O que fazer em Socorro – São Paulo?

0

Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver. Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas.

Socorro – São Paulo

Socorro é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º35’29” sul e a uma longitude 46º31’44” oeste, estando a uma altitude de 752 metros. Sua população estimada em 2014 era de 39.227 habitantes. Fica às margens do rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira. Atualmente, a economia do município está voltada para o setor de confecções (malharias), agricultura, pecuária e turismo ecológico e de esporte de aventura.

O que fazer em Socorro - São Paulo?O que fazer em Socorro - São Paulo?
O que fazer em Socorro – São Paulo?

Socorro é um dos 19 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

7 Pontos Turísticos de Socorro:

Pedra da Bela Vista

O Mirante Pedra Bela Vista é o parque de atividades de aventura mais alto da cidade e que guarda uma belíssima vista de Socorro e da natureza ao seu redor.

Do alto da Pedra é possível ver a bela Serra da Mantiqueira, além de quatro cidades vizinhas.

O que Fazer na Pedra da Bela Vista:

Um rapel de 15 metros e outro de 98 metros com vista panorâmica para a cidade de Socorro, trekking das grutas, arqueria e slackline são algumas as atividades que você encontra na Pedra Bela Vista.

Curiosidades da Pedra da Bela Vista:

Pizza na Pedra e o Pan de Palo Servida em uma pedra quentinha, a pizza é de massa artesanal, bem fininha. Já o Pan de Palo é uma iguaria trazida dos Andes peruanos, utilizada antigamente pelos povos indígenas para atravessar a Cordilheira. Não deixe de provar.

Como Chegar na Pedra da Bela Vista:

A Pedra Bela Vista é um parque e o valor de admissão é usado para a manutenção das áreas comuns como banheiros e mirante. A Pedra Bela vista está localizada na cidade de Socorro, estado de São Paulo.

Parque do Monjolinho

O Parque do Monjolinho abriga uma das principais Cachoeiras de Socorro, a cachoeira do Monjolinho. Além da cachoeira existem trilhas ecológicas, tirolesa, playground, lanchonete e muito verde.

A Fazenda Santa Maria tem em seu “Grande Sobrado” de 1889 a história viva, onde retrata momentos históricos e como eles influenciaram em toda a história da nação.

O que Fazer no Parque do Monjolinho:

O contato com uma cachoeira traz inúmeras benefícios, como a cura do stress e a renovação de suas energias, que ficam esgotadas com a rotina e correria do dia a dia. E aqui na Cachoeira Saltão um local de natureza exuberante, você encontra a Cachoeira Monjolinho, com 12 metros de altura e de fácil acesso,  que oferece irresistível convite para um delicioso e relaxante banho de ducha natural.

Curiosidades do Parque do Monjolinho:

Ecoturismo é o turismo em localidades com objetivo de explorar os locais com potencial ecológico na Fazenda Santa Maria, desenvolvido de forma conservacionista, procurando conciliar a exploração turística com o meio ambiente, harmonizando as ações com a natureza e oferecendo aos turistas um contato íntimo com os recursos naturais preservados, buscando uma conscientização ecológica e a formação de uma educação ambiental.

Como Chegar no Parque do Monjolinho:

Localizado na Estrada Socorro Munhoz, km 6, s/n, Socorro – SP. Situado em reserva florestal, oferece contato com a natureza e buffet da culinária da roça para passar o dia.

Horto Municipal

O Horto Municipal nasceu da iniciativa da Prefeitura de produzir mudas. Após alguns anos, devido ao belo paisagismo, o local foi transformado em ponto turístico, hoje com vários quiosques para venda de artesanato e playground para as crianças.

Localizado entre o Shopping Moda de Fábrica e a Feira Permanente de Malhas, a área verde funciona como um espaço de preservação com atividades que envolvem os estudantes da cidade.

O que Fazer no Horto Municipal:

Local arborizado, com produção de mudas, playground adaptado, espaço para caminhada e canteiro sensorial. Todos os fins de semana, o Horto abriga uma colorida exposição de artesanato local e possui localização privilegiada entre os principais centros de compras.

Curiosidades do Horto Municipal:

Para os turistas, a dica é ficar atento à feirinha com comidinhas e artesanato que acontece por lá aos fins de semana. O local fica aberto todos os dias, das 7h30 às 17h.

Como Chegar no Horto Municipal:

Localizado na Rodovia Pompeu Conti, 3321 em frente a Feira Permanente de Malhas 13960-000 – Salto, Socorro – SP.

Parque dos Sonhos

No parque dos sonhos, um parque de rara beleza com 600m² com trilhas e cachoeiras, rio e riachos onde você tem a oportunidade de se interagir com a natureza de forma sustentável e segura.

O parque dos sonhos possui grande diversidade de atividades para todas as idades. Entre as principais estão as trilhas ecológicas, circuito de arvorismo, passeios de trator,rapel, espeleoturismo, boiacross e a famosa tirolesa voadora.

O que Fazer no Parque dos Sonhos:

Local adequado para curtir os Esportes de Aventura e a natureza, conta com infra-estrutura para hospedagem e alimentação. Além da maior tiroleza do Brasil (1 Km), você também pode praticar: Arborismo, Bóia-Cróss, Rapel, Escalada entre outros.

Curiosidades do Parque dos Sonhos:

O parque preza pelo conceito de sustentabilidade onde é premiado e ainda tem certificados nas práticas de turismo de aventura pela ABNT. Além disso, está adaptado para atender a todos, independente da idade ou da condição física.

Como Chegar no Parque dos Sonhos:

O parque dos Sonhos é um empreendimento situado em duas cidades: Socorro e Bueno Brandão onde se localiza uma belíssima cachoeira.

Mirante do Cristo Redentor

O Mirante é estrategicamente posicionado num dos pontos mais altos da cidade, deixando a beleza por conta da incrível vista panorâmica de toda a cidade e de cidades vizinhas.

O ponto turístico conta também, desde 2014, com um atendimento turístico, com monitores preparados para dar informações e a localização de hotéis, pousadas, parques de aventura, lojas, empresas, atividades de turismo rural, outros pontos turísticos e demais dados do município.

O que Fazer no Mirante do Cristo Redentor:

O Mirante é um dos locais mais visitados de Socorro, que é estrategicamente posicionado num dos pontos mais altos da cidade. Lá você obtém um vista privilegiada de toda a cidade e algumas cidades vizinhas.

Curiosidades do Mirante do Cristo Redentor:

Bem menor do que a de Poços de Caldas ou Águas de Lindoia e claro Rio de Janeiro, mas a vista é de matar! Lá em cima tem uma lojinha e um pequeno posto de informações turísticas. Como Socorro se orgulha de ser uma cidade com bastante acessibilidade. No entanto que  tem até um elevador para subir até o Cristo! Embaixo da estátua, há uma pequena sala com oferendas.

Como Chegar no Mirante do Cristo Redentor:

Localizado no acesso pela Av. XV de Agosto, próximo ao portal Lions (tem placas indicando!). Funciona de quarta a domingo e feriados, das 9h às 18h.

Gruta do Anjo

A extração de minerais (quartzo, feldspato e granito) iniciada no ano de 1960 pelo pioneiro sr. Clemente Bortolotti, fez surgir ao longo dos anos uma enorme gruta artificial.

Desativada em 1995, suas paredes desenhadas pelas explosões para a retirada dos minérios, formaram figuras
místicas, bastante interessantes e curiosas.

O que Fazer na Gruta do Anjo:

a Gruta do Anjo está aberta para visitação. Além do visual diferenciado e deslumbrante são permitidos em seu interior, passeios ecológicos de pedalinho.

Curiosidades da Gruta do Anjo:

São amplas galerias que podem ser visitadas, onde nascentes e infiltrações de água criaram uma piscina natural, sendo que em alguns pontos chega a ter até 4 metros de profundidade com uma temperatura constante em torno de 10 graus, tornando-se um viveiro natural de carpas.

Como Chegar na Gruta do Anjo:

A antiga pedreira abriga um lago cristalino. Entre novembro e fevereiro, no final da tarde, a luz do sol deixa a água com diferentes cores. O passeio de pedalinho está incluído no ingresso: aproveite para explorar os belos salões espelhados. A Gruta está aberta de terça à domingo das 09:00 às 16:30hs. Segundas apenas feriados. Ingresso por pessoa: R$ 30,00 (Criança até 5 anos, cortesia)

Nascente do Rio do Peixe

O Rio do Peixe é um rio brasileiro que nasce no estado de Minas Gerais e adentra o território do estado de São Paulo. Sua nascente situa-se na Serra da Mantiqueira, no município mineiro de Munhoz.

É o principal afluente da margem esquerda do rio Mogiguaçu, percorrendo o chamado Circuito das Águas paulista. O rio do Peixe atravessa os municípios de Munhoz, Socorro, Lindoia, Serra Negra e Itapira.

O que Fazer na Nascente do Rio do Peixe:

Também conhecido como Centro de Aventura Rio do Peixe, é um dos primeiros estabelecimentos turísticos da cidade com ênfase nos esportes de Aventura. Possui ótimo restaurante com especialidade em peixes.

Curiosidades da Nascente do Rio do Peixe:

O rio possui cerca de 147,2 km de extensão. Em seu trecho inicial (no município de Munhoz) é chamado de rio Corrente, nome alterado para rio do Peixe após receber as águas do rio Cachoeirinha, já no município de Socorro. Apresenta inúmeras cachoeiras de pequeno porte e corredeiras

Como Chegar na Nascente do Rio do Peixe:

Vindo sentido São Paulo/Socorro, passar pelo Portal Colonial seguir em frente passando pelos próximos dois trevos sem entrar na cidade até avistar placas para Munhoz/Corredor Turístico, entrar à direita após passar sobre a Ponte do Rio do Peixe, seguir por mais 6 km aproximadamente.

FIM

Hoje o demonstre vai trazer para você, os melhores pontos turísticos de “Socorro” com costumes e convivência do povo local. Portanto esperamos que você acompanhe e curta bastante o conteúdo, aproveite e compartilhe com seus amigos para tornar nossa página ainda melhor.

Veja também: https://demonstre.com/10-atividades-sobre-socrates/