Conheça as principais funções do professor universitário.

Você, como professor da rede básica, aspirante a professor universitário ou simplesmente curioso da área, já deve ter se perguntado: afinal, o que faz um professor universitário (além de dar aulas)? Qual é a diferença entre essa função e o trabalho de um professor de ensino médio, por exemplo? No Brasil, é possível ser “apenas” pesquisador acadêmico?

Normalmente, a nomenclatura “professor” já vem atrelada à ideia do profissional que dá aulas em algum contexto. E isso se concretiza, também, em relação ao professor universitário; a sua carga horária semanal dedicada ao ensino pode variar de 8 a 40 horas de trabalho. Entretanto, no nosso contexto, o cargo de professor universitário exige esse aspecto e (muito) mais do indivíduo. Na verdade, se formos contar, existem, em geral, cinco funções que são intrínsecas ao docente na universidade brasileira.

Por isso, respondendo a última das perguntas que enumerei, não, no Brasil não é possível ser “apenas” pesquisador na universidade (utilizo aspas pois, de forma alguma, quero diminuir a ideia de ser pesquisador, muito pelo contrário).

As universidades brasileiras não oferecem concursos para pesquisador, em oposição a o que ocorre em outros países. Isso se justifica, em nossas leis, pelo princípio de integração entre atividades de ensino e de pesquisa (Lei 5.539/1968). Ser pesquisador, aqui, constitui (mais) um dos cinco pilares que envolvem o ofício do professor universitário.

Então, quais são esses pilares?

São eles: ensino, pesquisa, orientação, extensão e gestão acadêmica.

Então, além de dar aulas e fazer pesquisas, o professor universitário ainda possui o papel de orientar alunos – durante a iniciação científica na graduação e/ou pesquisas na pós –, realizar projetos voltados para a comunidade e participar de cargos administrativos. Muita coisa, né?

Veja, no vídeo abaixo, maiores explicações sobre cada uma dessas funções:

Fique a vontade para comentar nesta publicação ou no vídeo para tirar suas dúvidas e dialogar acerca dessa temática.

Para mais informações sobre esse assunto, visite: https://marcoarmello.wordpress.com/2015/02/12/professor/

O canal Carreira Universitária, fonte do vídeo acima, foi criado para discutir ideias, refletir sobre e apresentar dicas acerca da vida acadêmica e, mais especificamente, da Carreira Universitária. Você encontrará nele vídeos sobre pesquisa e ensino voltados para – futuros ou já – docentes do Ensino Superior.