Você sabe o que é Resiliência? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Resiliência?

Termo emprestado da Física, Resiliência é a capacidade de um corpo, após ser deformado por forças externas, retornar à sua forma inicial. Trazendo para a esfera da forma de agir do ser humano, a Resiliência pode ser entendida como a capacidade que as pessoas, frente a grandes adversidade, se impulsionarem e superarem obstáculos.

Pessoas Resilientes

Seja violência física ou psicológica, um luto, doenças, algum tipo de trauma, negligência, bullying, ou qualquer forma de abandono ou rejeição, entre outras formas de sofrimento, o resiliente tem a capacidade de transformar suas dores em impulso para superá-las. Entretanto, para isso, alguns fatores podem contribuir para a pratica da Resiliência, como: ter uma boa autoestima; ser otimista; ter facilidade em comunicar-se e falar de si mesma.

Dessa forma, pessoas com características opostas a de um indivíduo resiliente, sentirão maior dificuldade em superar problemas.

O que é Resiliência e sua Relação com o ambiente escolar

O exercício da Resiliência é extremamente importante no ambiente escolar. Seja na hora de mudar de escolar, ou na hora de prestar o vestibular, se adaptar a situação é a melhor forma para superar obstáculos durante a escola. Se por exemplo, o resultado do vestibular não for satisfatório, aceite a dor desse acontecimento, mas não resida nessa for. Busque tornar essa “falha” em uma força de superação para enxergar os pontos que não foram muito trabalhados, praticar mais os pontos já otimizados, e assim, alcançar o ponto de chegada: A Aprovação!

O que é Resiliência: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Série nova no canal!!! Preparado!? Neste primeiro vídeo apresentamos o que vai ser a série de vídeos educativos realizada no Museu Câmara Cascudo. Veja, se inscreve e me conte o que achou, ok!?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e veja esse curso ímpar que nosso anunciante está oferencendo para quem está querendo trabalhar na web!

Sobre o autor do curso e o curso: 

Alex Vargas é um empreendedor digital em série e tem mais de 40 projetos online. Só que o melhor é que ele desenvolveu um sistema a prova de falhas e que já vem aprimorando a mais de 4 anos, pra criar esses projetos de forma extremamente rápida. Com esse sistema, que na verdade é um método em passos simples, mas que devem ser aplicados na ordem certa é possível criar vários projetos online de forma muito rápida, progressiva e altamente lucrativa. E esse sistema ele compilou tudo em um Super Treinamento que chamou de Formula Negocio Online. https://go.hotmart.com/S10361627L

Já tivemos acesso ao treinamento e desde a semana passada estou aplicando aqui no blog. De uma olhada nesse ebook, clique no link abaixo:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=b6e8

O Treinamento é totalmente em vídeo aulas, com mais de 200 vídeos, mais de 50 horas no total de pura informação de qualidade no modelo de passo a passo, é impossível errar.Além disso, tem muito material extra, como: Mapas Mentais, Checklists, Exercícios, Fluxogramas, Ferramentas Para os Membros, Várias Bônus Fantásticos. E ainda uma galera muito bacana que faz parte dos alunos e esta aprendo e trocando idéias, e ainda o próprio Alex Vargas, esta sempre pronto pra responder todas as duvidas. Olha os depoimentos deles:

https://go.hotmart.com/S10361627L?ap=305a

Veja esse vídeo com 10 atividades explicadas para combater o bullying e o preconceito na escola e em casa!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Pontos Positivos sobre Resiliência

  • Maior adaptação ao contexto
  • Inteligência Emocional
  • Saber lidar com as dificuldades

Pontos Negativos sobre Ecologia:

Não encontramos nenhum ponto negativo sobre Resiliência.

Proposta de aula para trabalhar Resiliência em sala de aula:

Tema:

Resiliência

Objetivos sobre a aula de Resiliência:

Objetivos Gerais sobre a aula de Resiliência:

Trabalhar o conceito de Resiliência e suas características.

Objetivos Específicos sobre a aula de Resiliência:

  • Conceituar Resiliência
  • Caracterizar como é uma pessoa Reiliente
  • Compreender a importância de ser resiliente

Conteúdo sobre a aula de Resiliência:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=dQY1hK_RTBI

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=hFwN93b10jg

Texto: http://entretenimento.ne10.uol.com.br/coluna/o-amor-que-guardei-para-mim/noticia/2016/08/11/resiliencia-para-nao-desistir-de-nos-631114.php

Metodologia sobre a aula de Resiliência:

É interessante começar a aula com a leitura do texto para entender melhor o conceito de Resiliência, em que contexto ela é usada e como ser uma pessoa resiliente. Em seguida, debater com os alunos e perguntar quais situações problemas mais comuns no meio escolar, e juntos descobrirem quais as melhores soluções para esses problemas. Depois, passar o vídeo 1 e 2 para melhor fixar o tema.

Referências

Filmes sobre Resiliência:

A procura da felicidade, 2006

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

A vida é bela, 1997.

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

A caça, 2012.

O professor Lucas tenta reconstruir sua vida após o divórcio. Tudo anda bem, até que uma aluna da creche diz à diretora que ele lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação faz com que ele seja afastado do trabalho e perseguido pelos vizinhos, mesmo não havendo comprovação da acusação.

 

Fontes

Obvious,link: http://lounge.obviousmag.org/palavras_desconcertantes/2014/05/resiliencia-e-superacao.html

 

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.