O que fazer em Teresópolis

Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de ser viver. Em meio a lugares remotos sempre á pontos turísticos que encanta e fascina facilmente, com suas belezas.

Teresópolis

Teresópolis é um município brasileiro no interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 75 km. Ocupa uma área de 770,601 km², sendo que 11,3400 km² estão em perímetro urbano. É a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro e, portanto, uma das de clima mais frio. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 180 886 habitantes., sendo o 19º mais populoso de seu estado.

Formada por três distritos, 49 bairros oficiais e outras localidades mais afastadas do centro urbano, tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, abrigando uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Estadual dos Três Picos, além de ser sede do Centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no bairro da Granja Comary, e de contar com outras edificações com valor histórico, cultural ou ambiental, embora muito da história não tenha sido preservada nesses monumentos.

10 Pontos Turísticos de Teresópolis:

Feirinha do Alto

Iniciada por volta de 1973/1974 por quatro moradores da cidade e um grupo de sul-americanos, que demonstravam seus produtos puramente artesanais em lonas abertas no meio da praça do alto, visando os turistas que visitavam a cidade de ar puro e clima de montanha. Regulamentada pela prefeitura em 1985, transformou-se na maior feira de artesanato do Rio de Janeiro.

São mais de 600 estandes em variados tipos de artesanato em um inacreditável clima de verde, paz, harmonia e alegria.

O que Fazer na Feirinha do Alto:

A Feirinha possui uma grande variedade de trabalhos artesanais e semi-industriais. Seus ramos predominantes estão no vestuário e na alimentação. Entretanto a Feira possui ainda, trabalhos de alta qualidade em MADEIRA, VIME, EMBORRACHADO, FLORES, BIJUTERIAS, PINTURAS, CERÂMICA, BORDADO, TRICÔ, CROCHÊ, e tudo o que a alma criativa do brasileiro imagina nesse recanto de serra. Tudo isso na maior tranqüilidade, higiene e segurança.

Curiosidades da Feirinha do Alto:

A FEIRINHA DE TERESÓPOLIS nasceu do trabalho e da vontade dos milhares de Teresopolitanos que trabalharam e trabalham nela, e de outros milhares que se orgulham da presença da maior feira permanente de artesanato ao ar livre do Brasil.

Como Chegar na Feirinha do Alto:

Está localizada na Praça Higino da Silveira, no Bairro do Alto, em Teresópolis. Funciona aos sábados, domingos e feriados.

Dedo de Deus

O Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos vários monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, que fica localizada na Serra do Mar, entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

O montanhismo no Brasil está intimamente ligado à conquista do Dedo de Deus por José Teixeira Guimarães e pelos irmãos Américo de Oliveira (Acácio, Alexandre e Raul Carneiro), todos teresopolitanos, em 9 de abril de 1912. O pico é um símbolo do estado do Rio de Janeiro, figurando na bandeira e no brasão do mesmo.

O que Fazer no Dedo de Deus:

O pico é um símbolo do estado do Rio de Janeiro, figurando na bandeira e no brasão do mesmo. A partir do pico, em dias claros se pode avistar a cidade do Rio de Janeiro.

Curiosidades do Dedo de Deus:

O Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude e cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É o mais famoso dos monumentos geológicos da Serra dos Órgãos.

Como Chegar no Dedo de Deus:

O pico encontra-se nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na área territorial de Guapimirim, sendo melhor avistado a partir do Mirante do Soberbo, localizado na BR-116, próximo à entrada do município de Teresópolis.

Palácio Teresa Cristina

O Palácio Teresa Cristina é a sede do poder executivo municipal da cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O palácio está situado em uma das avenidas principais do município, circundado pelo Centro Administrativo, Câmara Municipal e casas comerciais e residenciais. 

O edifício, em estilo neocolonial e pintado de rosa, foi inaugurado em 1927 e alvo de remodelações até a década de 1950. Além da administração municipal, já foi sede do Fórum, Câmara Municipal de Vereadores, do Tiro de Guerra, Cartório Eleitoral e de inúmeras outras repartições públicas, inclusive da Secretaria de Agricultura do Estado, da Coletoria Estadual e do Ministério da Agricultura.

O que Fazer no Palácio Teresa Cristina:

O Palácio conta com um teatro municipal, com capacidade para 152 expectadores. Em seu exterior está localizada à Praça Governador Portela, onde costumam ocorrer inúmeros eventos culturais e populares.

Curiosidades do Palácio Teresa Cristina:

O prédio, com linhas em estilo colonial, é considerado como um dos mais bonitos da cidade. Sendo inaugurado em parte na década de 20 e concluída entre os anos de 1955 a 1958. O Paço Municipal, já foi também sede do Fórum, Câmara Municipal de Vereadores, do Tiro de Guerra, Cartório Eleitoral e de inúmeras outras repartições públicas. Tem sido palco de inúmeros movimentos políticos, culturais, artísticos e cívicos.

Como Chegar no Palácio Teresa Cristina:

Situado em uma das avenidas principais do município, no ponto central do Bairro da Várzea, o Teresa Cristina abriga a sede da administração municipal. O prédio, com suas linhas em estilo colonial, é um dos mais bonitos da cidade, segundo especialistas em arquitetura. Inaugurado, em parte, pelo Prefeito Euclides de Aquino Machado, na década de 20, foi concluído na administração do Prefeito José de Carvalho Janotti – 1955 a 1958 – que mobiliou e equipou secretarias, departamentos e divisões.

Cachoeira dos Frades

Cachoeira dos Frades é uma queda d’água localizada no Vale dos Frades em Teresópolis, município do Interior do Rio de Janeiro. Com queda de aproximadamente 10 metros de altura e uma piscina natural, a Cachoeira faz parte do Parque Estadual dos Três Picos, mais precisamente no quilômetro 19 da rodovia RJ-130, conhecida também como Circuito Terê-Fri.

O local, que está a cerca de 20 minutos do Centro, é um dos cartões-portais de Teresópolis, e recebe a maioria de seus visitantes durante a primavera e o verão.

O que Fazer na Cachoeira dos Frades:

Além de uma queda d’água de 10 metros, a cachoeira forma uma piscina natural com águas transparentes e areias brancas em seu fundo. Além disso, ao seu redor há uma mini praia com um grande gramado, perfeito para estender uma canga e apreciar o sol e a natureza.

Curiosidades de Cachoeira dos Frades:

Mais abaixo da cachoeira há uma outra queda, de acesso muito mais difícil. No local há muitas pedras, uma boa área para um descanso e um lanche. Não há bar/lanchonete próximo à cachoeira, portanto, leve seu próprio lanche e água potável. Não se esqueça que é necessário tomar alguns cuidados ao visitar áreas de rios, lagos e cachoeiras.

Como Chegar na Cachoeira dos Frades:

O acesso à Cachoeira dos Frades é feito por uma estrada de chão bem conservada, na estrada Teresópolis x Friburgo, entrando à direita no sentido Friburgo e seguindo cerca de 5km, sem problemas para carros normais. A cachoeira pode ser vista da rua. à esquerda, e é bem fácil de achar. Logo na entrada da estradinha de chão, há uma placa indicativa. Não há muito lugar para deixar o carro no local e em época quente a cachoeira recebe muitos visitantes.

Vila St. Gallen

A Vila St. Gallen é uma réplica de uma pequena cidade européia em Teresópolis (região serrana do Rio de Janeiro). Os cenários são decorados com cuidado, os atendentes se vestem à caráter e o clima da serra complementa a experiência. O passeio à St. Gallen é recomendado principalmente para aqueles que estão iniciando os passos no mundo das cervejas artesanais.

Na Idade Média, os Mosteiros assumiram a fabricação da cerveja e um dos primeiros foi a Abadia de Sankt Gallen, em 613 d.C., na Suíça. E os monges tiveram uma importância enorme no aperfeiçoamento e aprimoramento das técnicas cervejeiras, criando até tabernas. Ele podiam beber até 5 litros de cerveja por dia!

O que Fazer na Vila St. Gallen:

É lá onde a maioria dos turistas e locais vão para curtir um agito, a vila é a reprodução de St. Gallen, uma comuna Suíça-Alemã. Por lá há cervejarias, pubs, cafés e restaurantes típicos alemães, que oferecem desde fondue, racletes, cervejas artesanais, como até shows e músicas ao vivo.

Curiosidades da Vila St. Gallen:

O complexo tem várias atividades com opções de lazer, entre elas o Bier Tour: uma visita guiada para aprender como se produz cerveja, conhecendo a história, os ingredientes e todos os processos de produção da bebida, dentro da própria Cervejaria Sankt Gallen.

Como Chegar na Vila St. Gallen:

A cerca de 1:30h – 90km – da capital carioca, a cidade está a 910 metros de altura e  é cerca da Mata Atlântica, além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual dos Três Picos. Já da estrada, em vários pontos, é possível avistar o famoso Dedo de Deus, um pico na montanha da Serra do Mar que lembra um dedo apontando para o céu e, por isso, recebeu esse nome (o curioso é que o Dedo de Deus, na verdade, está nos limites geográficos do município de Guapimirim… mas é praticamente considerado uma atração turística de Teresópolis).

Mirante do Soberbo

O Mirante do Soberbo, também conhecido como Mirante da Vista Soberba, é um ponto turístico e de interesse geológico localizado na cidade de Guapimirim, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

O Mirante do soberbo é o cartão postal da entrada da cidade de Teresópolis. Tire uma foto com a vista privilegiada da montanha do Dedo de Deus e com a cidade de Niterói e da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro ao fundo.

O que Fazer no Mirante do Soberbo:

Além do Dedo de Deus, pode-se avistar o pico do Escalavrado, a Cabeça de Peixe e outros pontos da Serra dos Órgãos. É possível avistar também a Baía da Guanabara, parte da Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Duque de Caxias), a cidade do Rio de Janeiro e o Grande Rio (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí).

Curiosidades do Mirante do Soberbo:

Próximo ao Mirante, encontram-se o Terminal Turístico Tancredo Neves, a Praça “Senta a Pua” (em homenagem aos combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial) e o monumento a Dona Teresa Cristina, Imperatriz do Brasil.

Como Chegar no Mirante do Soberbo:

Localizado na cidade de Guapimirim, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, as margens da Rodovia BR 116, próximo à divisa com o município de Teresópolis, é a partir deste ponto que avista-se o pico Dedo de Deus, um dos marcos da região, presente nas bandeiras do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Guapimirim, Magé e Teresópolis. O pico também é um símbolo do alpinismo brasileiro.

Orquidário Aranda

Foi em 1985 no bairro do Quebra-Frascos em Teresópolis, cidade serrana do estado do Rio de Janeiro, que uma coleção particular de belas e exóticas flores foi crescendo, encantando e se transformou em compromisso.

Compromisso de proporcionar beleza e satisfação a mais gente, com a qualidade, o carinho e o cuidado ambiental que as orquídeas merecem.

O que Fazer na Orquidário Aranda:

Com mais de 3 mil espécies de orquídeas e bromélias, o lugar também oferece um lindo jardim japonês e um lado ao redor. Vale a pena o passeio!

Curiosidades da Orquidário Aranda:

Hoje, a Aranda Orquídeas marca posição no mercado, oferecendo aos seus clientes todas as possibilidades de negócio quando o assunto é orquídea. Zelamos pela eficiência do início ao fim do processo. Além da qualidade, a diversificação do estoque é mais uma vantagem para um serviço amplo e personalizado.

Como Chegar na Orquidário Aranda:

Em oposição à crescente degradação da flora brasileira, os métodos naturais e criteriosos de produção garantem a procedência e manutenção de centenas de híbridos (cruzamentos) e espécies (nativas), desde a germinação em laboratório próprio até a fase adulta. Está localizada na Estrada Francisco Smolka, s/nº – Quebra-Frascos / Teresópolis – RJ.

Pista de Esqu

É a primeira pista de neve artificial da américa latina. Tenha a chance de praticar o tão sonhado snowboard ou a descida de esqui.

Nada mais nada menos que um parque de diversão, o Magique oferece montanha russa, cinema 5D, roda gigante, fliperamas, trem fantasma, barco viking e muito mais opções.

O que Fazer na Pista de Esqu:

Esse parque de diversões é um passeio perfeito para fazer em família, principalmente com as crianças. Lá está o hotel Village Le Canton, localizado dentro de um castelo medieval que é aberto para o público, e conta com roda-gigante, montanha-russa, bung jump, barco viking, jogos eletrônicos e muito mais.

Curiosidades do Parc Magique & Pista de Esqu:

O parque conta com a Estação de Esqui Mont Blan, com pistas para esqui, snowboard e boias canadenses. E para fechar, você ainda pode contemplar a Fazenda Suíça que o hotel oferece com cavalos, coelhos, porcos, ovelhas, cabras, pôneis, aves e ainda uma fabricação de queijos artesanais.

Como Chegar na Pista de Esqu:

Lá está o hotel Village Le Canton, localizado dentro de um castelo medieval que é aberto para o público. Localizado na Rua Antônio Silva, 300 (Hotel Le Canton).

Beer tour

Já imaginou conhecer o passo-a-passo da produção de uma das cervejas mais apreciadas do país? Da chegada da cevada ao envase, o visitante vivencia o minucioso trabalho dos mestres cervejeiros e descobre as razões que fazem da cerveja um líquido tão especial.

O Beer Tour é gratuito e aberto apenas para maiores de 18 anos. Para agendamento, é necessário nome completo e RG de todos os visitantes. Para uma melhor experiência, são aceitos grupos de, no máximo, 40 participantes por visitação.

O que Fazer em Beer tour:

A visita é dentro do Grupo Petrópolis, onde é fabricada a cerveja Itaipava. O tour é feito pelos modernos equipamentos, em pleno funcionamento, onde temos a oportunidade de conhecer todos os processos, desde as matérias-primas até os produtos finais. E claro, no fim do passeio podemos degustar o chopp.

Curiosidades da Beer tour:

Vale lembrar que o tour é proibido para menores de 18 anos, e que para realizá-lo é preciso fazer um agendamento prévio.

Como Chegar na Beer tour:

Localizado na  Rua Trajano de Paula Filho, 199 – Pedro do Rio – Petrópolis – RJ. Aberto a visitas – Terça a quinta-feira às 15h; Sexta-feira às 10h e 15h; Sábado às 9h30, 13h e 15h.

FIM

Hoje o demonstre vai trazer para você, os melhores pontos turísticos de “Teresópolis” com costumes e convivência do povo local. Portanto esperamos que você acompanhe e curta bastante o conteúdo, aproveite e compartilhe com seus amigos para tornar nossa página ainda melhor.

Add Comment