O que é substantivo

0

Olá pessoal, o post de hoje vai trabalhar O que é substantivo. Vamos abordar a definção suas regras e categorias. Espero que gostem e compartilhem!

O que é substantivo

 Substantivo é um termo originado do latim substantivu que significa substancial. Na gramatica substantivo é toda palavra que dá nome a alguém, algum lugar, alguma coisa, a sentimentos, a tudo que você pode ver, sentir oi imaginar.

O substantivo é uma classe da gramática e, portanto, um estudo da morfologia. Toda classe gramatical é dividida em variável ou invariável e os substantivos fazem parte das variáveis, aquelas que podem se flexionar, mudar de acordo com as situações, se trata-se do masculino ou do feminino, da quantidade e do grau.

É muito importante entendermos essas variações, porque se sairmos da morfologia e acabarmos indo para a sintaxe, é fundamental que essa informação seja aplicada, porque assim, a compreensão da nova matéria será muito mais fácil.

Como acontece essa variação das palavras?

É muito simples entendermos isso, basta compreender se a palavra está no singular ou no plural, no aumentativo ou diminutivo, ou se está no masculino e feminino.

Exemplos:

Menina / Menininha / Meninona / Meninas.

Carro / Carrinho/ Carrão.

Gato/ Gata/ Gatos/ Gatas/ Gatinho/ Gatinha/ Gatões/ Gatonas.

Quais são os tipos de substantivos?

  • Substantivos Primitivos: São aqueles que não tem origem de outras palavras. Ex: Gato, casa, mulher, livro…
  • Substantivos Derivados: São formados a partir de substantivos primitivos. Ex: Aviador, Jornalistas, floral, livraria…

– Entre os substantivos derivados existem divisões, sendo elas: derivação parassintética, derivação sufixal, derivação prefixal, derivação impropria e derivação regressiva.

  • Substantivos simples: É aquele formado por apenas um radical, ou seja, uma palavra. Ex: Alegria, tristeza, telefone…
  • Substantivos compostos: Esse tipo de substantivo é composto por duas palavras. Ex: Guarda-sol…
  • Substantivos Concreto: São palavras que se referem a seres ou objetos com existência própria, que não precisam de outros seres, objetos, lugares… Ex: Noite, tulipa, garfo…
  • Substantivos Abstratos: São aqueles que para existirem dependem de algo ou de alguém. Ex: Felicidade, ódio, raiva
  • Substantivos Coletivos: São aqueles que indicam alguma coleção ou conjuntos de seres da mesma espécie. Ex: Constelação, boiada, enxame…
  • Substantivos Comuns: São aquelas que generalizam algo e não especifica. Ex: Mulheres, meninos…
  • Substantivos Próprios: São aqueles que particularizam algo, dão nomes as pessoas, aos lugares. Ex: Ana, Heitor, Apucarana…

Morfossintaxe do substantivo

Para entendermos a morfossintaxe de um substantivo, primeiro precisamos saber o que é a morfossintaxe. Ela nada mais é que uma parte da gramática que estudo e analisa as palavras e suas morfologias (estudo das formas) e a síntese (regras para reger a formação de alguma frase).

Nas frases escritas em português, o substantivo na maior parte das vezes tem suas funções relacionadas diretamente com o verbo. Ele atua como núcleo do sujeito, dos complementos verbais e dos agentes da passiva (complemento da frase que pratica a ação sofrida ou recebida pelo sujeito).

Como saber se a palavra é um substantivo?

Podemos transformar qualquer palavra em um substantivo desde que coloquemos um artigo para preceder, por exemplo: “O olhar dela me encanta.”

Então, você pode identificar um artigo com muita facilidade, basta ver se ele foi ou não precedido por um artigo (o/ a/ os/ as/ um/ uma/ uns/ umas).

Muitas são as classificações, mas o que realmente define um substantivo é sua capacidade de dar nome, é fácil, você pensa em uma palavra, se ela servir para dar nome a qualquer coisa ela é um substantivo.

Fim do post sobre O que é substantivo

Obrigada por ter acompanhado mais esse post. Espero que tenha sido útil para você.

Deixe seu comentário e suas ideias para o Demonstre!

Você também pode gostar de:

O que é adjetivo?