Os 7 mais notáveis heróis da mitologia grega

0
1386
Os 7 mais notáveis heróis da mitologia grega 3

Olá amigos, estamos trazendo mais uma vez aqui no demonstre uma lista sobre mitologia, Desta vez mostrando 7 dos mais notáveis e lendários heróis da mitologia grega.

Os 7 mais notáveis heróis da mitologia grega

A Grécia antiga e cheia de segredos, personagens, monstros, deuses, musas, ninfas… São uma imensidade de personagens  incríveis e bem interessantes. Para mais esse post sobre mitologia, decidimos mostra uma lista com os 7 mais notáveis heróis da mitologia grega.

Os heróis são nada mais nada menos que os semideuses, isso quer dizer que os heróis são seres metade humano e metade deus, geralmente mortais, mas com poderes e dons sobre-humanos.

Os heróis são vistos em muitas histórias mitológicas da Grécia antiga. Mostrando e utilizando todas as suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários inimigos e fazerem missões que seriam impossíveis aos seres mortais comuns.

Porém os heróis também apresentavam alguns defeitos típicos dos humanos, sejam defeitos psicológicos e corporais.

Os 7 mais notáveis heróis da mitologia grega – lista

Os heróis são vistos em muitas histórias mitológicas da Grécia antiga. Mostrando e utilizando todas as suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários inimigos e fazerem missões que seriam impossíveis aos seres mortais comuns.

Porém os heróis também apresentavam alguns defeitos típicos dos humanos, sejam defeitos psicológicos e corporais.

vamos a lista com os heróis gregos?

Segue a lista com 7 dos mais notáveis e lendários heróis da mitologia grega:

1 – Heróis da mitologia grega – Teseu

Teseu era um dos mais notáveis heróis gregos, filho de Egeu e Etra ou Poseidon e Etra. Seu nome tem o significado de “o homem forte por excelência”.

Segundo o mito do herói, seu paio não conseguia ter filhos até que ele resolveu ir a procura do deus apolo que o disse “Não desate a boca do odre até que chegue ao ponto mais alto de Atenas “.

Sem entender o rei Egeu seguiu para casa, no caminho para Atenas ele decidiu para em trezena onde reinava pitéu um rei sábio e com poderes divinos.

Egeu contou o oraculo ao amigo, Piteu de imediato entendeu o que queria dizer. Depois de embebedá-lo o rei Piteu fez com sua filha Etra se juntasse com o rei Egeu, mas na mesma noite a princesa teve relações com deus Poseidon.

Egeu com medo da rejeição do seu filho em Atenas decidiu deixar seu filho nos cuidados da mãe deixando uma espada e um par de sandálias.

Teseu já crescido foi em busca do seu pai em Atena, em sua viajem encontrou Perifetes um gigante filho de Hefesto com quem travou uma batalha, esse foi o seu primeiro dos muitos atos incríveis feitos pelo Herói Teseu.

Assim que chega em Atena Egeu o reconhece pelas sandálias e lhe apresenta como filho herdeiro. O ato de maior importância deste grande herói ateniense, foi quando ele conseguiu destruir o tenebroso Minotauro na ilha de creta.

 2 – Heróis da mitologia grega – Aquiles

Aquiles era filho da deusa Tétis e do rei Peleu, seu nome tem o significado de “espírito de vida”, “calor da criação”, “sofrimento do povo” ou “dor da nação”. Ele foi o maior e principal guerreiro da Ilíada de Homero.

Aquiles
Imagem por – Shamelesspride.com – Aquiles

Aquiles foi um herói grego muito importante, ele foi um dos soldados que participaram da guerra de Troia. Apos a morte de pai Peleu a sua mãe o deixou nos cuidados de Quiron, um centauro. Com ele Aquiles aprendeu a lutar.

Segundo um oraculo os gregos descobrem que só iriam ganhar a guerra de troia se Aquiles lutasse junto a eles. Tétis nada satisfeita com isso resolve disfarça-lo de mulher dentre as filhas do rei Licômedes. Mesmo fazendo isso eles conseguiram encontra-lo.

Aquiles mesmo sabendo do oraculo aceita lutar pelo seu povo. Após ser traído por Agamenon, o chefe dos gregos, Aquiles abandona a guerra. Seu amigo Pátroclo foi comandar o exercito em seu lugar, mas foi morto por Heitor o filho do rei de Troia.

Isso deixou Aquiles muito furioso e foi o que o fez voltar para se vingar. Ele também perdeu o seu amigo Antílope o que  o fez ficar ainda mais furioso. Aquiles foi atingido por uma flecha venenosa no calcanhar cujo era o seu único ponto fraco.

A lenda diz que sua mãe ao tentar torna-lo imortal o mergulhou no rio Estinge, que é um dos rios que banham o Tártaro, ela o segurou pelo calcanhar o que fez com que ele se tornasse imortal apenas do calcanhar para cima.

3 – Heróis da mitologia grega – Ajax

Ajax, filho de Télamon e Peribeia, seu nome significa “Que geme ou lamenta”. Foi um dos grandes guerreiros da guerra de Troia.

 

Ele lutou com grande facilidade e coragem na guerra de Troia, era muito forte e ágil, porém tinha um defeito, ele era extremamente teimoso e nunca pedia a ajuda dos deuses durante as batalhas.

Assim como Aquiles ele também foi treinado pelo centauro Quíron, que lhe ajudou a ter boas habilidades em campo de batalha.

Ajax sempre era acompanhado em suas lutas pelo meio-irmão Teucro. Ele lutou duas vezes com o filho do rei de Troia, Hector. Na segunda luta ele conseguiu ferir fortemente o príncipe com uma pedrada.

Outra façanha de Ajax durante a guerra de Troia, foi quando ele conseguiu resgatar o corpo de pátroclo quando estava prestes a ser dado como comida para cães.

Após a morte de Aquiles os heróis Ajax e Ulisses disputaram a armadura mágica do herói que tinha morrido. Ulisses acabou ficando com a armadura depois de uma decisão tomada pela deusa Atena e o conselho.

Ajax ficou muito furioso. Junto com a fúria veio a loucura, o herói nada bem da cabeça, ver um rebanho de ovelhas que imagina ser soldados rivais, ele loucamente ataca as ovelhas matando todas elas.

Depois de acordar de sua loucura ele viu que tinha matado vários animais domésticos sem nenhuma necessidade, triste e zangado com isso tudo, acabou se matando.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

4 – Heróis da mitologia grega – Perseu

Perseu era filho do deus dos deuses Zeus e de Danai, seu nome tem o significado de “filho do fogo” ou “filho da luz”.

A mãe de Perseu, Danai, era uma bela princesa, o seu pai o rei Acrísio visitou um oraculo o qual lhe disse que sua não poderia ter um filho pois se tivesse este iria causar a morte do rei.

Com dedo de que isso acontecesse o rei trancou sua filha em uma torre para que assim ela não engravidasse. Mas isso não impediu que Zeus se apaixonasse por ela, numa tentativa de conhece-la o deus tornou-se em chuva dourada que passou pelas brechas da torre caindo no colo de Danai.

Desta união nasceu Perseu, o rei nada contente com isso resolveu tranca-los em uma arca e joga-los ao mar. Um pescador, depois de muito tempo encontrou os dois e lhes deu abrigo e comida

Perseu já crescido foi enviado pelo rei Polidecto para derrotar o monstro conhecido como medusa. Sem duvida esse foi um dos seus maiores feitos, ele recebeu a ajuda do deus hermes que lhe deu uma sandália alada e da deusa Atena que lhe concedeu um escudo e uma espada.

Sem olhar diretamente aos olhos da medusa ele conseguiu arrancar sua cabeça. na volta  para para casa se apaixonou por Andrômeda, uma bela mulher que estava acorrentada no mar. Com ela teve vários filhos.

Perseu não se importava pelo o que seu avô fez no passado, mas, durante uma competição de lançamento de discos o herói Perseu, sem saber da presença do avô, lança um disco que acaba acertando Acrísio fatalmente.

5 – Heróis da mitologia grega – Belerofonte

Belerofonte, nome de um dos heróis da Grécia antiga. Era filho de Poseidon com uma humana, porém foi adotado por Glauco, seu nome significa “filho de netuno”.

Após cometer um crime o herói grego Belerofonte fugiu para Tirinto, onde passou a servir ao rei Preto e vive em sua proteção.

No entanto a rainha mulher do rei preto era apaixonada por Belerofonte, mas ele sempre recusava as suas investidas até que a rainha decide falar para o seu marido que Belerofonte ficava-lhe fazendo pedidos indecentes.

O rei nada contente fala com o seu sogro, o rei de Lídia, Lobates, para que ele cuidasse da morte de Belerofonte. O rei Lobates o leva a encontro de quimera um monstro terrível que soltava fogo pela boca. O rei acreditava que Belerofonte não conseguiria destruir o monstro por esse motivo o enviou para lá.

Belerofonte foi até o covil da quimera acompanhado por Pégaso, um cavalo alado, Atenas o concedeu uma rédea de ouro para que o herói domasse o animal. Com uma flecha Belerofonte consegue derrotar a Quimera.

6 – Heróis da mitologia grega – Hércules

O maior de todos os heróis gregos, Hércules era filho de Zeus e Alcmena. Possuía uma força incrivelmente gigantesca. Seu nome significa “Aquele que dispensa o calor e a claridade”.

Zeus o tratava como um bastardo pois quando Alcmena deu a luz a ele, Zeus era casado com Hera. Ela tentou mata-lo colocando uma serpente em seu berço, mas ainda pequeno o semideus Hércules consegue estrangular a serpente e salvar também o seu irmão Íficles.

Quando crescido Hércules se casou com Megara e com ela eve vários filhos. Sua madastra Hera não gostando de ver o bastardo feliz, fez com que ele ficasse louco. Durante a sua loucura ele viu sua esposa e seus filhos como inimigos em uma batalha e os matou.

Depois de ter passado a sua loucura , a deusa Atena conta todo o ocorrido. Desde então o herói passa a vagar pela Grécia sem saber o que fazer, até que ele encontra um oraculo que lhe fala que terá que encontrar Eristeu, seu Primo.

Eristeu fala que para ele se redimir pelo ocorrido teria que fazer 12 trabalhos, assim ele seria perdoado. O herói aceita e cumpre os 12 trabalhos.

Os 12 trabalhos de Hércules

1 – matar um leão que devastava o vale da Neméia.

2 – exterminar a quase invencível Hidra de Lerna, monstro de nove cabeças. elas renasciam assim que eram cortadas.

3 – capturar a corça de chifres de ouro e patas de bronze da deusa das selvas, Diana, e levá-la para Eristeu.

4 – capturar o javali de Erimanto.

5 – limpar os estábulos do rei Áugias, onde três mil animais viviam acumulados.

6 – matar as aves de rapina do lago Estinfália. Essas aves eram ferozes, tinham asas negras, cabeças e bicos de ferro.

7 – apoderar-se do touro de Creta.

8 – pegar os cavalos selvagens de Diomedes. Os quais se alimentavam de carne humana e soltavam fogo pelas ventas.

9 – encontrar o cinturão de Hipólita, rainha das amazonas.

10 -Roubar os bois de cor de sangue do gigante de três corpos Gerião e entregá-los a Eristeu.

11 – Vencer o cão Cérbero, guardião do submundo.

12 – Ter as maçãs de ouro das Hespérides.

Depois de ter vencido as 12 tarefas pedidas por Eristeu, Hércules libertou o titã Prometeu, que estava acorrentado a uma rocha.

7 – Heróis da mitologia grega – Atalanta

Atalanta é a única heroína da lista. seu nome significa “Heroína das lendas árcades, quando nasceu foi amamentada por uma ursa”. Isso pois logo quando nasceu foi abandonada no topo de uma montanha sendo encontrada e amamentada por uma ursa.

Seu pai o Rei de Arcádia queria muito ter um filho pois já tinha duas filhas, ma o destino não queria que fosse assim então nasceu Atalanta, nada contente com isso, mandou que a abandonasse no topo do monte partênio.

A deusa Artemis viu a criança sozinha e faminta, eu decidi fazer com que uma ursa a alimentasse. Depois de um tempo ela foi encontrada por caçadores que acolheram e a educaram. assim a jovem cresceu e se tornou muito veloz capaz de competir até com deuses.

Os primeiros frutos da colheita sempre deviam ser sacrificados aos deuses, mas um certo dia o rei Eneus, de Calidon, esqueceu-se do que deveria ser feito e, por isso, Ártemis, furiosa com o acontecido, enviou sobre o seu reino um enorme e furioso javali para destruir as plantações.

O rei chamou vários homens para tentar derrotar o Javali, mas nenhum consegui, a única pessoa que teve a coragem agilidade e força para derrotar o Javali foi a heroína Atalanta. Seu pai vendo o que a filha tinha feito decidiu reconhecer sua paternidade e a acolheu junto com suas duas outras filhas.

FIM

Bom pessoal, obrigado por acompanhar o post até aqui e espero que tenham gostado. não deixe de comentar o que você achou da lista e tudo de bom pra você!

Fontes

 

Obs: Se por um acaso você for dono de alguma das imagens que mostramos aqui e não esteja confortável pelo uso delas, por favor nos comunique imediatamente para assim podermos tirar a imagem. Este blog foi feito com a intenção de mostrar materiais legais para professores pais e alunos, essas imagens deixam o post bem mais interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.