in , ,

O sapo e o boi – História Infantil

O sapo e o boi - História Infantil 10

O sapo e o boi, trata-se de  uma história que mostra claramente, o perigo de entrar pelo caminho da competição, e dessa forma se dar mal. O sapo, achando que alcançaria o corpo do boi, não cresceu, contudo, acabou tendo um fim trágico.

Ser cobiçoso, ganancioso e nutrir inveja, podem trazer tantas coisas ruins, que não irá valer a pena nenhuma concorrência. Certamente, alimentar sentimentos de disputas,trazem males. Cada pessoa existe para cumprir uma missão, diferente da outra, é isso que nos torna especiais.

O sapo e o boi - História Infantil 1

O sapo e o boi – Fábula de Esopo

 Um certo sapo estava no prado, admirando um forte e lindo boi. Observando aqueles músculos, sua altura e força. O boi, no entanto, comia sua grama tranquilo e feliz. O sapo sentiu tanta inveja, que decidiu reagir, para competir com o imenso animal.

Porém, o sapo era muito pequeno, e aparentemente insignificante perante o imponente boi. Contudo, seu desejo era imenso, de crescer e se tornar como ele. Pensando, no que poderia fazer para supera-lo, então decidiu:

– Já sei! Se eu tentar inflar meu corpo, ficarei maior, dessa forma, estarei forte e mais belo que o boi!

O sapo e o boi - História Infantil 2

Não percebendo o perigo que corria, começou a inflar para ficar maior. Uma rã, que por ali passava, viu o sapo exercitando. Entendendo que ele tentava competir com o boi, comentou com sarcasmo:

– Vejam só ! Não é que você cresceu mesmo, que músculos hein?

O sapo e o boi - História Infantil 3  O sapo e o boi - História Infantil 4

 

– Pois bem, eu estou exercitando! Eu sei que tenho capacidade para superar esse boizinho! Quem ele pensa que é? Eu posso, ser tão avantajado quanto ele, no entanto me faltou oportunidade até agora. Mas, decidi que o irei superar!

– Mas, amigo, não acha que precisa se esforçar um pouco mais? Embora já esteja ganhando massa, no entanto, você ainda não o alcançou!

O sapo e o boi - História Infantil 5

– Não? Quem está maior, eu ou o boi?

– É claro que é ele! Portanto, se esforce mais!

O sapo, como um atleta, começou a inflar mais e mais, e novamente perguntou:

– E agora nobre rã, quem está maior agora, o boi ou eu?

O sapo e o boi - História Infantil 6O sapo e o boi - História Infantil 7

– Ainda é o boi, portanto exercite ainda!

O sapo ficou furioso, e foi inflando mais e mais, até que não suportando o inchaço, acabou  se arrebentando.

O sapo e o boi - História Infantil 8

MORAL DA HISTÓRIA: “Quem tenta parecer maior do que é se arrebenta.”

Autor da Fábula: Esopo –  Adaptação: Eline Costa

Sobre o autor da Fábula: O sapo e o boi – Quem foi Esopo?

Pouco sabemos na realidade, sobre Esopo, alguns dizem que ele não existiu. No entanto, a primeira alusão a esse contador de fábulas, foi feita por Heródoto, que comentou o fato, dele ter sido escravo.

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo,  fez tanto sucesso na Grécia, que o escultor Lisipes, ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas, teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte, por um crime que não cometeu.

Heráclides, do Ponto, um dos sábios da época alexandrina, escreveu explanando, a condenação de Esopo a pena de morte. De maneira suposta, o contador de fábulas, havia roubado um objeto sagrado, e a morte foi a sua punição por completo.

Aristófanes, também deu detalhes do sucedido: Esopo, ao visitar Delfos, aborreceu os habitantes, que eles não trabalhavam, viviam apenas das oferendas consagradas ao deus Apolo. Raivosos, os habitantes plantaram na mala de Esopo uma taça sagrada. Quando o roubo foi descoberto, Esopo recebeu uma punição fatal: foi atirado de um rochedo.

O trabalho de Esopo ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero ( 280 anos antes de Cristo) Ter reunido as histórias contadas. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias. (Fonte: Mundo Genial)

Exercício de leitura- O sapo e o boi – para o Fundamental  l

  1. Quem são os personagens da fábula?
  2. Escreva com suas palavras, o que aprendeu com essa fábula
  3. Anote o nome de seis animais qualquer. Três bem grandes, e três bem pequenos.
  4. Escreva as vantagens e desvantagens que tanto os animais grandes quanto os pequenos possuem. Ex: O elefante é enorme e pode pisar em vários lugares sem se machucar, no entanto, por ser enorme, não pode entrar em todos os lugares.

A formiga é tão leve que pode subir em qualquer lugar, porém, poderá ser esmagada a qualquer momento.

  1. Pesquise e anote no caderno, como é possível fazer um sapo inchar, e por que isso acontece.
  2. Coloque V ou F

(   )  O boi faz parte dos animais mamíferos

(   ) O boi é um anfíbio

(   ) Um sapo, pode  chegar a medir 1 metro e meio de altura

(  )  O sapo  pertence à classe dos anfíbios

Proposta de atividade/dinâmica – o carteiro

Será muito interessante, ao aplicar essa dinâmica, que o professor converse com as crianças, sobre as diferenças que existem entre as pessoas. Elas sempre devem procurar o que de positivo existe em ser diferente.  O carteiro irá mostrar que nem todos são iguais, mas cada um sempre terá sua oportunidade e destaque na vida, se fizerem o bem.

  • Coloque os participantes sentados em círculo.
  • O educador inicia falando: “O carteiro mandou uma carta… (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!”.
  • Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira.

Trabalhe a brincadeira com diversos comando: só para quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul… A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro. 

Outra versão da Fábula: O sapo e o boi

Uma versão diferente da exposta, poderá ser vista abaixo, Portanto, assista e se divirta!

Final da fábula: O sapo e o boi

Gostou da fábula: O sapo e o boi? Temos outras fábulas maravilhosas e exercícios para compartilhar com você. Visite o blog, deixe seu comentário e sua curtida. Contamos com você!

Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos - Poema de bom dia 2

Versos Íntimos, de Augusto dos Anjos – Poema de bom dia

10 Cantigas Folclóricas 2

10 Cantigas Folclóricas