Origami – Brincadeira para Aprender Tabuada

0
2225
Origami - Brincadeira para Aprender Tabuada 1

Origami – Como aplicar a brincadeira japonesa nos estudos de matemática

O Origami é uma brincadeira tradicional japonesa, muito incentivadas não apenas para crianças, como para todas as idades. E não é para menos: com uma variedade impressionante de técnicas, os animais de papel são um parte curiosa e incrível da cultura japonesa, atribuindo criatividade e uma simplicidade únicas.

E você pode utilizá-la facilmente na matemática, para dar um pouco mais de incentivo e desafio aos seus alunos. Veja como fazer um bom uso dos Origamis como ferramenta de estudo.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como Utilizar o Origami no estudo de Matemática?

Para aplicar os origamis nos estudos de matemática, é preciso praticar um pouco o modelo usado para tabuadas, para que possa ensinar os alunos da mesma maneira. Faça o download modelo disponível abaixo, tanto para referências como o modelo para impressão, para que consiga usar em sala de aula. Se for adequado, imprima várias cópias para os seus alunos.

Origami Origami

  • Público alvo: pode ser feita com crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental.
  • Idade: crianças à partir dos 7 anos de idade que estejam no ensino fundamental.
  • Recursos: papel para fazer origami.
  • Objetivo: aprender a tabuada através de uma atividade divertida e criativa. Os origamis é uma ótima maneira de trabalhar a motricidade também.

Passo a passo:

  1. O professor reparte as folhas em brancas para todos os alunos.
  2. Faz o passo a passo de como montar o origami na frente da turma.
  3. Cada dobradura deve conter uma conta
  4. Depois de pronto, os alunos devem brincar entre si, e calcular os resultados.

É possível separar uma aula inteira para a aplicação dos origamis nas tabuadas. Desta forma, eles não estarão aprendendo apenas os estudos de matemática, mas praticando a criatividade com as figuras de papel. Aplique em sala de aula, e consiga novas formas de aprendizado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.