O TCC é realmente importante?

0

O último ano da faculdade é um período de muita alegria, não só para o aluno, mas também para seus amigos e sua família. Afinal é um momento de consolidar todo aprendizado teórico e dispor ao mundo, todo seu conhecimento. Ademais, durante esse tempo somos desafiados a prestar nossa última prova como acadêmicos de graduação e, essa prova é o famoso TCC, esse é o primeiro passo para começar uma vida de “gente grande”.

O TCC é realmente importante?

o tcc realmente importa-

Muitos pensam que o TCC é apenas o último trabalho da faculdade e não deixa de ser, entretanto que a maioria não sabe é que esse “último trabalho” pode abrir muitas portas de trabalho, digamos que rende mais do que uma simples nota de avaliação sobre a capacidade do profissional na área escolhida. Em suma, é o pontapé inicial que a sua carreira precisa, não só para conseguir bons estágios, mas também bons empregos assegurados, ou dependendo da área serve também para ser reconhecido e chamar atenção de possíveis clientes.

Vale ressaltar, que esse trabalho tem como um dos objetivos gerar impacto social ou ambiental, então ao escolher o seu tema além de poder sanar todas as suas dúvidas e a partir daí, quando você se sentir seguro sobre uma das respostas e fazer o seu TCC, você também pode impactar as pessoas de uma maneira positiva e reflexiva, salientando que se esse TCC for bem feito, pode te proporcionar galgar voos altos.

Para ter motivação e iniciar seu TCC com todo gás, se faça essas 5 questões:

  1. Por que você escolheu o seu curso?
  2. O que mais te interessou no curso?
  3. Quais os tipos de trabalhos você realizou durante a faculdade?
  4. Qual é o seu sonho como profissional?
  5. O que pretende alcançar através dessa profissão?

Pare alguns minutos para responder essas questões, elas vão funcionar como um vetor te indicando uma direção. Saiba que certamente, o TCC será mais do que um trabalho final se você o fizer com consciência sobre o que deseja com a sua formação.

Caso tenha ficado alguma dúvida, clique aqui.

O que é TCC?

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, se trata de um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e uma forma de avaliação final de um curso de graduação.

O TCC é feito como dissertação, buscando incentivar o envolvimento do aluno de graduação na área da pesquisa científica.

Geralmente, a aprovação do TCC é um critério para o aluno obter o diploma do curso de graduação. O “Trabalho de Conclusão de Curso” também é requisito obrigatório para outros cursos que não sejam de graduação, como cursos de pós-graduação, cursos técnicos, MBA, entre outros.

A elaboração do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso. Normalmente, é um trabalho individual e no último ano do curso, mas também pode ser feito em dupla ou em grupo. Em qualquer caso, os alunos devem seguir orientações de um professor responsável.

O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado. A avaliação do TCC escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno às questões colocadas. A comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude.

De certa forma, o TCC é como se fosse mais uma das disciplinas que todo aluno deve participar e ser aprovado para que possa obter o certificado de conclusão. Caso não conclua ou não seja aprovado no trabalho ele não recebe o diploma, como em qualquer outra disciplina, futuramente terá outra oportunidade para fazê-lo.

Esse documento deve conter os detalhes dos resultados completos sobre uma pesquisa mais profunda do que normalmente é realizado durante a faculdade. Deve reunir:

  • Informações;
  • Análise;
  • Dados;
  • Gráficos;
  • E Interpretações científicas.

TCC é mesmo algo único, então se ficou alguma dúvida, descubra a fórmula do TCC.

Partes de um TCC

  1. Primeira Parte – Apresentação
    Capa (obrigatório)
    Folha de rosto (obrigatório)
    Errata (opcional)
    Dedicatória (opcional)
    Agradecimentos (opcional)
    Epígrafe (opcional)
    Resumo em língua vernácula (obrigatório)
    Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
    Sumário (obrigatório)
    Lista de ilustrações (opcional)
    Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
    Lista de símbolos (opcional)
  2. Partes Que Devem Conter Os Textos Do Trabalho
    Introdução
    Objetivo Geral
    Objetivo Específico
    Método
    Resultado
    Discussão
    Conclusão
  3. Porção Pós Textual Do Trabalho
    Referências (obrigatório)
    Apêndice (opcional)
    Anexo (opcional)
    Glossário (opcional)

Como fazer um TCC

O TCC não é um bicho de 7 cabeças, é compreensível que assuste a primeira vista, afinal é uma etapa muito importante da sua formação, pois a aprovação nesse trabalho é fundamental. Mas tenha em mente que a estrutura tem três elementos textuais que já são conhecidos desde o ensino médio, que são: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Claro, que não é apenas isso, mas em se tratando da base podemos exemplificar assim, a partir daí é possível esmiuçar em algumas partes, mas antes disso existe a necessidade de escolher o tema que é uma parte de grande importância. E nessa escolha três pontos devem ser considerados:

  • Se você gosta do assunto.
  • Se há conteúdo suficiente sobre o assunto.
  • Se o grau de relevância é de nível acadêmico.

Essas partes são fundamentais, e no curso a fórmula do TCC você saberá como construir essa estrutura detalhadamente.

Estrutura essencial do TCC

Lembrando que a base são os três elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, antes de redigir esses itens “básicos” é necessário definir a estrutura essencial que é dividida em: tema – que nesse ponto já deve estar definido, ponto de pesquisa e objeto geral e específico.

Atualmente, vemos a maioria dos alunos pulando essa etapa, o que infelizmente, pode atrapalhar muito na elaboração de um exímio TCC, além se sentirem perdidos e desnorteados, com isso se perdem e começam pele referencial teórico, bem como a introdução, o resumo e fica uma bagunça absurda.

Ponto de pesquisa

Essa parte define em qual área do seu tem você vai atuar. Por exemplo, se for sobre Indústria 4.0 – IoT, o seu ponto de pesquisa pode ser: qual a aplicabilidade dessa tecnologia? Ou quão eficaz é essa tecnologia? Quais são os resultados gerados pela IoT?

Pois bem, esta parte da estrutura é mais importante do que a decisão do tema, porque o seu TCC, será feiro em cima do ponto de pesquisa. Isso porquê você terá que responder todas essas questões, além das demais que podem surgir no decorrer do projeto.

Objetivo Geral

Essa é a parte mais simples, mesmo que ainda seja fundamental. O objetivo geral é exatamente a resposta do pondo de pesquisa, por exemplo, analisar a aplicabilidade da tecnologia IoT ou definir a eficácia da mesma.

Objetivos específicos

Nessa etapa você irá desmembrar o objetivo geral, de modo que cada objetivo específico tenha algum tipo de ligação. Por exemplo, se o objetivo geral é a aplicabilidade da tecnologia IoT, então os objetivos específicos serão: conceituação, características, objetivos e aplicabilidade.

O ponto inicial de qualquer projeto é a estrutura essencial do TCC, a partir dessa estrutura você conseguirá realizar qualquer trabalho de conclusão de curso.

Introdução do TCC

Depois da estrutura essencial do TCC, algumas pessoas já vão para o Referencial Teórico, mas ainda há muito o que percorrer, a começar pela introdução.

A introdução diz do que se trata o trabalho, qual seu objetivo com o trabalho e porque a sua pesquisa é importante, ou seja, tudo o que você definiu na estrutura essencial você vai utilizar na introdução. Divida em 7 partes:

  1. Contextualização: apresente o seu tema.
  2. Justificativa: explicar a relevância do tema e o impacto que ele pode causar.
  3. Pesquisa: Coloque o ponto de pesquisa que você definiu e explique-o, novamente.
  4. Objetivo Geral: explique seu objetivo geral.
  5. Objetivos Específicos: integre os objetivos específicos ao texto.
  6. Metodologia de Trabalho: Descreva como você fez a sua pesquisa, ressaltando a natureza da pesquisa – descritiva, exploratória, explicativa, fontes de pesquisas primárias e secundárias, os resultados qualitativos e quantitativos e como funcionou a pesquisa.
  7. Estrutura de Capítulos: Muitos estudantes desconhecem essa parte, mas é importante colocar cada capítulo que haverá no seu TCC com um breve resumo.

Estrutura de Títulos

É a hora de montar a estrutura dos títulos do seu TCC, é fácil, rápido e simples.

Cada capítulo do seu projeto de TCC será separado em 3 tópicos menores.

Referencial Teórico

Após todo esse processo a sua base do TCC, está totalmente pronta, agora é a etapa da famosa pesquisa referencial teórico. Para executar essa pesquisa de forma louvável, considere 2 pontos relevantes:

  • Toda pesquisa que fizer, seja em um artigo científico, blog, site, livro ou revista, anote as referências bibliográficas e veja em quantos lugares ela se repete e se procede a veracidade da informação. Certifique-se de tudo o que ler, infelizmente nem tudo o que está descrito na Internet, nos livros e em revista são verossímeis. Além disso, a repetição demonstra a relevância do assunto.
  • Ao pesquisar vá lendo e separando os pontos importantes seguindo a ordem dos capítulos que você já organizou.

Na fórmula TCC, você terá um passo a passo mais minucioso que, certamente, fará do seu TCC um dos melhores.

TCC sem drama – o que fazer?

A primeira pergunta que você se deve fazer é: porque o medo se você já chegou até aqui? Bom, sabemos que toda avaliação assusta, principalmente quando se trata de algo tão importante, como o TCC. Entretanto, você deve se lembrar que você não chegou nesse ponto por acaso, até essa etapa você passou por inúmeras avaliações das mais variadas, enfrentou sua timidez, descobriu suas paixões na área escolhida e por fim tem propriedade para fazer um TCC com maestria.

É fácil falar que é simples, mas na pratica tudo fica um pouco mais difícil, logo é preciso de uma direção que já beneficiou mais de 2150 alunos. Conheça a Fórmula do TCC!

TCC Pronto

Agora que o TCC está pronto, não se esqueça de colocar nas normas da ABNT. Revise todo o trabalho que foi feito, se prepare para apresentá-lo e boa sorte! A capacidade você já tem.

Conheça o Curso a Fórmula do TCC, e faça o melhor TCC da sua turma.

Despedida!

Obrigada pela leitura, espero ter ajudado e boa sorte na elaboração do TCC!

A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.

Frederick Herzberg