escrita, pois compreende os variados contextos de produção de sentido da linguagem, e também busca compreender as identidades daqueles que a significam. 

Quem é o sujeito letrado de uma perspectiva de o que e letramento ideológico?

O sujeito letrado nesse contexto é um agente ativo na promoção das transformações sociais. Desta forma, é entendido como indivíduo autônomo, que emprega a linguagem como consciência e de forma ativa.

3. O que e letramento: letramento científico e literário

Ainda que se falar a respeito do letramento científico e do letramento literário,  ambas as práticas são muito importantes na escola, e para a sociedade como um todo. 

O que e letramento
Imagem ilustrativa. FOTO: Freepik.com

O letramento literário é uma prática que Visa fazer com que o sujeito não apenas leia livros mas adquira entendimento do que está vendo e uma compreensão da importância da literatura como prática social.

Já o letramento científico é uma prática igualmente importante especialmente Em uma sociedade que depende cada vez mais da ciência e do uso da tecnologia como a nossa.

É através do letramento científico que o indivíduo entende como funciona a linguagem da ciência e passa a compreender a importância do conhecimento científico para o mundo e para si próprio.

Todas essas práticas que precisam ser inseridas na escola para que a criança se aproprie da linguagem literária e linguagem científica desde cedo e tem assim uma maior compreensão e autonomia para atuar no mundo.

Qual a importância do letramento científico para compreender o que e letramento?

Um indivíduo que entende a linguagem da ciência e a importância dela para o mundo consegue identificar a presença da ciência em seu dia a dia entendendo os fenômenos naturais e uso da tecnologia,  além de compreender que o conhecimento científico não invalida outras formas de saber como a filosofia e o conhecimento religioso.

Qual a importância do letramento literário para entender o que e letramento?

O  letramento literário amplia a consciência do sujeito,  faz com que este adquira novos conhecimentos e se torna uma pessoa mais crítica,  com uma compreensão maior a respeito de como o mundo funciona e o entendimento a respeito da linguagem literária e suas principais características.

O que e letramento: dicas finais

Entender o que e letramento é fundamental para que os educadores possam, cada um em sua disciplina,  ajudar a criança a se apropriar dos conhecimentos e conteúdos escolares e também aplicá-los no mundo através da linguagem.

Essas foram as nossas dicas de hoje,  conte o quê você achou pra gente nos comentários.

Até a próxima!