O que fazer quando o bebê está ressecado

0

Você sabe o que fazer quando o bebê está ressecado? esse é o tipo de problema que acontece de forma comum e que pode prejudicar muito a saúde do bebê.

Os bebês precisam muito da ajuda dos pais em todas as ocasiões e esta ocasião é muito importante ter bastante cuidado, para que nada de errado ocorra com o bebê.

O que fazer quando o bebê está ressecado
O que fazer quando o bebê está ressecado

Os pequenos perdem fluidos corporais mais rapidamente que os adultos. Pais e responsáveis devem ficar atentos para evitar a condição.

A desidratação nas crianças pode estar relacionado a episódios de diarreia, vômitos que podem acontecer pelo excesso de calor ou de febre, que resulta na perda de água pelo organismo.

A desidratação pode também acontecer por causa da diminuição da ingestão de líquidos que pode ser por causa de uma doença viral que atinge a boca e, por excesso de sudorese ou urina, mais raramente.

Sintomas da desidratação

O que fazer quando o bebê está ressecado
O que fazer quando o bebê está ressecado

Os bebês e as crianças ficam mais desidratadas do que adolescentes e adultos, pois eles perdem bem rapidamente os fluidos corporais. Os sintomas da desidratação são diversos, que podem pedir um bom tratamento, eles são:

  • Afundamento da moleira do bebê;
  • Olhos fundos;
  • Diminuição da frequência urinária;
  • Pele, boca ou língua seca;
  • Lábios rachados;
  • Choro sem lágrimas;
  • Fraldas secas há mais de seis horas ou com urina amarela e com cheiro forte;
  • Criança com muita sede;
  • Comportamento fora do habitual, irritabilidade ou apatia;
  • Sonolência, cansaço excessivo ou alteração dos níveis de consciência.

Sempre se mantenha atento a esses sintomas e sempre procure um especialista, que no caso seria um pediatra, para que ele possa dizer o que na realidade está acontecendo com o bebê, onde ele poderá dar dicas de como melhorar e o que fazer para receber essa melhora rapidamente. Ele fará exame de urina e de sangue para confirmar o quadro.

Como é realizado o tratamento

O que fazer quando o bebê está ressecado
O que fazer quando o bebê está ressecado

O tratamento pode ser realizado em casa e é muito recomendável que o tratamento dê início com o leite materno, deve-se dar muita água, água de coco também é recomendável, sopa, alimentos ricos em águas ou sucos. Ainda, pode usar sais para reidratação oral, que pode ser encontrado em farmácias, mas sempre procure saber mais sobre.

O médico pode ajudar bastante, pois se os sintomas forem diarreia ou vômitos, o médico pode indicar a ingestão de algum medicamento antiemético, antidiarreicos e probióticos, que consequentemente podem ajudar o bebê. Entretanto se for mais grave, o pediatra deverá solicitar a internação da criança, para que medidas sejam feitas, como colocar soro diretamente na veia.

Reidratar a criança

Você pode ajudar a aliviar os sintomas da desidratação no bebê e na criança, promover a sensação de bem-estar na criança, para que tanto ela, como você possa viver em paz, sem nenhum problema. Algumas dicas são:

Quando ele estiver com diarreia, é muito recomendável dar o soro de reidratação oral. Entretanto se ela não estiver desidratada, é bastante recomendável oferecer a metade de uma xícara de soro aos menores com menos de 2 anos. Mas para as crianças de mais de 2 anos é para dar uma xícara de soro para cada evacuação.

Se houver vômitos, os bebês devem tomar uma colher de chá, que possui 5 ml de soro, a cada 10 minutos, para a reidratação do bebê. Já as crianças maiores devem tomar mais do as crianças menores, de 5 ml até 10 ml a cada 2 até 5 minutos. Depois de 15 minutos deve aumentar mais um pouco a quantidade de soro, para que a criança possa conseguir ficar bem hidratada.

O que fazer quando o bebê está ressecado
O que fazer quando o bebê está ressecado

Água, água de coco, leite materno ou alguma fórmula infantil é bastante recomendável e pode satisfazer a sede.

A alimentação pode ser modificada depois de cada dica que foi dita, a alimentação deve ser iniciada quatro horas depois da reidratação oral, sendo recomendados alimentos de fácil digestão para melhorar o trânsito intestinal, por exemplo.

Já para os bebês que se alimentam de leite materno, é essencial que a alimentação continue mesmo quando a criança apresenta sintomas de
desidratação, não modifique essa alimentação.

Já para os bebês que consomem fórmulas infantis, é muito recomendável que seja dada meia diluição durante as duas primeiras doses, de preferência, conjunto com o soro de reidratação oral.

O que fazer quando o bebê está ressecado
O que fazer quando o bebê está ressecado

Qualquer dúvida, procure um especialista, eles podem ajudar bastante nessas ocasiões, nunca negue uma ajuda deles.

Depois de aprender o que fazer, coloque em prática, seu filho necessita muito de cuidados, então ajude-o em momentos assim, para que ele possa viver com um grande bem-estar.

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas, não perca mais tempo, aproveite para ler hoje mesmo nosso artigo sobre: Como ganhar dinheiro com blog.