in , ,

Os viajantes e o urso -História infantil

Os viajantes e o urso -História infantil 6

Os viajantes e o urso, trata-se de uma lição, para aqueles que abandonam o amigo, no momento de maior necessidade. É nos perigos que se pode reconhecer, aqueles que realmente, estão conosco em todos os momentos.

Essa é uma fábula de Esopo, portanto sempre tem ensinamentos. Ela nos alerta sobre o cuidado que precisamos ter, quando convidamos alguém, para nos acompanhar na longa viagem da vida.

Os viajantes e o urso -História infantil 1

Os viajantes e o urso – Fábula de Esopo

Dois amigos resolveram escalar uma montanha. Porém, antes, precisavam passar  pela floresta. Um deles era muito magro e com pernas compridas. O outro bem gordo e com pernas bem curtinhas.

Um caminhava rapidamente, outro porém, possuía dificuldades para andar.  Antes de partirem, foram avisados, que tomassem cuidado, pois muitos viajantes, já haviam visto por lá um grande urso. Um encontro com esse animal, poderia ser fatal, portanto, vigilância era preciso.

Os viajantes e o urso -História infantil 2

Enquanto os amigos distraidamente tentavam pegar uma maçã no alto de uma árvore, escutaram um barulho em meio as folhas secas. Ao olharem para o lado viram quando o urso enorme, pisando com toda força vinha na direção deles.

O temido encontro

O magrelo, com suas pernas enormes, correu desesperadamente e subiu na primeira árvore que encontrou, escondendo-se em meio as folhas. O gordinho, no entanto, sem forças para correr, viu-se em uma situação desesperadora, e não tendo outra opção, caiu no chão e fingiu-se de morto.

Os viajantes e o urso -História infantil 3

O urso foi se aproximando, e ao ver que rapaz não se mexia, chegou perto de suas orelhas e deu-lhe um cheiro!  Ao vê-lo inerte, pensou que realmente estava morto e foi embora, pois ursos não fazem nada se encontrarem um morto.

Após passar o grande susto, certificando-se de que o urso já estivesse longe, o rapaz se levantou. O “amigo” que havia subido na árvore desceu e curiosamente perguntou ao parceiro:

Os viajantes e o urso -História infantil 4

– Estou curioso! O que foi que o urso cochichou em seu ouvido?

– Ele me falou: “Nunca confie em um amigo que te abandone no perigo!”

Moral da história: “ A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade.”

Autoria: Esopo – Adaptação: Eline Costa

Autor da história: Os Viajantes e o urso

Essa fábula é atribuída à Isopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.

Os viajantes e o urso -História infantil 5

 Os viajantes e o urso

Abaixo, você tem uma outra versão da história dos viajantes e o urso.Portanto, a poderá usar, para educar crianças menores. As mesmas, são sempre atraídas pelos desenhos. As crianças com deficiências visuais, também poderão acompanhar as atividades, ouvindo as histórias.

Exercícios de leitura para fundamental I

  1. Escreva com suas palavras o que aprendeu com essa história.
  2. O que o urso fez ao se aproximar do rapaz que se fez de morto
  3. De acordo com o texto, o que o magrelo fez?
  4. Se você estivesse no lugar do magrelo, o que faria? Tem certeza?
  5. Aponte os significados da palavra “cochicho”.
  6. Escreva uma frase sobre amizade
  7. Faça uma linda ilustração sobre a história que você ouviu

Proposta de atividade/dinâmica – Os viajantes e o urso

A proposta de dinâmica para essa atividade, é bastante conhecida, porém um convite a uma brincadeira saudável. Portanto, convide a turma para brincar de morto e vivo, aproveitem e se movimentem.

  1. Basta pedir que as crianças fiquem de pé lado a lado uma das outras.
  2. Quando o professor ou condutor da brincadeira disser: Morto!  As crianças devem abaixar
  3.   Quando disser vivo, elas se levantarão.
  4. As crianças que forem errando, irão saindo da brincadeira.
  5. Dessa forma, ganhará aquela criança que ficar por último.

Fim

Gostou da fábula de Esopo: Os viajantes e o urso? Temos outras histórias infantis com atividades, para vocês desenvolverem com a turminha em sala de aula. Portanto, visitem o blog, e fique por dentro de muita coisa boa, que se posta por aqui.

Não deixe, de seguir a Demonstre nas redes sociais e esteja sempre conectado conosco. Procuramos fazer o melhor para você,portanto, curta a página e sempre esteja nos acompanhando. Estamos sempre buscando novas atividades, porém, nosso trabalho só será compensado com seus carinho e participação. Portanto, não deixe de passar por aqui.

Um super abraço e até breve!

Frases de Albert Einstein 1

Frases de Albert Einstein

5 Atividades com Cardápios 1

5 Atividades com Cardápios