Você sabe o que é Sustentabilidade? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

Atualmente, é frequente o desastre ambientais que ocorrem no Brasil, como o vazamento da barragem de Mariana. Entretanto, essa infeliz realidade é consequência do desenvolvimento do país sem pensar de forma ecologia e sustentável.

O que é sustentabilidade na escola?

O que é sustentabilidade na escola?

Nos últimos anos, quando nos referimos ao meio ambiente ouvimos a palavra Sustentabilidade. Em biologia, esse termo significa a capacidade dos ecossistemas de se recuperar das explorações dos recursos naturais pelo homem. Entretanto, usamos Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentável com o sentido de utilizar os recursos naturais de forma que seja benéfica tanto pro meio ambiente quanto para o seres humanos, evitando o esgotamento desses recursos e suprindo as necessidades da população.

Sustentabilidade na escola

O que é sustentabilidade na escola?

Racionamento d’água, falta de energia, fontes de água poluída. Devido a esses e outros problemas ambientais acontecidos no Brasil, torna-se muito importante falar de desenvolvimento sustentável.

Para isso necessita de planejamento e da participação de todas as esferas sociais. Dessa forma, analisaremos o quanto já gastamos e o que ainda resta, sempre lembrando que os recursos naturais são finitos.

O que é Sustentabilidade: Pontos Positivos x Pontos Negativos

O que é sustentabilidade na escola?

 Pontos Positivos sobre Sustentabilidade:

  • Preservar a vida
  • Preservar os recursos naturais
  • Desenvolvimento sustentável

Pontos Negativos sobre Sustentabilidade:

Não encontramos pontos negativos sobre sustentabilidade.

Proposta de aula para trabalhar Sustentabilidade em sala de aula:

Tema:

Sustentabilidade

Objetivos sobre a aula de Sustentabilidade:

Objetivos Gerais sobre a aula de Sustentabilidade:

Entender sobre a importância das ações de sustentabilidades.

Objetivos Específicos sobre a aula de Sustentabilidade:

  • Entender os conceitos de meio ambiente e sustentabilidade
  • Saber quais são os recursos naturais
  • Compreender o que é desenvolvimento sustentável
  • Compreender quais os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento não sustentável

Esse é o mês da consciência negra no Brasil. Você conhece as leis que se relacionam com a história dos negros no Brasil?

E aí, você acha que a pedagogia de Paulo Freire é Marxista? Veja isto!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Conteúdo sobre a aula de Sustentabilidade:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=HAtJgPODRs4

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8

Texto base:http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-sustentabilidade.htm 

Metodologia sobre a aula de Sustentabilidade:

A aula pode ser iniciada com a reprodução do vídeo 2, onde mostra a origem do termo Sustentabilidade e a evolução das sociedades. Em seguida, debater com os alunos o que eles entendem por Sustentabilidade. Depois, apresentar o vídeo 2, onde é discutido o conceito e como ser sustentável. Por último, indicar a leitura do texto base.

Referências

Filmes sobre sustentabilidade

Filmes sobre sustentabilidade: Home – Nosso Planeta, Nossa Casa, 2009.

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Home- nosso planeta nossa casa é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as plateias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado. HOME estréia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, em mais de 50 países, com uma missão: alertar que, apesar dos males que causamos nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance de salvarmos nossa casa.

Filmes sobre sustentabilidade: A era da estupidez, 2009.

A Era da Estupidez

A era da estupidez mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Filmes sobre sustentabilidade: Alimentos S.A ,2008.

Alimentos S.A.

O documentário Food apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano.

 Questionário sobre o que é sustentabilidade

01- A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente:

a) A interrupção das práticas econômicas para garantir, primeiramente, a conservação dos elementos naturais.

b) A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras.

c) A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza.

d) A ampliação das medidas socioeducativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.

02- “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”.

(WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: <WWF.org>. Acesso em: 16 jan. 2015).

Assinale a alternativa que NÃO aponta uma maneira correta de promover o desenvolvimento sustentável:

a) optar por recursos naturais renováveis, tais como os ventos e a energia solar.

b) praticar a agricultura orgânica com maior frequência, sem o uso de agrotóxicos.

c) redução da queima de combustíveis fósseis.

d) ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala.

e) conservação das florestas e reflorestamento.

03- “Vários estudos atestam que os atuais padrões de consumo crescem mais rapidamente que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”.

(MARTINS, D. et al. Geografia, sociedade e cotidiano: espaço mundial. Volume 03, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.264).

O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. A definição acima apresentada refere-se ao conceito de:

a) consumo alienante

b) obsolescência planejada

c) pegada ecológica

d) níveis gerais de consumo

e) esgotamento florestal

Respostas do questionário sobre sustentabilidade

01-B, 02- D, 03-C

 

Fontes

Mundo educação, link: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/sustentabilidade.htm

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.