Parecer descritivo - educação infantil

Parecer descritivo – educação infantil

O parecer descritivo é  um  documento que  substitui a  avaliação para as crianças de  zero a seis anos de idade. Dessa forma, o parecer descritivo deve conter uma  análise do desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional e físico de cada criança .

Na Educação Infantil, esse documento é de suma importância, pois é a  partir dele que  podemos reconhecer  o crescimento  e  as  eventuais  dificuldades enfrentadas por cada uma das crianças .  Além disso, o parecer descritivo serve de documento de acompanhamento para os pais .

O que  preciso saber para escrever um ótimo parecer descritivo ?

Um bom parecer descritivo deverá conter os aspectos integrais da criança , mas para não  se perder ou  não parecer muito extenso o ideal é que se divida o parecer em  diversos aspectos , como por exemplo : aspectos cognitivos , sociais , emocionais  e físicos.

Assim, separamos alguns modelos de pareceres para que você possa entender melhor esse conceito.

Parecer Descritivo – Aspecto Cognitivo

Os aspectos  cognitivos  referem-se as  atividades, propriamente dita, que são passadas em sala e como  cada criança absorve cada conteúdo . Vejamos um  exemplo :

“Observando o desempenho do aluno(a) __________________, foi possível perceber o seu avanço  em relação aos aspectos a seguir:

Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.”

Parecer Descritivo – Aspectos Sócio – afetivas

Nesta fase é importante descrever como a criança tem se desenvolvido em relação a interação aos colegas e ao grupo de forma geral  e ainda, como lida com as suas emoções. Exemplo de parecer descritivo neste aspecto:

Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.  Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

Parecer Descritivo – Aspectos Físicos ou Motores

É importante observar o desenvolvimento  físico das suas crianças , bem  como a capacidade motora e de locomoção.

Consegue movimentar-se bem (pular, correr, saltar, arrastar), controla tranquilamente seus movimentos, tem consciência do seu corpo e consegue expressar-se graficamente.Quando modela cria formas diferentes, tem bom domínio motor. Apresenta boa motricidade fina (pintar, colar, amassar). Orienta-se bem no espaço e tempo.

Dicas importantes :

  • Cada aluno é único e diferente, então não existem pareceres iguais;
  •  O parecer descritivo é documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;

Veja também :

 

Plano de Aula Educação Infantil

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.