Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver. Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas.

Conteúdo ocultar

Itu – SP

Itu é um município do estado de São Paulo, no Brasil, situa-se na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Sorocaba. Localiza-se a uma latitude 23º15’51” sul e a uma longitude 47º17’57” oeste, estando a uma altitude de 583 metros. Sua população estimada em 2018 era de 172 268 habitantes, formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná.

O que fazer em Itu-SP 1

A cidade é famosa por ter diversos objetos de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos “barões do café” e autoridades importantes do país. O município teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.

10 Pontos Turísticos de Itu:

Cidade da Criança

Inaugurada no dia 12 de outubro de 1986, a Cidade das Crianças é um local específico para as crianças aproveitarem as horas vagas do dia.

O que fazer em Itu-SP 2

Possui playground para crianças com idade até 06 anos; gira – gira e foguetão para crianças de 07 a 10 anos. Além dos brinquedos, o parque conta com diversos atrativos para a criançada: Banco de Areia, Casa do Tarzan, Mini Cidade, Lanchonete, Banheiro Masculino e Feminino, Coreto para apresentações infantis e diversas árvores.

O que Fazer na Cidade da Criança:

O parque público Cidade da Criança é o primeiro destino que lembramos quando o assunto é a diversão dos filhos na cidade. O grande espaço é agradável, rodeado de árvores que oferecem sombras refrescantes e tem até um lindo lago. Enquanto os pequenos brincam, os adultos podem aproveitar para fazer um piquenique ou ler um livro sentados na grama, nos quiosques ou bancos existentes no local.

Curiosidades da Cidade da Criança:

Simples, mas charmoso, o parquinho possui diversos atrativos divididos por faixa etária (crianças até 10 anos). São escorregadores, gangorras, banco de areia, Casa do Tarzan, mini cidade e outros, além de equipamentos exclusivos e adaptados para portadores de deficiência (PCD). A estrutura possui ainda lanchonete, banheiro masculino e feminino.

Como Chegar na Cidade da Criança:

O lugar fica na Rua França, 102, Bairro Vila Roma e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita!

Praça dos Exageros

Aproveitando sua fama de “Cidade dos Exageros”, Itu inaugurou no dia 23 de agosto de 2012, a Praça dos Exageros. O parque temático está localizado junto ao Centro de Lazer “Franco Montoro”.

O que fazer em Itu-SP 3

No portão um interfone gigante chama a atenção dos visitantes, que ao entrarem na Praça são recepcionados por um boneco gigante do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício.

O que Fazer na Praça dos Exageros:

O local ainda conta com um jogo de xadrez gigante (com peças de 50 à 80 centímetros de altura), um boneco do Simplício em tamanho natural, duas formigas gigantes, duas joaninhas gigantes, um jogo de lápis gigante, um escorregador gigante, um interfone gigante, um caixa eletrônico gigante e uma trena no formato de escorregador.

Curiosidades da Praça dos Exageros:

A Praça dos Exageros está localizada a poucos minutos do Centro da cidade de Itu, onde fica o famoso Orelhão gigante, o Semáforo gigante e a Igreja Matriz, por isso aproveite para conhecer também o centro da cidade. Ao contrário de uma cabina normal de autoatendimento bancário, que tem 4,80m de altura, 2,33m de largura e 3,92m de profundidade, a cabina gigante da Praça apresenta tamanho diferenciado de 8,40m de altura, 4,87m de largura e 8,64m de profundidade.

Como Chegar na Praça dos Exageros:

O parque temático fica na Rua Maestro José Maria dos Passos, 200, Bairro Padre Bento e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita!

Museu da Energia

O Museu da Energia de Itu está situado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que sediou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz. Após diversos usos, em 1998 passou a integrar o acervo da Fundação Energia e Saneamento. Foi restaurado para adquirir suas características originais de arquitetura urbana do século XX e inaugurado em 14 de dezembro de 1999.

O que fazer em Itu-SP 4

O Museu da Energia de Itu possibilita ao educador desenvolver atividades, aplicar conceitos de educação interdisciplinar e de temas transversais que permitem o acesso qualificado ao patrimônio cultural da energia.

O que Fazer no Museu da Energia:

O Museu da Energia de Itu oferece um divertido passeio pela história, unindo aprendizado e lazer. Enquanto visitam as salas e observam as exposições, as crianças descobrem de forma lúdica as intensas transformações no estilo de vida da sociedade causadas pela energia elétrica.

Curiosidades do Museu da Energia:

Os diversos objetos antigos, bem diferentes dos que elas conhecem hoje, atraem a atenção. Assim como as maquetes, que reproduzem em miniaturas o funcionamento do uso da energia nas residências. E depois de conhecer todas as salas, os visitantes podem relaxar e apreciar a arquitetura do antigo casarão em um lindo jardim nos fundos, comprar artigos na pequena lojinha do museu ou ainda conferir os livros da biblioteca da instituição.

Como Chegar no Museu da Energia:

O Museu fica na rua Paula Souza, 669, Centro e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. O ingresso custa R$4,00 / crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha pagam meia-entrada / professores e pessoas acima de 60 anos não pagam / pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e filhos tem entrada gratuita (Ingresso-família). Visitação gratuita às quartas-feiras.

Fazenda do Chocolate

Cenário de diversas novelas e campanhas publicitárias de repercussão nacional, esse pedaço de vida caipira encanta cada um dos seus visitantes.A Fazenda do Chocolate também é um passeio pela história que nos remete aos tempos do Brasil Colônia em meio à sua arquitetura preservada, registro dos importantes ciclos da história do Brasil. É um espaço muito agradável para passar o dia com a família.

O que fazer em Itu-SP 5

No seu estilo caipira, proporciona aos visitantes o contato com vários animais mansos, compras de produtos artesanais, alimentação e diversão garantida para crianças e adultos. Cavalgadas, mini-zoológico, lagos com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, passeios de pônei e a possibilidade de alimentar os animais na mão são só algumas das atividades pra se manter divertindo o tempo todo.

O que Fazer na Fazenda do Chocolate:

Quem visita a Fazenda do Chocolate, histórica Fazenda da Serra, vive uma verdadeira experiência da vida rural, marcada pelo delicioso sabor do chocolate. Desde o início do passeio é possível avistar como a natureza pode conviver em perfeita harmonia com as pessoas. Muitos animais ficam soltos, caminham entre os visitantes e deixam as crianças encantadas.

Curiosidades da Fazenda do Chocolate:

Há um belo lago e também um aquário com peixes coloridos, além de lindas paisagens para tirar fotos. Toda a família pode respirar ar puro, ter contato direto com a natureza e aproveitar para relaxar à sombra de uma árvore. Para completar a visita, estão disponíveis ainda aos sábados, domingos e feriados o Roteiro do Chocolate e o Roteiro Caipira, assim como passeios a cavalo. A estrutura oferece lanchonete, restaurante, lojas de artesanatos e uma irresistível loja de chocolates.

Como Chegar na Fazenda do Chocolate:

A entrada e o estacionamento são gratuitos! A fazenda está localizada na Estrada Parque, Km 90 e é aberta todos os dias, das 8h30 às 17h45.

Parque Geológico do Varvito

O Parque foi criado a partir do desativamento da Pedreira Itu, de onde eram extraídas lajes utilizadas para pavimentação de edifícios e calçadas da cidade de Itu, desde pelo menos o começo do século XVIII. Por sua importância científica, uma parte da área da pedreira foi tombada pelo Condephaat.

O que fazer em Itu-SP 6

O varvito é uma rocha formada em corpos de água, como lagos de ambiente glacial, pela deposição rítmica de pares da lâminas claras, mais espessas, de silte e areia e lâminas escuras, mais delgadas, de argila e silte.

O que Fazer no Parque Geológico do Varvito:

Uma exposição única à céu aberto de uma das principais rochas do planeta. Esse é o Parque Geológico do Varvito, que guarda histórias curiosas e evidências prováveis de uma extensa era glacial. Passear pelo local é uma oportunidade de deixar a imaginação das crianças fluir, construindo imagens de uma época gelada e cheia de animais pré-históricos

Curiosidades do Parque Geológico do Varvito:

O local conta com painéis explicativos e oferece contato com a natureza, num ambiente calmo e familiar. Há trilhas para atrativos como bosque, lagos, praça, cascata e a Gruta Lágrima do Tempo.

Como Chegar no Parque Geológico do Varvito:

O parque tem ainda lanchonete, playground, anfiteatro, espaço de exposições e quiosques. O atrativo fica localizado na Rua Parque do Varvito, bairro Pq. Nossa Sra. da Candelária. A visitação acontece de terça à domingo, das 8h às 16h30. A entrada é gratuita!

Praças do Carmo da Matriz

A Praça da Independência , ou Largo do Carmo, possui lindas Palmeiras que desembocam na Igreja do Carmo. Algumas casas ao seu redor formam um exemplo raro de arquitetura do século XIX. Esta praça, bastante arborizada, possui uma feira de artesanato aos finais de semana e parquinho para a criançada. Doceiras e sorvetes em volta da praça fazem também a alegria da família.

O que fazer em Itu-SP 7

A Praça da Matriz possui um charmoso coreto e muitos bancos para sentar e curtir a vida tranquila do interior. É a mais procurada pelas pessoas que querem conhecer os exageros de Itu, pois é nela que estão o semáforo gigante e o orelhão, além das lojas de lembranças. Ao redor da praça está a bela Igreja Nossa Senhora da Candelária (Matriz).

O que Fazer na Praças do Carmo e da Matriz:

A Praça da Independência, conhecido Largo do Carmo, é bem arborizada e cheia de atrativos. Possui um caminho com imponentes Palmeiras, uma bela fonte onde os jatos de água parecem dançar, parquinho para os pequenos brincarem e feira de artesanatos. Um lindo cenário para as fotos. Já na Praça Padre Miguel (Matriz), todos posam em frente ao semáforo gigante que funciona de verdade, e com o enorme orelhão que é um dos cartões-postais da cidade

Curiosidades da Praças do Carmo e da Matriz:

Praça do Carmo – Possui um caminho com imponentes Palmeiras, uma bela fonte onde os jatos de água parecem dançar, parquinho para os pequenos brincarem e feira de artesanatos. Praça da Matriz – Ao redor há lojas de souvenirs, onde os visitantes encontram diversas lembranças bem-humoradas que brincam com a fama de exageros do município.

Como Chegar na Praças do Carmo e da Matriz:

No Centro de Itu ficam as duas praças mais visitadas pelos turistas. Uma fica bem pertinho da outra, permitindo que o passeio não seja cansativo.

Plaza Shopping Itu

O Plaza Shopping Itu foi inaugurado em 27 de abril de 2000. Atendendo a uma região formada por consumidores de Itu, Salto, Porto Feliz, Cabreúva, Indaiatuba, Tietê, São Roque, Capivari, Sorocaba, Boituva e São Paulo, atrai mais de 600 mil pessoas por mês.

O que fazer em Itu-SP 8

Com arquitetura voltada para o bem estar, com jardins, plantas raras, luz natural e cascata com circuito de águas, o Plaza Shopping Itu se tornou o maior centro de compras e lazer da região.

O que Fazer no Plaza Shopping Itu:

O passeio pela cidade não fica completo sem uma visita ao Plaza Shopping Itu. A estrutura oferece mais de 140 lojas para a conveniência dos turistas, algumas especializadas em moda infantil e também brinquedos. Há um parque indoor para a diversão dos pequenos, cinema e uma completa praça de alimentação. Além disso, durante todo o ano, atrações como teatros, exposições, apresentações musicais e ações sociais, complementam as opções de lazer no shopping.

Curiosidades do Plaza Shopping Itu:

Localizado na “Cidade dos Exageros”, o Plaza Shopping monta a maior Árvore de Natal do Mundo em Shopping Center – com 84 metros de altura, em seu estacionamento.

Como Chegar no Plaza Shopping Itu:

O endereço é Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jd. Paraíso. As lojas funcionam de segunda à sábado, das 10h às 22h / domingos e feriados, das 14h às 20h. A praça de alimentação fica aberta todos os dias das 10h às 22h. E o cinema abre todos os dias das 14h às 22h. O estacionamento é pago.

Estrada Parque

A SP-312, denominada Rodovia dos Romeiros, foi inaugurada em 01 de maio de 1922 e é considerado um marco na implantação da malha rodoviária paulista. O apelido dos “romeiros” se deve a forte tradição religiosa das comunidades do interior, que rumam com charretes, cavalos e a pé com destino ao santuário de Pirapora do Bom Jesus.

O que fazer em Itu-SP 9

A arquitetura das sedes das fazendas de café, as edificações simples, a paisagem e as matas de característica Atlântica latifoliada ainda existente ao longo do Rio Tiête serviram de cenário para mais de 60 filmes. Surgiram diversas áreas de três campings, restaurantes, casa de doces, comidas típicas em seu percurso.

O que Fazer na Estrada Parque:

A Gruta da Glória e a antiga usina hidroelétrica são paradas obrigatórias para quem visita o local. Pela estrada você encontra quiosques, mesas e bancos para descanso, bebedouros, lanchonetes e playground. A paisagem principal é o Rio Tietê, que apesar de sujo, atrai a atenção das crianças por sua extensão e força.

Curiosidades da Estrada Parque:

Este conjunto de características específico evidenciou a necessidade de transformá-la, em uma Estrada Parque unindo o trinômio: lazer, preservação e cultura. Esta estrada está inserida na APA- Rio-Tietê criada pela lei em 1991. A estrada ainda não estava inaugurada quando começou a ser usada para passeios, festividades e piqueniques. O próprio Washington Luís e sua comitiva utilizavam a Gruta, em 18 de fevereiro de 1922, para um piquenique. Pouco a pouco, desde os tempos de Washington Luís até nossos dias, a estrada transformou-se em uma imensa área de lazer e ganhou também ares de caminho natural das romarias à Pirapora do Bom Jesus.

Como Chegar na Estrada Parque:

A Estrada Parque de Itu a Cabreúva que se localiza na Rodovia SP-312, Itu a Cabreúva, há um portal, estilo colonial, com indicação “Estrada Parque – APA- Rio Tietê – Itu – SP”. Conhecida também como Rodovia dos Romeiros, Rodovia do Estado, Estrada da Gruta, Estrada de Cabreúva, sua extensão é aproximadamente quarenta e nove quilômetros.

Praça Periscópio

Inaugurada em cerimônia realizada no dia 1º de julho de 2017, a nova Praça Periscópio é um grande espaço aberto para brincadeiras e prática de esportes em Itu. A atração é gratuita, voltada para toda a família.

O que fazer em Itu-SP 10

A elaboração de toda a urbanização do local contou com a participação dos moradores da região, que solicitaram equipamentos de lazer, esporte e cultura. A praça conta com academia ao ar livre, parquinho para crianças, quiosque, sanitários, mesas para jogos, pista de skate e pista de caminhada no seu entorno.

O que Fazer na Praça Periscópio:

A nova Praça Periscópio é um grande espaço aberto para brincadeiras e prática de esportes em Itu. Os pequenos podem aproveitar gratuitamente o dia no parquinho, nas mesas de jogos e na pista de skate. Ou ainda correr pelo gramado e fazer amizades.

Curiosidades da Praça Periscópio:

Sua estrutura oferece também uma pequena academia ao ar livre para se alongar, pista de caminhada, quiosques e sanitários. A infraestrutura é completada com gramado e iluminação. O logradouro público recebeu esse nome em homenagem ao Jornal Periscópio, periódico local com mais de 50 anos de fundação.

Como Chegar na Praça Periscópio:

A praça fica localizada no bairro Jardim Alberto Gomes e tem iluminação para passeios noturnos.

Camping e Fazenda Paineiras

O Camping e Fazenda Paineiras oferece uma completa infraestrutura para você acampar e curtir a natureza. As instalações são amplas e confortáveis, com espaço para mensalistas de chalés e trailers ou pacotes especiais para feriados e temporadas.

O que fazer em Itu-SP 11

Paz, respeito, conforto e contato com a natureza fazem do Camping Paineiras o lugar ideal para aquele acampamento com as crianças!

O que Fazer no Camping e Fazenda Paineiras:

O visitante pode escolher entre as opções de camping, motorhome com estacionamento especial, ou chalés. A diversão é garantida: restaurante, piscinas, trilhas pela mata, lagos de pesca, trenzinho, quadras de tênis e futebol e muito mais fazem da estadia uma deliciosa experiência.

Curiosidades do Camping e Fazenda Paineiras:

O Camping Paineiras dispõe também de local para convenções, reuniões e workshops com acomodações e refeições. O Restaurante abre somente de sexta a domingo em finais de semana comuns, feriados prolongados e no período de férias.

Como Chegar no Camping e Fazenda Paineiras:

O visitante pode escolher entre as opções de camping, motorhome com estacionamento especial, ou chalés. Localizado na Rodovia Marechal Rondon km 115,5 – ITU/SP.

FIM

Hoje o demonstre vai trazer para você, os melhores pontos turísticos de “Itu” com costumes e convivência do povo local. Portanto esperamos que você acompanhe e curta bastante o conteúdo, aproveite e compartilhe com seus amigos para tornar nossa página ainda melhor.