O que é Xenofobia?

Você sabe o que é Xenofobia? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Xenofobia?

Existem duas classificações para o termo “Xenofobia”: a primeira envolve um transtorno psiquiátrico, e a segunda uma forma de preconceito e racismo. Nessa matéria procuraremos discutir o tema através da segunda perspectiva, que é a de uma discriminação contra pessoas de cultura/origem diferentes.

O que está por trás da Xenofobia?

Além de uma forma de intolerância e discriminação, podemos destacar outro conjunto de fatores que faz com que um indivíduo ou grupo sejam xenófobos, entre eles:

  • Sentimento de superioridade

  • Falta de informação intercultural

  • Medo de perder espaço na sua classe social, através do discurso de que imigrantes tomariam vagas de trabalho

Com isso, já podemos ter uma ideia dos equívocos que um Xenófobo comete através desses pensamentos, visto que normalmente se trata de uma discriminação velada por esses discursos sempre visando “um bem maior”. Agora, fica o questionamento: bem maior pra quem?

Xenofobia no Brasil

As vítimas mais constantes de xenofobia, no Brasil, são os Nordestinos. Através da construção de um imaginário bastante negativizado do nordeste, indivíduos e grupos das demais regiões do país constroem um nordestino que não corresponde a realidade. Tudo isso visando a difamação e a inferiorização destes, haja vista o fenômeno da migração. Quando os nordestinos saem da sua região rumo ao sudeste, sul, centro-oeste, etc., muitas vezes se deparam com situações de discriminação que podem culminar em atos de violência extrema. A intolerância deve ser fortemente combatida através de uma base educacional inclusiva, que promova a desconstrução desses imaginários depreciativos de populações que muito tem a agregar socialmente e culturalmente.

O que é Xenofobia e sua Relação com o ambiente escolar

É um tema válido para se pensar a questão da intolerância dentro do país, propiciando a desconstrução de estereótipos e de concepções discriminatórias que porventura os estudantes possam ter.

O que é Xenofobia: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre falar sobre Xenofobia

  • Abordar a temática com a possibilidade de mostrar o lado bom da diversidade, fazendo-o perceber a questão da diferença como algo benéfico e agregador.

  • Pensar as razões que levam um indivíduo ou grupo a ser xenófobo, no quadro de relações sociais e culturais brasileiro

  • Desconstruir possíveis pensamentos negativizados de caráter xenófobo

Proposta de aula para trabalhar sobre Xenofobia em sala de aula:

Tema:

Xenofobia

Objetivos sobre falar sobre Xenofobia

Objetivos Gerais sobre a aula de Xenofobia

Compreender o que é Xenofobia e seu caráter negativo para as relações sociais e culturais.

Objetivos Específicos sobre a aula de Xenofobia:

Desconstruir concepções discriminatórias de caráter xenófobo, atentando para um olhar mais positivo e inclusivo acerca das diferenças.

Conteúdo sobre a aula de Xenofobia:

Video 1: https://www.youtube.com/watch?v=bU9MOxpOzhs

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=a93gRuIwW80

Texto 1: https://www.politize.com.br/xenofobia-o-que-e/

Metodologia sobre a aula de Xenofobia

Tomando como base o conteúdo aqui oferecido, é possível estabelecer um diálogo com os vídeos 1 e 2. Tendo em vista que a xenofobia caracteriza-se principalmente pela intolerância, é essencial voltar a discussão para um olhar mais positivo acerca das diferenças, onde estas sejam vistas como possibilidades de laços sociais e culturais.

Referências

Filmes sobre Xenofobia

Incêndios, 2010.

Canadá. Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Eles vão ao escritório do notário Jean Lebel (Rémy Girard) para saber do testamento deixado por ela. No documento, Nawal pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo. Ela deixa também dois envelopes, um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. Só que Jeanne e Simon nada sabem sobre a existência de um irmão e acreditavam que seu pai estava morto. É o início de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.

Dançando no Escuro, 2000.

O filme de Lars Von Trier é um olhar corajoso e doloroso na vida de um imigrante tcheco, que trabalha em uma fábrica na Washington dos anos 1960. Selma (Björk) é uma mãe solteira e incrivelmente ingênua que mantém um otimismo e uma obsessão por musicais americanos. É um filme comovente sobre a situação de uma imigrante presa em território norte-americano.

Livros sobre Xenofobia

Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro.

Autor: Durval Muniz de Albuquerque.

O mundo contemporâneo, mesmo naquelas sociedades que se julgam as mais civilizadas e avançadas, tem que conviver com o desrespeito ás diferenças, com o racismo e com a violência em relação aos estrangeiros. É visando colaborar para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva, mais respeitadora dos direitos humanos, das diferenças, e mais tolerante em relação ao outro, que este livro foi escrito.

Questionário

1 – Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.

a) Atração populacional.

b) Aumento das taxas de natalidade.

c) Crescimento vegetativo.

d) Migrações populacionais.

e) Diminuição das taxas de mortalidade

2 – “Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.”

(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)

Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:

a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.

b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.

c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.

d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.

e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

Respostas

1 – d, 2 – b.

Fontes

Exercícios Brasil Escola, link: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-conflitos-Etnicos.htm

Politize!, link: https://www.politize.com.br/xenofobia-o-que-e/

Add Comment