Os mais notáveis pensadores da educação

0

Olá pessoal, hoje iremos falar sobre os mais notáveis pensadores da educação, e quais foram as mudanças que ocorreram durante os anos na pedagogia. está lista esta organizada por mapas conceituais da autoria de Graça Santos.

Os principais pensadores da educação

Pensadores da educação: Friedrick Froebel

O pedagogo Alemão Friedrick Froebel (1782-1852), foi um dos primeiros a considerar que o incio da infância era uma fase de muita importância na formação das pessoas. Ele achava as criança especiais, e que elas poderiam crescer como flores em um jardim, então resolveu criar um grande jardim, que o nomeou de “Jardim de Infância”.

Pensadores da educação
Pensadores da educação

Pensadores da educação: Ovide Decroly

O medico e educador belga, Ovide Decroly (1871-1932), propôs uma nova concepção de ensino onde a escola era centrada no aluno, não nos professores ,e que preparasse a criança a viver em sociedade, em vez de apenas oferecer a elas conhecimento, conduzindo o aluno a ter o próprio aprendizado, assim aprendendo a aprender.

Os mais notáveis pensadores da educação 1

Pensadores da educação: Maria Montessori

Maria Montessori (1870-1952), Era especialista na área de pedagogia ao dar destaque à auto-educação do aluno do que no professor como fonte de conhecimento. “Ela entendia que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as chances.”

Os mais notáveis pensadores da educação 2

Pensadores da educação: Johann Heinrych Pestalozzi

Johann Heinrych Pestalozzi (1746-1827), educador suíço, conhecido como o pai da pedagogia moderna, para ele os os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança,sendo assim Pestalozzi garante que a finalidade principal do ensino é levar as crianças a expandir suas habilidades naturais e inatas.

Os mais notáveis pensadores da educação 3

Pensadores da educação: John Dewey

O americano John Dewey (1859-1952), defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumento para o amadurecimento do emocional e racional da criança. Para ele o aprendizado só se dá quando ideias são compartilhadas, e isso só é possível num ambiente onde não há barreiras à livre expressão do pensamento.

Os mais notáveis pensadores da educação 4

Pensadores da educação: Célestin Freinet

Célestin Freinet (1896-1966), desenvolveu as aulas passeios, jornal de classe e criou um projeto de escola moderna e democrática. Junto com seus alunos Freinet construiu diversas atividades pedagógicas, que tinham como objetivo aproximar a escola da vida.

Os mais notáveis pensadores da educação 5

Pensadores da educação: Paulo Freire

Um brasileiro nesta lista!. Paulo Freire (1921-1997), é considerado um dos pensadores mais importantes na história da pedagogia no mundo. ele defendia que o objetivo da escola seria ensinar o aluno a “ler o mundo”, para assim conseguir transformá-lo.

Os mais notáveis pensadores da educação 6

Pensadores da educação: Jean Piaget

O cientista suíço Jean piaget (1896-1980), diferente dos outros, este pensador não tem uma metodologia como ele mesmo gostava de falar, mas as suas descobertas tiveram um grande impacto na pedagogia, onde ele diz que o conhecimento tem limitações, por um lado a criança não tem as condições de absorver tudo, já por outro, mesmo se tivessem, elas não iriam ter interesse.

Os mais notáveis pensadores da educação 7

Pensadores da educação: Lev vygostsky

O psicólogo Lev Vygostsky (1896-1934), pensador importante do campo da psicologia, sua obra ressalta o papel da escola no desenvolvimento intelectual das crianças e é uma das mais estudadas até hoje pela pedagogia moderna.

Os mais notáveis pensadores da educação 8

Pensadores da educação: Fernando Hernández

O Espanhol Fernando Hernández, baseasse nos pensamentos de John Dewey, que defendia a relação da vida com a sociedade. A proposta dada por ele é a reorganização do currículo por projetos, o professor deve deixar o seu papel de vetor de conteúdos para se transformar em um pesquisador e o aluno deve assim passar a ser a pessoa do processo de aprendizagem.

Os mais notáveis pensadores da educação 9

Obrigado por ler até qui!

Espero que tenha gostado desta lista, comentem aqui em baixo no que podemos melhorar!