Os blogs como ferramenta de aprendizagem é uma das novas formas de pensar e usar o ambiente virtual. Embora muitos pais achem um pouco arriscado o uso da internet para esse fim, devido a facilidade de distração, o ambiente virtual tem se mostrado bastante eficaz no ensino e aprendizagem. Hoje veremos alguns motivos para apostar nessa tecnologia.

Os Blogs como Ferramenta de Aprendizagem

As diversas tecnologias, e que lê-se internet, estão bastante presentes  em todos os lugares. Isso porque essa oferece milhões de utilizações tanto na comunicação na interação e na busca de informação.

Dessa forma, a internet tem surgido com uma nova utilidade: educacional. Anteriormente,a internet era muito requisitada para pesquisas da escola ou da faculdade. Atualmente o  quadro mudou.

Diversas faculdade são feitas a distância. Essa característica ocasiona uma mudança de paradigma o que se refere a abordagens de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, podemos destacara o papel dos blogs como ferramenta de aprendizagem.

Isso porque os blogs destacam-se por criar uma oportunidade de criar essa relação entre o transmissor e o receptor da informação, sem necessariamente ambas as partes precisarem estar em contato pessoalmente. Para isso, é importante que professores adotem estratégias que melhore o processo pedagógico

Motivos para o Professor criar um Blog

1-    Diversão

O caráter lúdico dessa atividade e das demais são sempre um bom motivo para iniciar uma atividade. Dessa forma, podemos depreender que por ser lúdico é algo instantâneo: leu, pensou e escreveu. Podemos inclusive comparar esse ofício com o de um escritor de livros.  Além desse “trabalho” da escrita, o  escritor do blog recebe feedback, por meio dos comentários.

Normalmente, os blog são escritos com uma linguagem mais acessível, o que torna a leitura mais fluída, além de não possuir textos muito longos. Possuí também imagens, vídeos e links fora do site para a leitura e entendimento de tópicos específicos do assunto.

2-     Aproxima professor e alunos

O blog como ferramenta de aprendizagem acaba sendo uma excelente  forma de desenvolver a comunicação com os alunos, o que facilita a troca de pontos de vista, e esclarecimento de dúvidas.

3-   Amplia a aula

Com a conexão com o ambiente virtual, o professor tem a possibilidade de ampliar sua aula. Isso é ótimo pois normalmente os professores possuem limitação de tempo em aulas físicas. Já no blog as aulas tornam-se atemporais, sem falara nas colocações do professor, que podem ser atualizadas a qualquer momento.

Origem dos Blogs – a origem dos blogs na internet!

Por volta de 1997, Jorn Barger, desenvolveu uma plataforma onde as pessoas poderiam relatar o que achasse sobre as diversas coisas presentes na internet. Esse sistema foi nomeado de “weblog”.

O primeiro weblog que ficou conhecido, foi o http://robotwisdom.com . Porém, a moda dos Blogs começou mesmo no ano de 1999. Isso só foi possível devido a milhões de pessoas que começaram a construir blogs sobre variados assuntos, como um diário,  variações de humor, política, resenha de livros e filmes.

Embora tenha havido esse “boom” de criações, os blogs ainda eram bastante precários, esteticamente  falando. Somente, no final do ano de 1999, que as plataformas de hospedagem dos blogs desenvolveram programações para facilitar a vida dos blogueiros e automatizar atributos, como o layout da plataforma.

Blog na escola e sua Contribuição Construtiva na sala de aula

O Blog  é um espaço democrático para troca de saberes. Dentro desse contexto,  essa plataforma pode ser utilizada na educação, como forma de estender a sala de aula para fora do ambiente escola, e aproxima cada vez mais os professores dos alunos.

O Blog tem sido considerado por alguns uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem. E a importância de criar um blog para a área da educação se encontra no aprimoramento das práticas de ensino virtual, buscando sempre compreender a plataforma de forma a  beneficiar tanto a prática docente quanto o aluno.

Dessa forma, podemos listar algumas formas construtivas de utilizar o blog para potencializar o ensino:

  1. O Blog é uma ferramenta de comunicação para temas de interesse em comum
  2. Manter um Blog atualizado e com conteúdo de qualidade garante destaque na área de atuação da sua IE
  3.  A interatividade de um Blog é atrativa tanto para os alunos quanto para quem ainda não escolheu sua Instituição de Ensino
  4. O Blog é uma ferramenta de estudo tanto para alunos e Leads quanto para os autores

Práticas Educativas com os Blogs

O espaço da sala de aula não é o local único e exclusivo onde se pode desenvolver a aprendizagem. Se avaliarmos a história da educação percebermos que foram necessárias mudanças no ensino para melhorar a qualidade do mesmo.

Portanto, as mudanças ocorreram de forma gradual, isso porque para tornar o ensino igualitário e que abarcasse todos foi necessário observar cada realidade, e assim descobrir as dificuldades de cada indivíduo, e como tornar o ambiente favorável para a superação das adversidades.

Além disso, a educação tida como formal sofreu pressões tanto da sociedade quanto das necessidades do setor produtivo para a implementação de novidades no ensino. Dentro desse contexto, é que se insere a utilização das novas tecnologias.

Assim, a educação começou a englobar as novas tecnologias de informação e comunicação, com o propósito de tornar os alunos aptos ao mundo contemporâneo. Dessa maneira, foi inserido os blogs na educação.

Dessa forma, as tecnologias se uniram as formas de ensinar. Essa união garantiu um dinamismo ao conhecimento adquirido. A partir disso, foi possível trabalhar atividades que envolvessem o uso do correio eletrônico, de videoconferências, comunicações virtuais, e a criação de blogs.

Esse último tem um papel especial pois não só estimula o ato da leitura e escrita, mas também amplia as interações entre professores e alunos, de forma que o conhecimento transmitido entre esses atores do conhecimento seja mais horizontal.

Ou seja, não exista uma hierarquia, onde um é detentor total do conhecimento e o outro apenas um ouvinte passivo. Portanto, podemos dizer que o processo pedagógico ficou mais interativo e atrativo

Experiências exitosas de professores que usaram e ainda usam a ferramenta Blog como recurso e apoio para suas aulas!

Para  exemplificar o uso do blog como ferramenta de aprendizagem, analisaremos o uso do blog para ampliar o ensino de língua inglesa no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, por meio do artigo da Solange Lopes Vieira e da Regina Célia Halu. Esse artigo possui um diferencial: o blog foi criado pelos alunos e não pelos professores.

Método

Os alunos do terceiro ao do ensino médio dessa escola criaram um blog educativo(“Solange’s English blog) para publicar as atividades realizadas no decorrer dessa disciplina. Esses alunos possuem entre 15 e 25 anos. Eles desenvolveram atividades do blog baseadas nas atividades presentes no livro didático utilizado pela disciplina.

Tópicos abordados no site

Nesse espaço foram discutidos assuntos durante cada bimestre( 4 no total):

  • Estrangeirismo: debate com os alunos sobre o uso do estrangeirismo (em especial, o anglicismo) na língua portuguesa.
  • Fábulas de Esopo: o reencontro com as fábulas de sua infância, conhecer novas histórias e discutir as diferentes interpretações possíveis e seus significados na vida atual.
  • Gravidez na Adolescência.
  • História da Música Através das Décadas

Atividades desenvolvidas no site

Dessa forma, para cada tema os alunos tiveram uma breve explanação do assunto por meio de filmes, músicas e vídeos, bem como, tiveram um espaço na própria escola para pesquisarem sobre o assunto, e debaterem entre si e com o professor sobre o tema. Por fim, os alunos postaram no blogs suas opiniões sobre os temas debatidos.

Portanto, podemos depreender por meio dessa experiência, e pela analise dos resultados dessa pesquisa, que o aprendizado da turma melhorou significativamente, além de ter estimulado a interação entre os alunos.

Além disso, podemos perceber que os métodos de ensino tidos como padrão não foram abandonados com a implementação dos blogs como ferramenta de aprendizagem, ou seja, forma potencializados.

Obrigado por querer aprender sobre os blogs como ferramenta de aprendizagem!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido sobre os blogs como ferramenta de aprendizagem.

Se você ficou instigado a construir um blog e ajudar os alunos no caminho a aprendizagem, acompanhe a nossa série de post sobre a criação de blogs, que começa aqui.

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.