Ensinar sobre cidadania pode parecer uma tarefa subjetiva em determinados momento devido as possibilidades que elas podem apresentar como solução para um problema, algumas muito boas, outras nem tanto. Mas a grande questão que o professor deve perguntar a seus alunos é: o que lhe parece certo quando as questões de cidadania?

Você pode transformar este questionamento em uma brincadeira para os alunos, mas não com o objetivo único de entreter, mas sim de incentivar a reflexão. Veja como isso é possível.

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Neste primeiro vídeo Mary explica o que é icnologia e suas variações: Paleoicnologia e Neoicnologia, mostrando a importância dos rastros para ciência.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em algumas dinâmicas efetivas para desenvolver trabalho em equipe nas escolas e outros espaços:

Papo Sério! Como fazer um horário escolar justo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Como preparar a brincadeira: O que lhe parece certo?

O que lhe parece certo

Público alvo: pode ser realizada com crianças maiores, por exigir aos pequenos uma reflexão mais complexa sobre direitos e os deveres.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade e até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.

Recursos: a professora pode usar figuras ou imagens de vídeos para mostrar situações onde desejará obter a resposta dos alunos sobre o que seria correto fazer diante de determinado acontecimento. Passa ser importante usar o caderno dos alunos, para que cada um faça sua anotação, e ao fim da brincadeira, compartilhe o que pode aprender.

Objetivo: o objetivo da brincadeira o que lhe parece certo é fazer as crianças refletirem sobre direitos e deveres de um cidadão. Pode ser complexo em um primeiro momento, mas as crianças precisam saber quais são as atitudes corretas na cidadania, fazendo com que de fato reflitam e possam compartilhar o que entenderam no final da sua aula.

Passo a passo:

  1. Selecione imagens em um papel ou em vídeo e compartilhe a história com os alunos.
  2. Conte uma história em que eles possam associar no final a cidadania, e pergunte quais seriam as atitudes mais corretas e sensatas ao final da sua explicação.
  3. Escute o que alguns possam ter a dizer, como eles reagiriam se a situação acontecesse com eles, deixando o aprendizado mais descontraído.
  4. Faça parecer um jogo de adivinhações, mas no final da aula é necessário ouvir o que cada um aprendeu diante da lição ensinada no dia.

Você pode dedicar sua aula inteira a este tipo de brincadeira, fazendo com que os alunos saim um pouco da rotina de estudos, e ao mesmo tempo tenham uma experiência nova para pensarem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.