O que fazer quando o bebê está com febre

0

Você é do tipo de pessoa que perde a calma com facilidade? Imagina se de repente você percebe que seu bebê está com febre? Se for o caso saiba que não precisa entrar em desespero, não precisa ir correndo ao médico.

Cerca de ⅓ das ligações feitas para pediatras e emergências são para tratar de febre em bebês e muitas vezes você pode cuidar disso em casa mesmo, sem ter de enfrentar filas super demoradas.

Vale lembrar que febre não é doença, mas sim um sintoma, ela é um sinal de que algo não anda bem no corpo do seu bebê, portanto fique atento a temperatura corporal do seu bebê e confira essas dicas de como cuidar dele em casos de febre.

O que é febre?

O que fazer quando o bebê está com febre
O que fazer quando o bebê está com febre

Como já foi dito, febre é um sintoma, pode se considerar febre quando a temperatura corporal passa dos 37,5ºc. O aumento da temperatura revela que algo está acontecendo no organismo, o que é um bom sinal. A febre está associada a quadros infecciosos ou inflamatórios e sinaliza que o corpo está em combate.

Para combater alguma infecção o sistema imunológico libera suas defesas e elas circulam melhor se a temperatura corporal aumentar, portanto é uma espécie de defesa do corpo e por isso a febre é tratada como sintoma.

O que fazer para diminuir a febre?

Uma boa alternativa para diminuir a febre do bebê é um banho morno com temperatura de 36ºc. Colocar uma toalhinha de mão molhada em água fria na testa; na nuca; nas axilas ou na virilha do bebê também é uma excelente estratégia.

Você pode contar com as seguintes alternativas:

  1. Retirar o excesso de roupas do bebê;
  2. Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água;
  3. Dar um banho no bebê com água morna;
  4. Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.

Caso essas alternativas falhem, após trinta minutos, então você deve procurar um pediatra para saber se pode dar algum remédio para o bebê. Isso pode ser feito após confirmar que o bebê está com a temperatura acima de 37,8ºc.

Quando ir imediatamente ao médico?

O que fazer quando o bebê está com febre
O que fazer quando o bebê está com febre

É recomendado ir ao hospital, pronto-socorro ou consultar o pediatra quando:

  • O bebê tem menos de 3 meses de vida
  • A febre passa de 38ºC e a temperatura chega rapidamente a 39,5 ºC, indicando uma possibilidade de infecção bacteriana
  • Perda do apetite, havendo recusa da mamadeira, se o bebê dormir muito e mostra sinais de irritação intensa, não habitual, o que pode indicar uma infecção grave;
  • Manchas ou pintinhas na pele
  • Surgirem outros sintomas como o bebê estar sempre choramingando ou gemendo
  • O bebê chora muito ou fica muito tempo parado, sem nenhuma reação aparente
  • Houver sinais de que o bebê está com dificuldade para respirar
  • Não for possível alimentar o bebê por mais de 3 refeições
  • Houver sinais de desidratação
  • O bebê ficar muito apático e não conseguir ficar de pé ou caminhar
  • Se o bebê não conseguir dormir por mais de 2 horas, acordando várias vezes durante o dia ou noite, pois é esperado que ele durma mais, devido a febre.

Caso o bebê tenha alguma convulsão, e começar a se debater, mantenha a calma e deite ele de lado, protegendo sua cabecinha, não há risco do bebê se sufocar com a língua, mas retire chupeta. A convulsão febril normalmente dura cerca de 20 segundos e é um episódio único, não sendo grande motivo de preocupação. Se a convulsão durar mais de 2 minutos, deve-se levar a criança ao hospital.

Quero aprender mais!

Agora que você já sabe o que fazer sobre quando o bebê tiver febre e quer saber mais sobre bebês, leia também: Como vai ser meu bebê.