O que pode machucar o bebê dentro da barriga

0

Você sabe o que pode machucar o bebê dentro da barriga? A gravidez é um momento lindo na vida de qualquer mãe, mas com toda essa beleza quase mágica sempre vem a necessidade de tomar mais cuidado do que em qualquer outra fase da vida.

Antes de nascer o bebê está em uma posição limitada onde ele pode ser afetado por tudo que acontecer do lado de fora, sendo assim tomar cuidado com a barriga é o básico para garantir uma gravidez saudável.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que pode machucar o bebê dentro da barriga e como você pode se proteger para evitar qualquer tipo de acidente que possa prejudicar o crescimento do seu filho.

Obesidade da mãe 

O que pode machucar o bebê dentro da barriga
O que pode machucar o bebê dentro da barriga

Essa é uma recomendação válida, o controle do peso para quem tem obesidade é um desafio, porém engravidar quanto acima do peso pode trazer consequências para a vida do bebê que vão ter efeito direto na saúde.

Normalmente o bebê que nasceu fruto da obesidade vai ter problemas de glicemia além de nascer maior do que o considerado ideal, nesse caso ele tem mais chances de desenvolver diabetes ainda na infância.

Durante toda a gravidez este bebê vai estar sofrendo com a dificuldade de metabolizar os nutrientes e isso pode causar um estresse cardíaco que vai ser perigoso, nesse caso a dica é evitar alguns alimentos:

  • Doces
  • Refrigerantes
  • Massas

Evitando esses alimentos mesmo estando acima do peso a mãe vai conseguir ter um controle maior do fluxo de açúcar para o sangue do bebê e vai conseguir diminuir o desconforto bem como os riscos durante a gravidez.

Naturalmente o processo de restrição alimentar deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista que possa ajudar a definir porções adequadas individualmente.

Desnutrição 

O que pode machucar o bebê dentro da barriga
O que pode machucar o bebê dentro da barriga

Normalmente a mãe vai sofrer os efeitos da desnutrição mais cedo do que o bebê, porém nem sempre a desnutrição tem relação com a falta de alimentos e por isso a mãe pode não notar o problema.

Nesse caso a desnutrição é causa por uma alimentação desbalanceada que deixa nutrientes em falta e causa desconforto no bebê além de atrasar o crescimento, para evitar a desnutrição é importante seguir este passo a passo.

  1. Procure um nutricionista no começo da gravidez, assim você pode avaliar seu estado de saúde e ter uma ideia mais clara do que é quando comer.
  2. Tenha horários para as refeições, comer na hora certa vai garantir que seu bebê não fique sem os nutrientes que são fundamentais.
  3. Evite comer bobagens, para quem gosta de alimentos gordurosos, frituras, estes alimentos podem encher sua barriga mas não fornecem nutrientes para o bebê.
  4. Diversifique, ter uma alimentação mais variada vai proporcionar ao seu bebê todos os diferentes nutrientes que ele precisa de modo que o crescimento ser mais simples e ele não sinta desconforto com falta de nutrientes.

Seguindo estes passos é possível evitar a desnutrição e garantir que seu bebê fique seguro.

Cuidado com Impactos

Além dos principais inimigos mencionados anteriormente, existe também o risco de impactos, tenha cuidado para evitar quedas e impactos na barriga que podem machucar tanto mãe quanto o bebê.

Evite fazer esforço desnecessário e principalmente nos três primeiros meses tenha o máximo de cuidado para não forçar o corpo uma vez que nesse período a criança está ainda mais frágil.

Por fim, é fundamental evitar o estresse, o bebê sente quando a mãe está nervosa e por isso evite situações de estresse e com isso ofereça ao seu bebê um crescimento mais tranquilo. 

Agora que você sabe o que machuca o bebê dentro da barriga, basta colocar em prática tudo o que aprendeu e garantir uma gravidez mais tranquila.

Quero aprender mais!

Você está devidamente informado sobre as assaduras agora, use essas dicas e cuide bem do bebê, mas que tal saber mais sobre outros cuidados? Leia também: Quando o bebê começa a enxergar.