O que eu aprendi com Freinet

1
643
O que eu aprendi com Freinet 2

Lições de Freinet

Antes de Freinet… Nesta última sexta-feira eu levei uma pequena turma de alunos para uma praça e trabalhei inglês com eles de maneira bem leve, dialogando as características de cada um e fazendo com que eles repetissem a estrutura lexical de maneira menos agoniada do que acontece na sala de aula normalmente.
11840580_10153585999988701_2045658620_o
Isso chamou a atenção dos que passavam, chamou a atenção dos que estavam por perto e fez inclusive com que alunos de outras escolas, que por sinal estavam ali na praça interagissem e tentassem repetir a estrutura algumas vezes.

Eu adorei, não porque eu estava seguindo uma didática ou um planejamento muito elaborado, mas porque eu vi naquele momento que a turma dita mais complicada da escola estava realmente envolvida e aprendendo.

Ao sair, uma senhora, antiga pedagoga da escola e pessoa que dou muito valor disse que aquilo lhe lembrava FREINET, e não é por acaso. Na faculdade eu ouvi bastante sobre ele. Lembro que é dele a noção que “não existe uma educação ideal”, e sim uma “educação de classes”. Gosto também na maneira como ele dialoga em seus estudos apresentando uma escola popular, moderna e democrática, tanto trabalhando especificamente cada uma, como fazendo um intercâmbio de ideias, já que desde sempre sua principal intenção era desenvolver novos métodos de se relacionar com os alunos. E que métodos!

freinet

Acho que o Freinet foi o primeiro contato que tive sobre projetos e atividades pedagógicas. Lembro quando uma professora ainda na UFRN fez um jornal de classe, e como ao explicar passo a passo a atividade eu lembrava de como uma atividade semelhante me fez escrever nas séries iniciais. O Freinet me ajudou com suas atividades, com os cantinhos pedagógicos, com a percepção de que os muros da escola não são limites para ela, de que as aulas passeio também são uma alternativa, e que o professor tem na profissão a possibilidade e dever de fazer e ultrapassar todas as barreiras para fazer seus alunos aprenderem.

Bem, é isso que eu aprendi com Freinet, é por isso que eu planejo as minhas atividades e é por isso também que eu transformo a educação deles com todas as minhas forças, levando energias, levando o aprendizado e tentando fazer de cada aula uma aventura, mesmo que falhando, tentando e tentando até conseguir.

SER PROFESSOR É AÇÃO!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.