Hoje vamos falar sobre o que é letramento e esclarecer as diferenças entre letramento e alfabetização.

O letramento é uma das partes mais importantes da vida de um indivíduo e um dos aspectos mais relevantes para os professores que atuam na educação infantil.  entender o que é letramento é muito importante tanto para educadores quanto pais de crianças pequenas em idade escolar. 

Vamos lá?

O que é  letramento?

Aprender a ler e a escrever é um direito e uma necessidade de qualquer indivíduo atualmente.  Não é possível sobreviver na nossa sociedade sem o domínio da escrita e da leitura, tanto para o trabalho e aprimoramento intelectual quanto para as coisas mais básicas do dia a dia como ver uma embalagem em um supermercado.

Assim que a criança nasce  os pais logo começam a preocupar-se com a alfabetização e o letramento do pequeno,  pensar em boas escolas em processo de ensino-aprendizagem de qualidade é um dever da família e da escola.

Mas,  muito pais  não sabem a diferença entre letramento e alfabetização,  e essa é uma diferença crucial desentendida, pois através de sua compreensão e o processo de ensino e aprendizagem da criança pode ser melhorado.

Portanto, hoje preparamos um artigo diferente que vai falar sobre o que é letramento e alfabetização,  esclarecendo as suas dúvidas a respeito do tema e melhorando a sua compreensão sobre o assunto.

Confira a seguir.

O que é letramento:  diferenças para alfabetização

A alfabetização é um processo de ensino-aprendizagem que visa ensinar o indivíduo,  normalmente a criança em idade escolar, a adquirir habilidade de ler e escrever.

successful computer gadget digital close 1220 888 6152762

O processo de alfabetização é desenvolvido nas escolas normalmente a partir da primeira série do Ensino Fundamental I,  e se você está vendo este texto agora é porque foi alfabetizado com sucesso!

No entanto, embora possa parecer a mesma coisa, o letramento é diferente da alfabetização, pois é um processo muito mais profundo do que simplesmente ensinar a criança,  ou mesmo um indivíduo adulto, a ler e escrever.

Isso porque,  o processo de letramento ensina o indivíduo ao fazer uso da escrita e da leitura de forma mais profunda ampliando o Rol das competências  adquiridas para o domínio de habilidades sociais e de interpretação.

Ser capaz de dominar a língua no cotidiano é a principal habilidade do sujeito letrado.  portanto, quando falamos sobre o que é letramento estamos falando de uma habilidade de domínio  da língua, tanto a materna quanto língua estrangeira, muito mais completa.

Entenda melhor a seguir.

Quais as diferenças entre o sujeito letrado e o sujeito Alfabetizado?

Enquanto que o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além fazendo o uso correto da língua nos diversos ambientes sociais e cotidianos, interpretando corretamente os diferentes contextos e aplicando até mesmo a variação da língua coloquial de forma correta e na situação certa.

Onde posso aprender mais sobre  o que é letramento?

Existem muitos bons  livros sobre o assunto,  por exemplo, você pode gostar do título  Letramento – Um tema em três gêneros da autora Magda Soares. Você também pode encontrar muito sobre o assunto inclusive sugestões de atividades fazendo uma pesquisa aqui no nosso site: Demonstre.com

E onde posso encontrar atividades sobre alfabetização?

Se você quer algumas atividades legais sobre alfabetização dá uma olhada neste nosso artigo: Brincadeiras de alfabetização.

2. O que é letramento:  o uso social da língua

Portanto,  enquanto que a alfabetização se destina a dominar a escrita e a leitura,  decodificando símbolos no papel e sabendo entregá-los quando necessário, o  letramento destina-se a ensinar o indivíduo a usar a língua socialmente. 

education concept student studying brainstorming campus concept close up students discussing their subject books textbooks selective focus 1418 626 7065537

Existe uma grande diferença,  por exemplo, entre o uso cotidiano que fazemos da língua com nossa família e amigos e o uso que fazemos da língua no nosso ambiente profissional quando falamos com superior,  como nosso chefe.

Do mesmo modo,  quando participamos de um evento científico e damos uma palestra usamos um linguajar diferenciado daquele empregado quando falamos sobre o mesmo assunto em uma mesa de bar ou em uma ocasião mais descontraída,  não é verdade?

Todos esses procedimentos e protocolos sociais de uso da língua são apreendidos durante o letramento,  transcendendo, portanto, a aquisição da leitura e da escrita apenas.

O letramento,  portanto, entendo a linguagem como uma prática social e ocupa-se também de demonstrar ao indivíduo que existe mais de uma forma de usar a língua e que esta forma nunca é toda errada ou toda correta,  Depende da situação em que será empregada.

Por exemplo,   algumas pessoas  entendem que a língua formal é a versão correta da língua portuguesa,  e desconsideram por completo a língua coloquial falada pelas pessoas no dia a dia e outros elementos como gírias,  jargões populares e dialetos regionais.

Estas pessoas na verdade,  estão cometendo um equívoco,  pois a língua formal com suas regras gramaticais rígidas,  sua coerência e coesão determinadas, tem a sua importância quando aplicada no ambiente correto,  como a academia, a sala de aula e eventos científicos.

No entanto,  a fala coloquial do dia a dia também tem o seu valor e não está errada quando usada nos ambientes corretos,  por exemplo, em uma reunião com amigos ou naquele almoço de domingo com a família, entre outros Eventos onde a língua formal não é obrigatória. 

Em outras palavras:

Porque preciso compreender a diferença entre letramento e alfabetização?

É imprescindível que se compreenda essa diferença principalmente se você for docente e trabalhar com crianças do ensino fundamental I e Ensino Infantil.  Mesmo que você não seja um professor de língua portuguesa é importante ter a compreensão de que o letramento transcende a alfabetização, pois somente assim você poderá propiciar um processo de letramento verdadeiro para o seu aluno.

Quando um indivíduo alcança o estágio de letramento?

Uma pessoa somente consegue alcançar o estágio de letramento após ter sido alfabetizada,  ou seja, ter adquirido o domínio da língua e familiaridade com ela. Portanto, embora o processo de  letramento seja mais tô fundo que o de alfabetização, não é possível letrar uma pessoa não alfabetizada.

young mom caught son s hand holding pencil measles write down white paper preschool home 1150 15406 3932649

Pode-se dizer, portanto,  que letramento e alfabetização andam lado a lado e de mãos dadas,  não podendo serem separados. 

Quando  o letramento pode ser adquirido?

O ideal é  que a criança  seja alfabetizada e letrada  no seu período escolar. Mas, embora seja um processo um pouco mais difícil,  indivíduos adultos também podem ser letrado ser instruídos, como acontece na modalidade Educacional da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

O que é letramento: considerações finais 

Todo docente deve compreender a diferença entre letramento e alfabetização.  somente assim é possível propiciar um processo de ensino-aprendizagem da língua completo para criança.

Além disso, os professores devem compreender que o equipamento não diz respeito apenas a atividade de literatura, leitura e interpretação de textos,  sendo algo muito maior e muito mais amplo, que Interfere diretamente no dia a dia dos indivíduos.

É crucial que a criança de criança habilidades de letramento na escola e faça um correto uso social da língua nas diferentes situações,  isso vai possibilitar que os sujeitos que jamais bem preparado para exercer a sua cidadania, se inferir com sucesso no mercado de trabalho  e ter uma qualidade de vida muito melhor.

Esperamos que você tenha curtido o post.  Essas foram as nossas dicas de hoje.

Até a próxima!