in

Ambiente virtual e o ensino: os Blogs como Ferramenta de Aprendizagem

Ambiente virtual e o ensino: os Blogs como Ferramenta de Aprendizagem

Os blogs como ferramenta de aprendizagem é uma das novas formas de pensar e usar o ambiente virtual. Embora muitos pais achem um pouco arriscado o uso da internet para esse fim, devido a facilidade de distração, o ambiente virtual tem se mostrado bastante eficaz no ensino e aprendizagem. Hoje veremos alguns motivos para apostar nessa tecnologia.

Os Blogs como Ferramenta de Aprendizagem

As diversas tecnologias, e que lê-se internet, estão bastante presentes  em todos os lugares. Isso porque essa oferece milhões de utilizações tanto na comunicação na interação e na busca de informação.

Dessa forma, a internet tem surgido com uma nova utilidade: educacional. Anteriormente,a internet era muito requisitada para pesquisas da escola ou da faculdade. Atualmente o  quadro mudou.

 

Diversas faculdade são feitas a distância. Essa característica ocasiona uma mudança de paradigma o que se refere a abordagens de ensino e aprendizagem. Dentro desse contexto, podemos destacara o papel dos blogs como ferramenta de aprendizagem.

Isso porque os blogs destacam-se por criar uma oportunidade de criar essa relação entre o transmissor e o receptor da informação, sem necessariamente ambas as partes precisarem estar em contato pessoalmente. Para isso, é importante que professores adotem estratégias que melhore o processo pedagógico

Motivos para o Professor criar um Blog

1-    Diversão

O caráter lúdico dessa atividade e das demais são sempre um bom motivo para iniciar uma atividade. Dessa forma, podemos depreender que por ser lúdico é algo instantâneo: leu, pensou e escreveu. Podemos inclusive comparar esse ofício com o de um escritor de livros.  Além desse “trabalho” da escrita, o  escritor do blog recebe feedback, por meio dos comentários.

Normalmente, os blog são escritos com uma linguagem mais acessível, o que torna a leitura mais fluída, além de não possuir textos muito longos. Possuí também imagens, vídeos e links fora do site para a leitura e entendimento de tópicos específicos do assunto.

2-     Aproxima professor e alunos

O blog como ferramenta de aprendizagem acaba sendo uma excelente  forma de desenvolver a comunicação com os alunos, o que facilita a troca de pontos de vista, e esclarecimento de dúvidas.

3-   Amplia a aula

Com a conexão com o ambiente virtual, o professor tem a possibilidade de ampliar sua aula. Isso é ótimo pois normalmente os professores possuem limitação de tempo em aulas físicas. Já no blog as aulas tornam-se atemporais, sem falara nas colocações do professor, que podem ser atualizadas a qualquer momento.

Origem dos Blogs – a origem dos blogs na internet!

Por volta de 1997, Jorn Barger, desenvolveu uma plataforma onde as pessoas poderiam relatar o que achasse sobre as diversas coisas presentes na internet. Esse sistema foi nomeado de “weblog”.

O primeiro weblog que ficou conhecido, foi o http://robotwisdom.com . Porém, a moda dos Blogs começou mesmo no ano de 1999. Isso só foi possível devido a milhões de pessoas que começaram a construir blogs sobre variados assuntos, como um diário,  variações de humor, política, resenha de livros e filmes.

Embora tenha havido esse “boom” de criações, os blogs ainda eram bastante precários, esteticamente  falando. Somente, no final do ano de 1999, que as plataformas de hospedagem dos blogs desenvolveram programações para facilitar a vida dos blogueiros e automatizar atributos, como o layout da plataforma.

Blog na escola e sua Contribuição Construtiva na sala de aula

O Blog  é um espaço democrático para troca de saberes. Dentro desse contexto,  essa plataforma pode ser utilizada na educação, como forma de estender a sala de aula para fora do ambiente escola, e aproxima cada vez mais os professores dos alunos.

 

O Blog tem sido considerado por alguns uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem. E a importância de criar um blog para a área da educação se encontra no aprimoramento das práticas de ensino virtual, buscando sempre compreender a plataforma de forma a  beneficiar tanto a prática docente quanto o aluno.

Dessa forma, podemos listar algumas formas construtivas de utilizar o blog para potencializar o ensino:

  1. O Blog é uma ferramenta de comunicação para temas de interesse em comum
  2. Manter um Blog atualizado e com conteúdo de qualidade garante destaque na área de atuação da sua IE
  3.  A interatividade de um Blog é atrativa tanto para os alunos quanto para quem ainda não escolheu sua Instituição de Ensino
  4. O Blog é uma ferramenta de estudo tanto para alunos e Leads quanto para os autores

Práticas Educativas com os Blogs

O espaço da sala de aula não é o local único e exclusivo onde se pode desenvolver a aprendizagem. Se avaliarmos a história da educação percebermos que foram necessárias mudanças no ensino para melhorar a qualidade do mesmo.

Portanto, as mudanças ocorreram de forma gradual, isso porque para tornar o ensino igualitário e que abarcasse todos foi necessário observar cada realidade, e assim descobrir as dificuldades de cada indivíduo, e como tornar o ambiente favorável para a superação das adversidades.