O texto literário

0

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de linguagens, e nesse post vamos trabalhar com o “O texto literário”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em diversos textos, que demonstram como estão se sentindo através da arte, da literatura e relacionados.

O texto literário

O texto literário é uma formação textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor.

A classificação de textos, existe a divisão entre duas categorias: textos literários e textos não literários. O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. O texto não literário é frequentemente visto como um texto informativo, construído de forma específica, com linguagem clara e objetiva.

Relações entre produção literária e processo social

Resultado de imagem para Relações entre literatura

A relação entre produção literária e processo social é o encontro de definições onde agrega valores aos trabalhos por meio de leitores e telespectadores, tornando pessoas educadamente em relação a artes e literatura.

Relações entre literatura, outras artes e outros saberes

O estudo comparativo entre artes e obras literárias, fundado na relação interartística, tem se apresentado de forma eficaz quanto à capacidade de envolver e seduzir o leitor, constituindo o ponto inter-relacional para o diálogo entre obras literárias, na perspectiva da intertextualidade, bem como entre a literatura e outros sistemas semióticos artísticos.

Vídeo sobre Relações entre produção literária e processo social:

Concepções artísticas

Resultado de imagem para recepção de textos

A arte é necessária para o ser humano, porque permite expressar os sentimentos, transcender as distâncias, despertar sonhos e criar fantasias. Por isso, a arte deve fazer parte do processo de ensino/aprendizagem da criança, uma vez que possibilita sua incursão e compreensão do mundo que a rodeia.

Procedimentos de construção e recepção de textos

Um processo que envolve as determinações de cada autor, reconstruindo com a base especifica para o desenvolvimento de um trabalho diferente.

Vídeo sobre Concepções artísticas:

Produção literária

Resultado de imagem para Produção literária

A história do livro está intimamente ligada à história da indústria do papel, o trabalho dos estudiosos como autores, ao papel dos copistas, incluindo os calígrafos especializados. O papel substituiu, de forma crescente, a utilização do couro e da camurça. Um facto cultural importante foi a expansão da técnica chinesa de impressão em série. A encadernação também se desenvolveu, adaptando formas artísticas sofisticadas.

Processo social

As bibliotecas desempenharam um papel extremamente importante, muitas vezes destruídas por invasores. As bibliotecas públicas tornaram-se centros de trabalho de copistas e calígrafos. Um dos factores principais que estimularam o desenvolvimento da literatura foi o mecenato oficial.

Vídeo sobre Produção literária e processo social:

Processos de formação literária e de formação nacional

Imagem relacionada

Educação Literária tem como objetivo principal formar o que chamamos de “leitor competente”, aquele leitor que não só decodifica o texto, mas compreende suas múltiplas funções, atribuindo-lhe um sentido e, mais, relacionando-o com as experiências vividas e o compartilhando socialmente.

Vídeo sobre Processos de formação literária e de formação nacional:

Produção de textos literários

Resultado de imagem para literatura nacional brasileira

É uma prática essencial para a formação de leitores e escritores, que, a partir dessa prática, atingem um nível maior de conhecimento crítico do mundo, além de tornarem-se leitores intelectualmente autônomos e humanizados.

Patrimônio literário nacional

A literatura nacional é composta por diversos autores e diferentes obras literárias, sendo que esses autores fazem diversas publicações ao ongo dos anos, foram os que já faleceram.

Vídeo sobre Produção de textos literários:

Relações entre a dialética cosmopolitismo

Resultado de imagem para cosmopolitismo

É a separação didática entre enunciado e enunciação, pela relação entre um conteúdo e uma forma de expressão. O cosmopolitismo dessas narrativas é bastante afinado ao entretenimento ocidental, mas sua forma torna-se também subversiva na sociedade iraniana pós-revolucionária, que se opõe aos produtos da indústria cultural ocidental.

Vídeo sobre Relações entre a dialética cosmopolitismo:

Construção do texto literário em seus gêneros

Resultado de imagem para texto literário em seus gêneros

Os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Gênero épico ou narrativo: No gênero épico ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções, são permeados pela função poética da linguagem. Neles há a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das palavras. De acordo com a definição de Aristóteles em sua Arte Poética, os textos dramáticos são próprios para a representação e apreendem a obra literária em verso ou prosa passíveis de encenação teatral.

formas diversas

Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.

Vídeo sobre Construção do texto literário em seus gêneros:

Representação literária

Resultado de imagem para Representação literária

O surgimento em condições de “semiose colonial” relega a Literatura Moçambicana escrita em língua portuguesa para um estatuto de manifestação cultural periférica, do qual surge uma necessidade de ruptura com a cultura metropolitana de referência e de afirmação de uma identidade própria. Não havendo em Moçambique uma tradição literária escrita que sirva de base para esta afirmação, é em modelos estrangeiros que a literatura moçambicana busca as estratégias textuais para, literariamente, construir os signos da identidade literária nacional.

Estrutura do texto literário

O texto literário enriquece o vocabulário, as concepções, a imaginação e muitos outros atributos que colaboram para o crescimento pessoal e profissional. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Concepções, Estruturas e Fundamentos do Texto Literário, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir um melhor conhecimento nos gêneros literários, através da abordagem de temas como o valor na literatura, as estruturas narrativas, a crítica literária, entre outros assuntos. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

Vídeo sobre Representação literária:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala de O texto literário, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.