O que é Tumblr?

0
720
O que é Tumblr? 1

Você sabe o que é Tumblr? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

Atualmente, experienciamos diversos fenômenos recorrentes da Globalização, um deles é a popularização do uso da Internet. Com isso, diversos usuários foram desenvolvendo plataformas de comunicação das mais variadas, com o intuito de interagir com pessoas do mundo todo, através de imagens, textos, músicas, etc. E, hoje, uma das mais utilizadas pelos jovens – para além do Instagram, do Facebook e do Whatsapp – é o Tumblr!

O que é Tumblr?

Fundado em 2007, o Tumblr se trata de uma espécie de blog, onde é possível interagir com diversos usuários através de posts. A novidade é que você pode dar likes, comentar e reblogar aquilo que você mais gosta. Para além disso, o site possui ferramentas de personalização em que é possível adicionar música, templates e outros “widgets” interessantes a sua página. O interessante do Tumblr – e a razão pela qual os jovens gostam tanto – é que existe uma certa liberdade entre os usuários, que podem se expressar livremente, compartilhando todos os anseios, as conquistas e as experiências que cerceiam a fase da adolescência. Isso tudo sem ser obrigatório algum tipo de identificação. Sim, o usuário não precisa se identificar, e isso pode ser interessante e chamativo para muitas pessoas, visto que por diversas vezes pensamos várias vezes antes de nos expressarmos, por medo de sermos vistos como “estranhos” ou “deslocados”.

O que significa ser “tumblr”?

Não é incomum escutarmos um elogio do tipo “Nossa, você ficou muito ‘tumblr’ nessa foto!” ou “Essa jaqueta está bem ‘tumblr’!”. Inicialmente, para quem não tem uma conta no Tumblr ou não domina bem a discussão, pode parecer estranho e sem o menor sentido. Isso porque, dentro dessa plataforma, existe todo um padrão de comportamento atrelado ao consumo de itens culturalmente associados a países norte-americanos e europeus. Então, os jovens inseridos nesse ambiente virtual, se sentem mais instigados a adotarem um modelo cultural diferente do que comumente observamos no Brasil, sendo até caracterizados por “hipsters” ou “it girls”.

O que é Tumblr e Relação com o meio escolar

A abordagem do tema é interessante por se tratar de algo chamativo para os jovens, o que com certeza resultaria em uma maior participação dos alunos na discussão, possivelmente agregando conhecimento também ao professor. É válido também para que haja uma abordagem do tema com relação à ética no ambiente virtual, visto que o anonimato pode ser um incentivo ao cyberbullying.

O que é Tumblr: Pontos Positivos e Negativos

Pontos Positivos do Tumblr

  • Trazer para sala de aula discussões em que os alunos se vejam, reconhecendo no ambiente escolar um espaço livre para o debate saudável e para o aprendizado
  • Explicar como se dá a interação de usuários no Tumblr, incentivando o uso da internet para crescimento e participação social

Pontos Negativos do Tumblr

  • Muitos estudantes podem sentir que a internet é um espaço livre para exercer qualquer tipo de pensamento através do anonimato, então é válido para o educador abordar questões que permeiam o ambiente virtual, tais como o cyberbullying, violência virtual comum atualmente.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Proposta de aula para trabalhar o Tumblr em sala de aula:

Tema: 

Tumblr

Objetivos da aula sobre Tumblr:

Objetivos gerais da aula sobre Tumblr:

Trazer para sala de aula a possibilidade de um tema atual, onde os jovens possam se interessar, com abertura para discussão de questões atreladas ao ambiente virtual e de importante conscientização, tais como o cyberbullying.

Objetivos específicos da aula sobre Tumblr:

 Apresentar a possibilidade de integração desse aluno ao espaço virtual de maneira saudável. Além de desenvolver o seu senso crítico com os conhecimentos adquiridos sobre a temática.

Conteúdo da aula sobre Tumblr:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=4oLYV0qEoqA

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=tvqlUNQVY58

Texto 1: https://extra.globo.com/noticias/seis-que-sabem/o-que-tumblr-5509575.html

Texto 2: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/06/o-que-e-tumblr.html

Metodologia da aula sobre Tumblr

Seria interessante para o tema que os alunos tivessem a oportunidade de ir até o laboratório de informática da escola para acessar o Tumblr, a fim de que tivessem uma experiência mais empírica, para além da discussão em sala de aula. Em um primeiro momento, apresentava-se o vídeo 1, onde é explicado de maneira didática e em uma linguagem mais informal o que é tumblr e quais as características que compõem o “ser” tumblr. Seguido ao vídeo, estabelecer um debate em sala com os alunos, perguntando se já utilizaram a plataforma, como e por quê a utilizam, quais os pontos positivos e negativos, etc. Dessa maneira, os alunos podem, inclusive, sentir mais confiança no momento de expor alguma ideia no espaço escolar. É importante não esquecer de buscar estabelecer um diálogo também sobre os diferentes tipos de violência virtual, conscientizando-os ao uso saudável da Internet.

Avaliação da aula sobre Tumblr:

Atividades envolvendo a divisão de equipes para a criação de um Tumblr voltado para a abordagem de discussões feitas em sala de aula nas demais disciplinas, a fim de que o aluno possa conectar-se melhor com os conteúdos repassados pelo educador de maneira diferente e mais divertida.

Dicas

  • Preparar slides para apresentação em sala de aula, com imagens que ilustrem o debate acerca do Tumblr e das questões que lhe acompanham. Exemplos de imagens:

(cyberbullying)

 

(ética no ambiente virtual)

 

  • Trazer também para o debate de maneira mais didática a existência de um padrão de beleza no “ser tumblr” e como isso pode ser negativo para meninas e meninos que não se encaixam nesse dito padrão.

Fontes

Nova Escola, link: https://novaescola.org.br/conteudo/1530/cyberbullying-a-violencia-virtual

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.