O que fazer quando o bebê não quer comer

0

O que fazer quando o bebê não quer comer ? Ter um bebê é mágico, cada vez que você olhar para o seu pequeno milagre é impossível não ficar feliz, mas cuidar de um bebê exige um esforço considerável, especialmente quando se trata da alimentação.

Nos primeiros meses de vida a alimentação do seu bebê vai ser feita inteiramente com leite materno, nessa fase ele precisa de muitos nutrientes para crescer forte e saudável, sendo assim é super natural ficar assustada quando seu bebê não quer comer.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que pode causar a falta de apetite no bebê e como você pode lidar com isso, vamos tentar entender juntos o que fazer quando o bebê não quer comer.

Causas mais comuns para quando o bebê não quer comer

O que fazer quando o bebê não quer comer
O que fazer quando o bebê não quer comer

Embora possa ser difícil ficar calma, é bastante comum que bebês passem por essa fase onde eles não estão muito interessados em comer, porém existem muitos motivos diferentes para isso.

Um dos motivos mais comuns é o tamanho do estômago do bebê, em especial quando o bebê é mais pequeno ele tem um estômago minúsculo que vai ficar cheio com facilidade, então ele não come muito e isso pode ser assustador para os pais.

Em outras situações o bebê apenas não consegue se concentrar, nos primeiros meses é comum que o bebê esteja super curioso olhando para todos os lados, sendo assim para que ele consiga comer é necessário um local calmo, sem barulho e sem pessoas em volta.

Normalmente todos estes problemas podem ser resolvidos naturalmente e você não precisa fazer nada, mas existem sim situações onde uma intervenção pode ser necessária, por exemplo:

  • Bebê apático: se o bebê não quer comer mas se mantém animado então não tem problemas, mas quando o bebê começa a ficar sem vontade para nada, esse é o momento de procurar um médico.
  • Falta de atenção: se o bebê não quer comer apenas por estar cheio de vontade de brincar nesse caso você precisa mudar a dinâmica da família para que o momento de alimentação do bebê seja tranquilo.

Nestes casos uma mudança imediata é necessária, porém em geral os problemas podem sumir naturalmente, o mesmo não acontece para crianças com mais de um ano que já desenvolveram gostos mais complexos, nesse caso é necessária uma estratégia.

O que fazer quando o bebê está mal acostumado? 

O que fazer quando o bebê não quer comer
O que fazer quando o bebê não quer comer

Por um descuido ou por falta de experiência é comum que os pais acabam cometendo pequenos erros que ao longo dos primeiros meses vão se acumular para criar no seu bebê manias erradas que podem ser a fonte do problema, se este for o seu caso siga os passos abaixo:

  1. Varie os alimentos, evite que seu filho pegue uma mania por determinados alimentos, assim ele vai aceitar mais facilmente os tipos diversos de alimentos que você pode oferecer.
  2. Evite os lanches fora de hora, se a criança tem acesso livre aos lanches ela nunca vai estar com fome na hora da refeição.
  3. Use legumes e verduras em todas as refeições, você não precisa forçar a criança a comer mas faça questão de manter no prato.
  4. Nada de sucos e refrigerantes, a criança tem um estômago pequeno, se ela tomar esses líquidos não vai sobrar espaço para a comida e pode resultar em obesidade.
  5. Nunca prometa recompensas, seu filho deve comer para matar a fome e não como uma forma de negociar com você.
  6. Se a criança quiser comer com as mãos, não tem problemas, ele vai se divertir e vai comer com mais facilidade.

Seguindo todos estes passos você pode começar hoje mesmo a mudar os hábitos alimentares das suas crianças de uma vez por todas. 

Quero aprender mais!

Agora você já sabe sobre o posicionamento do bebê e o que fazer para se prevenir para o grande dia, que tal saber mais sobre bebês? Leia também: Como tirar catarro de bebê.