O que é Resiliência?

0
3941
O que é Resiliência? 5

Você sabe o que é Resiliência? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Resiliência?

Termo emprestado da Física, Resiliência é a capacidade de um corpo, após ser deformado por forças externas, retornar à sua forma inicial. Trazendo para a esfera da forma de agir do ser humano, a Resiliência pode ser entendida como a capacidade que as pessoas, frente a grandes adversidade, se impulsionarem e superarem obstáculos.

Pessoas Resilientes

Seja violência física ou psicológica, um luto, doenças, algum tipo de trauma, negligência, bullying, ou qualquer forma de abandono ou rejeição, entre outras formas de sofrimento, o resiliente tem a capacidade de transformar suas dores em impulso para superá-las. Entretanto, para isso, alguns fatores podem contribuir para a pratica da Resiliência, como: ter uma boa autoestima; ser otimista; ter facilidade em comunicar-se e falar de si mesma.

Dessa forma, pessoas com características opostas a de um indivíduo resiliente, sentirão maior dificuldade em superar problemas.

O que é Resiliência e sua Relação com o ambiente escolar

O exercício da Resiliência é extremamente importante no ambiente escolar. Seja na hora de mudar de escolar, ou na hora de prestar o vestibular, se adaptar a situação é a melhor forma para superar obstáculos durante a escola. Se por exemplo, o resultado do vestibular não for satisfatório, aceite a dor desse acontecimento, mas não resida nessa for. Busque tornar essa “falha” em uma força de superação para enxergar os pontos que não foram muito trabalhados, praticar mais os pontos já otimizados, e assim, alcançar o ponto de chegada: A Aprovação!

O que é Resiliência: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio: Compre nossos ebooks autorais e ajude o blog!!!

EBOOKS DEMONSTRE

Fundamental I e II:

Livros com mais de 150 páginas cada, super ilustrados, com aulas e projetos completos para cada dia do mês:

48 Atividades com datas comemorativas para o mês de Setembro: 25,00 — Compre aqui!

45 Atividades com datas comemorativas para o mês de Agosto: 10,00 — Compre aqui!

31 Atividades com datas comemorativas para o mês de Julho: 10,00 — Compre aqui!

Educação Infantil:

Apostilas em PDF com 20 atividades específicas cada uma, que você professor poderá aplicar e utilizar com seus alunos para desenvolver várias habilidades.

Caderno de atividades sobre o Folclore: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Circo: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Índio 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Carnaval: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Natal: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o São João: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre a Páscoa: 6,00 — Compre aqui!

Concurso Público:

Meu primeiro caderno para concurso, nele você não aprende a resolver apenas questões de concurso, mas a fazer um PPP:

Apostila sobre o Projeto Político Pedagógico: 40,00 — Compre aqui!

Segundo anúncio: 

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Pontos Positivos sobre Resiliência

  • Maior adaptação ao contexto
  • Inteligência Emocional
  • Saber lidar com as dificuldades

Pontos Negativos sobre Ecologia:

Não encontramos nenhum ponto negativo sobre Resiliência.

Proposta de aula para trabalhar Resiliência em sala de aula:

Tema:

Resiliência

Objetivos sobre a aula de Resiliência:

Objetivos Gerais sobre a aula de Resiliência:

Trabalhar o conceito de Resiliência e suas características.

Objetivos Específicos sobre a aula de Resiliência:

  • Conceituar Resiliência
  • Caracterizar como é uma pessoa Reiliente
  • Compreender a importância de ser resiliente

Conteúdo sobre a aula de Resiliência:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=dQY1hK_RTBI

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=hFwN93b10jg

Texto: http://entretenimento.ne10.uol.com.br/coluna/o-amor-que-guardei-para-mim/noticia/2016/08/11/resiliencia-para-nao-desistir-de-nos-631114.php

Metodologia sobre a aula de Resiliência:

É interessante começar a aula com a leitura do texto para entender melhor o conceito de Resiliência, em que contexto ela é usada e como ser uma pessoa resiliente. Em seguida, debater com os alunos e perguntar quais situações problemas mais comuns no meio escolar, e juntos descobrirem quais as melhores soluções para esses problemas. Depois, passar o vídeo 1 e 2 para melhor fixar o tema.

Referências

Filmes sobre Resiliência:

A procura da felicidade, 2006

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

A vida é bela, 1997.

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

A caça, 2012.

O professor Lucas tenta reconstruir sua vida após o divórcio. Tudo anda bem, até que uma aluna da creche diz à diretora que ele lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação faz com que ele seja afastado do trabalho e perseguido pelos vizinhos, mesmo não havendo comprovação da acusação.

 

Fontes

Obvious,link: http://lounge.obviousmag.org/palavras_desconcertantes/2014/05/resiliencia-e-superacao.html

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.