A palavra é… – Brincadeira para Aprender Português

0
1250
A palavra é... - Brincadeira para Aprender Português 6

Brincadeiras para descobrir as palavras certas pode parecer bobo a princípio, mas são muito eficientes. É um incentivo para que o aluno se permita descobrir novas palavras, e uma oportunidade única para que ele possa aprender de uma forma a procurar mais sobre a própria língua, se desenvolvendo como pessoa e estudante.

Essa é a proposta da brincadeira de hoje. E a palavra é…

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como preparar a Brincadeira “A Palavra é…”

A brincadeira é bem parecida com aqueles programas de palco da televisão, com a ideia de divertir o aluno. Veja como você pode fazer.

A palavra é

Público Alvo: crianças, pré adolescentes e adolescentes

Objetivo: esta dinâmica é ótima para estimular a criatividade do aluno e seu raciocínio rápido para pensar nas palavras e escrevê-las da maneira correta. Como envolve toda a turma, que é subdividida por fileiras, é um modo de promover uma competição saudável e que resultará em aprendizado.

Recursos: para essa brincadeira serão necessários folhas de papel em branco, pautadas e numeradas de uma a vinte.

Passo a passo

  1. O professor entregará a folha para o primeiro aluno de cada fileira.
  2. Em seguida dirá uma palavra e o primeiro aluno de cada fileira deverá escrever o maior número possível de palavras começadas com a primeira letra.
  3. Ao ouvirem a Segunda palavra, dada pelo professor, todos devem passar o papel para o colega de trás que escreverá também o maior número de palavras começadas com a primeira letra. E assim sucessivamente.
  4. A fileira que completar a folha numerada será a vencedora.

Gostou da brincadeira? Quer ver mais outras brincadeiras dentro desse estilo por aqui? Deixe nos comentários, vamos trazer muito mais jogos para você animar seus alunos e assim ter um ambiente escolar mais sossegado. E aqui, palavra é… Divirta-se! Até a próxima aula, um forte abraço, e muitas boas aulas para você!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.