O que é Sociologia

0
881
O que é Sociologia 4

Você sabe o que é Sociologia? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

Vamos começar então com o tema sociologia, que é super atraente, mas tem sido pauta de uma série de injustiças por debater exatamente a política, interação social, o coletivo e relações de poderes em sala de aula.

O que é sociologia?

o que é sociologia

De acordo com o livro didático “Sociologia em Movimento”, podemos definir sociologia como uma ramificação das ciências sociais que visa o estudo da sociedade e das suas estruturas sociais: produção, distribuição e consumo de bens, a relação entre consumo, desigualdades sociais e poder… Tudo isso passa pelo estudo das instituições que reforçam esses elementos, tais como o Estado, a Igreja, o Capitalismo, etc.

Como surgiu a sociologia?

A sociedade passou por mudanças radicais com o surgimento do sistema capitalista. Por isso, fez-se necessária uma ciência que pudesse explicar essas transformações sociais, ao mesmo tempo em que trouxesse um olhar crítico sobre esta. Foi nesse momento – mais propriamente dito no século XVIII – que a sociologia deu seus primeiros passos através da Revolução Francesa. Durante a Revolução Francesa, houve um grande apelo científico, em substituição (e crítica) aos fundamentos religiosos que até então regravam a sociedade. Os chamados “iluministas” procuravam compreender a sociedade através de um olhar crítico que passasse bem longe de qualquer princípio religioso. Foi nesse quadro que a sociologia surgiu, mesmo sem ser caracterizada como tal pelos cientistas que a exerciam.

Primeiros cientistas da sociologia

Podemos citar dois cientistas como os mais importantes  no que se refere a instituição científica da sociologia: Augusto Comte e Émile Durkheim. Vamos conhecer um pouco mais sobre ambos e em que momento eles contribuíram com estudos na área da sociologia???

Augusto Comte – o que é sociologia

Augusto Comte (1798-1857) foi um pensador francês que é comumente associado ao positivismo. Isso porque foi o principal fundador desse movimento filosófico, que tinha o objetivo de reorganizar o conhecimento humano, sendo isso possível apenas através de transformações sociais. Por pensar na sociedade de maneira crítica e científica, pode ser considerado um dos pioneiros no campo de estudos sociológicos.

Émile Durkheim – o que é sociologia

Émile Durkheim (1858-1917) é conhecido por muitos como o fundador das Ciências Sociais, sendo os seus estudos muito voltados para a área da Sociologia. É um teórico importante, pois sua principal preocupação como cientista era o estudo da “nova sociedade” que se configurava logo após a Revolução Francesa e Revolução Industrial. O principal foco de suas pesquisas consistia no que ele chamou de “fatos sociais”. Estes, seriam “coisas” com poder de coerção dos sujeitos, sem qualquer consideração com suas vontades e individualidades. O fato social existiria, segundo Durkheim, para manter os indivíduos em determinados padrões, de modo a homogeneizar a sociedade, tornando coletivos certos aspectos particulares.

O que é Sociologia e a Relação com o ambiente escolar

Visto que é papel da escola educar os indivíduos e despertá-los para a sociedade e tudo aquilo que a compõe, é necessário que haja o estudo da Sociologia para que os alunos compreendam como se dão as relações sociais e todas as instituições que lhe caracteriza. Um dos espaços que se propõe a formar cidadãos é, justamente, o meio escolar, então cabe ao professor levar o aluno a refletir sobre seu papel de cidadão e enxergar a sociedade em que está inserido de maneira crítica.

O que é sociologia: Pontos positivos x Negativos

Pontos Positivos da Sociologia

  • Leva o aluno a desenvolver um senso crítico acerca do meio em que vive, analisando a sociedade com base no que aprende em ambiente escolar
  • Forma cidadãos com capacidade de análise do seu meio social
  • Os alunos aprenderão a reconhecer padrões sociais e instituições que fazem da sociedade aquilo que ela é

Pontos Negativos da Sociologia

  • Os alunos podem encontrar dificuldade para reconhecer os conceitos presentes nos livros didáticos de Sociologia, por isso, cabe ao professor buscar materiais de apoio que estimulem os alunos a uma clareza perante os conteúdos repassados.
  • Alguns livros de Sociologia do ensino básico ainda não atualizaram seus conteúdos para discussões essenciais, tais como: gênero, cultura e poder, etnicidade, etc., o que pode tornar difícil para o professor o trabalho de desconstrução dos alunos. Entretanto, uma alternativa seria o uso de vídeos, leituras complementares e aulas expositivas.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Proposta de aula para trabalhar o conceito de sociologia em sala de aula:

Tema da aula:

Introdução à sociologia

Objetivos da aula de introdução à sociologia:

Geral: Saber identificar as principais características que compõem a Sociologia como ciência

Específicos: Desenvolver o senso crítico com os conhecimentos adquiridos sobre o tema, trazendo para a realidade atual, de modo que o aluno possa melhor identificar e compreender a discussão, construindo seu próprio pensamento acerca do tema.

Conteúdos para aula de introdução à sociologia:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=M7s5ryIwi-M

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=rf5ARKii0ew

Texto 1: https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da-sociologia/

Texto 2: https://www.infoescola.com/sociologia/o-que-e-sociologia/

Metodologia sugerida para aula de introdução a sociologia

Pode-se iniciar a aula com o vídeo 2, visto que trata das condições para o surgimento da Sociologia, o que é bom para uma introdução básica ao assunto. Em seguida, é interessante abrir a discussão para questionamentos, instigando os alunos com perguntas do tipo:

  • Para vocês, o que é sociedade?
  • Quais os principais elementos que formam uma sociedade?
  • Então, nesse sentido, o que seria a sociologia?

Então, ao fim das respostas, repassar de maneira didática o conteúdo, relacionando sempre com o que foi dito pelos alunos, de modo que o estudante possa estabelecer uma compreensão melhor do que foi repassado. O vídeo 1 é interessante de ser passado após a conceituação do que é Sociologia, visto que traz informações adicionais sobre o assunto. Em seguida, elaborar atividade individual ou coletiva com base na discussão em sala e/ou no livro didático utilizado pela escola.

Avaliação para aula de introdução à sociologia

Atividade de fixação: questionários ou produções textuais sobre o tema

Seminário dividindo a sala em equipes, estabelecendo para cada uma um conceito dentro do que está sendo visto na Sociologia, tais como: principais teóricos, o que são fatos sociais, o que é o Estado e qual sua influência na sociedade, etc.

Referências

Filme sobre o que é sociologia: Surplus. (Suécia, 2003). Direção: Erik Gandini.

Muito mais do que uma crítica ao consumismo, este documentário lança um olhar sobre o jeito de ser e de viver da sociedade contemporânea. Muito divulgado pela internet, o filme discute ainda a ordem estabelecida e a própria essência humana.

Livro sobre o que é sociologia: Razão e sensibilidade, de Jane Austen. São Paulo: Penguin Companhia, 2012.

Publicado originalmente em 1811, o romance conta a história de duas irmãs de uma família pertencente à pequena nobreza na Inglaterra do século XIX que enfrentam o mundo de interesses e intrigas da alta aristocracia. Um clássico da literatura inglesa, descreve uma sociedade que impõe valores morais e modos de vida que aprisionam as pessoas.

Livro sobre o que é sociologia: Germinal, de Émile Zola. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Germinal é o nome do primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa. Ao usar essa palavra como título de seu livro, Zola associa as sementes das novas plantas à possibilidade de transformação social. Um dos grandes romances do século XIX e o primeiro a tratar da luta de classes, Germinal descreve uma greve em uma mina de carvão e os problemas sofridos pelos mineiros franceses na segunda metade do século XIX.

Questionário para aula tema: o que é sociologia

Questão 1

(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

  1. a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
  2. b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
  3. c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
  4. d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
  5. e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa

Questão 2

UEM (2011) – Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

  1. a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.
  2. b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
  3. c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
  4. d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
  5. e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.

Questão 3

De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:

  1. a) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
  2. b) Generalizados, expressivos e naturais.
  3. c) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
  4. d) Coercitivos, naturais e expressivos.

Respostas

1 – b, 2 – a, 3 – c.

Fontes para saber o que é sociologia

Sociologia Hoje: volúme único: ensino médio / Igor José de Renó Machado… [et al.] – 1. Ed. – São Paulo, Ática, 2013.

Exercícios sobre Sociologia, link: http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-sociologia/exercicios-sobre-Emile-durkheim.htm

Mundo Educação, link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/o-que-sociologia.htm

FIM do texto o que é sociologia

Muito obrigado por ler mais esse texto aqui no blog. É muito bacana e especial tratar temas tão importantes e ter uma audiência que os leem.

Recentemente publiquei uma lista com brincadeiras para debater política, e acho que você também pode gostar dessa lista:

10 brincadeiras para aprender sobre política

Não deixe de nos curtir no facebook e me seguir no twitter.

Até a próxima! o/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.