Você já ouviu falar sobre Pediatra Online? Se você faz pesquisas recorrentes sobre a saúde do seu filho conheça essa nova proposta.

Pediatra online

Uma das escolhas mais difíceis para as mamães, principalmente as de primeira viagem é a escolha do pediatra, uma escolha importantíssima que deve ser feita antes do nascimento do bebê. No entanto, essa escolha deve ser feita após muita pesquisa e indicação, além disso é fundamental sanar algumas dúvidas com profissionais da área.

Os pediatras recomendam que você encontre um pediatra para o seu bebê por volta de 32 semanas de gestação, com isso deverá fazer uma consulta para esclarecer dúvidas e clarear sua direção para das os próximos passos.

A escolha do pediatra nesse momento é indicado para que as mães tenham conhecimento sobre mais dicas de cuidados com o recém-nascido e para sanar algumas dúvidas sobre o nascimento e os primeiros dias de vida. Porém nem todo mundo tem essa possibilidade, nesses casos podem contar com o pediatra online, que devido a tecnologia veio para ajuda as mães e pais porque além poupar tempo, o custo benefício é muito maior.

É provável que ainda não seja familiar esse tipo de consulta por ainda se tratar de novidade aqui no Brasil, entretanto nos EUA é muito utilizado por conta dos inúmeros benefícios.

O pediatra online pode ser definido como um site ou vários sites nos quais são gerenciados por profissionais da saúde, ou seja, são administrados por pediatras que prestam serviço de informação, que evidentemente são mais seguras do que pesquisas alheias no Google, visto que há sites e blogs sérios, mas também há os que postam notícias falsas ou sem embasamento.

O pediatra online faz consultas prévias, responde à dúvidas dos pais, sejam sobre sintomas que os bebês apresentam ou sobre doenças, contudo é recomendado que se for problemas de saúde o mais aconselhável é levar o bebê ao médico.

A exemplo de pontos que podem ser esclarecidos pelo pediatra:

  • Banho;
  • Troca de fraldas;
  • Cuidados com pele;
  • Assaduras;
  • Vacinas após o nascimento;
  • Cólicas;
  • Limpeza umbilical, entre outros.

Caso queira conhecer mais sobre esse serviço, clique aqui.

Escolhendo o pediatra do seu filho

No Brasil, o relacionamento mãe e filho é ainda mais forte que nos outros países, geralmente as mães querem seus filhos sempre à vista e isso é demonstrado em diversas situações. Porém com relação à escolha do pediatra as mães em todo o mundo são iguais, querem o melhor para o seu filho, então recorrem ao médico da família, pedem indicações ao ginecologista, buscam reviews na internet e principalmente conversam com outras mães sobre os pediatras.

Tendo em vista que podem vir recomendações de várias pessoas, o ideal é considerar certos aspectos importantes na hora de escolher o pediatra do seu filho. Os principais fatores que não podem de maneira alguma serem descartados são:

  • Confiança: certamente, para dispor a saúde de seu filho nas mãos de qualquer que seja o profissional, existe confiança. Então, além de escolher um profissional renomado você deve escolher aquele que te desperte confiança.
  • Experiência: todos os médicos, sem distinção, passam muito tempo estudando e praticando, o que traz muitos conhecimentos, contudo ao escolher o pediatra do seu filho recomendamos optar por um com uma boa experiência profissional, com pelo menos 5 anos de trabalho com bebês e crianças.
  • Custos: acreditar que quanto mais caro o pediatra cobrar,l melhor será o seu atendimento, é uma ilusão. Portanto, defina seu pediatra pela competência, mas antes análise as suas finanças para não ter que eventualmente, trocar de pediatra, afinal as consultas serão periódicas e recomenda-se que o pediatra acompanhe seu filho desde o nascimento até a adolescência. Veja também se o médico tem essa disponibilidade.

Se quiser saber mais sobre essa escolha, conheça o projeto Pergunte ao Pediatra.

Dia do Pediatra

A pediatria é uma área imprescindível na medicina que nasceu em 1722, na Suíça quando o médico Theodore Zwinger perceber que os sinais e sintomas de uma mesma doença que acomete tanto a criança como adultos se apresentam diferentes na forma e no conteúdo, afinal a criança não pode ser vista como a miniatura do adulto, mas sim como um ser em formação, o que de fato é.

A partir daí surgiu um novo domínio da medicina, que passou a despertar muita atração vocacional nos jovens que optam pela medicina como profissão, por isso o resultado é visível no Brasil.

Em 1910, foi criada a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que tem como objetivo a saúde na infância e adolescência, e a devida valorização do pediatra como especialista diferenciado para cuidar desse grupo etário.

O Dia do Pediatra é celebrado em 7 de Julho, a data na qual foi criada a SBP. Esse dia é fundamental para a preservação, valorização e incentivo da área de pediatria, saiba mais.

Dentista Pediatra

O Dentista Pediatra ou odontopediatria é muito comum e utilizada aqui no Brasil, afinal quem tem filhos, certamente já os levou a uma consulta com um dentista pediatra para cuidados e prevenções na saúde bucal.

A melhor parte disso é que não há necessidade de migrar para outro especialista, quando a criança chegar na adolescência, porque apesar de ter o foco na área infantil, lembra-se que antes de se tornar especialista o dentista estuda todos os campos da odontologia quando se forma cirurgião.

Além disso, o profissional dessa área não só ajuda a tirar as dúvidas sobre a troca dos dentes de leite e como realizar a escovação correta, como também pode fazer o acompanhamento mais profundo.

O que muitos não sabem é que a odontopediatria recomenda que o tratamento da saúde bucal comece quando a criança ainda está na barriga da mãe. Portanto podemos assim dizer o dentista pediatra é o futuro do sorriso.

Se restou alguma dúvida sobre dentistas pediatras, pergunte ao pediatra online.

Você conhece a Teoria das Gerações? Veja neste vídeo os desafios das gerações na escola e como vencer:

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Gastro Pediatra

Se seu filho tem um problema digestivo, no fígado ou problema nutricional, um gastroenterologista pediátrico tem o conhecimento necessário para tratar seu filho. Problemas digestivos, hepáticos e nutricionais em crianças geralmente são bem diferentes daqueles observados em adultos. Logo o treinamento especializado e experiência em gastrenterologia pediátrica são importantes.

Os gastroenterologistas pediátricos tratam crianças desde o período neonatal até a adolescência. Eles escolhem fazer do cuidado pediátrico o núcleo de sua prática médica, que fornece uma vasta experiência especificamente no cuidado de bebês, crianças e adolescentes.

Gastroenterologistas pediátricos geralmente fornecem tratamento para o seguinte:

  • Sangramento do trato gastrointestinal;
  • Intolerância a lactose;
  • Alergias ou intolerâncias alimentares;
  • Doença do refluxo gastresofágico grave ou complicada (refluxo ou DRGE);
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Síndrome do intestino curto;
  • Doença hepática;
  • Dor abdominal aguda ou crônica;
  • Vômito;
  • Constipação crônica;
  • Diarreia crônica ou grave;
  • Insuficiência pancreática (incluindo fibrose cística) e pancreatite;
  • Problemas nutricionais (incluindo desnutrição, falha de crescimento e obesidade);
  • Distúrbios alimentares;

Os gastroenterologistas pediátricos são especialmente treinados para realizar testes diagnósticos do sistema digestivo de uma criança. Tire suas dúvidas com o pediatra online.

Especialidades Médicas Pediátricas

Muitos estudantes de medicina sabem intuitivamente se estão interessados em pediatria. Eles entendem as crianças e têm uma paixão em ajudar as crianças a se tornarem o mais saudáveis possível.

Dentro da pediatria, existem muitas subespecialidades que abordam os desafios únicos enfrentados por bebês, crianças e jovens adultos. Cada uma dessas especialidades pediátricas tem seu próprio foco, e várias são reconhecidas pela Sociedade Brasileira da Pediatra. Aqui estão alguns dos mais comuns:

Neonatologia

Os neonatologistas cuidam de bebês prematuros, incluindo recém-nascidos com defeitos congênitos, infecções e outras complicações relacionadas ao nascimento. Eles também estão envolvidos no cuidado do bebê no útero se um problema é identificado antes do nascimento.

Cardiologia

Cardiologistas pediátricos cuidam de crianças com defeitos cardíacos congênitos, doenças cardíacas adquiridas, como doença cardíaca de Kawasaki e reumática. Eles também desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardíacas decorrentes da obesidade infantil.

Hematologia / Oncologia

Os cânceres infantis compreendem menos de 1% de todos os cânceres diagnosticados por ano, de acordo com a American Cancer Society, mas sua proeminência continuou a aumentar nas últimas décadas. Os hematologistas / oncologistas pediátricos usam seus conhecimentos para tratar crianças e salvar o máximo de vidas possível, além de proporcionar às famílias esperança para o futuro.

Cirurgia pediátrica

Embora os cirurgiões adultos se concentrem principalmente em uma área de especialização, os cirurgiões pediátricos são incumbidos da fluência em uma variedade de procedimentos cirúrgicos. De problemas de estômago a plásticos, os cirurgiões pediátricos lidam com vários procedimentos diferentes.

Médico de emergência

A pediatria de emergência oferece atendimento agudo e salvador de vidas para crianças e jovens que sofreram acidentes graves, envenenamentos, afogamentos, ataques de asma, convulsões e condições que precisam de atenção imediata e urgente. Eles normalmente trabalham em salas de emergência que dispõem de recursos para cuidar de crianças, como um pronto-socorro especializado em crianças ou um hospital infantil.

Pneumologia

Os pneumologistas pediátricos tratam crianças e adultos jovens com asma crônica, fibrose cística, apneia e outras doenças do pulmão e do sistema respiratório.

Das muitas especialidades pediátricas, cada uma desempenha um papel crucial para aliviar o fardo de doenças, doenças e lesões. Cuidar de crianças doentes, ajudá-las a recuperar a boa saúde para um futuro feliz ou até mesmo permitir que elas desapareçam confortavelmente, todos são esforços recompensadores para os médicos que amam as crianças.

Restou alguma dúvida? Tire suas dúvidas com o Pediatra Online.

Checklist para fazer com o pediatra do seu filho

Depois de limitar a pesquisa a alguns candidatos selecionados, é hora de agendar compromissos com eles. Durante sua conversa, não deixe de fazer estas perguntas importantes:

  • Você aceita meu plano de seguro?
  • Você estará disponível em torno da minha data de parto?
  • O que acontece se você não estiver disponível (quando estiver em férias ou em compromissos regulares)?
  • Existe outro pediatra para cobrir você?
  • Com que hospital você é afiliado?
  • Você será capaz de visitar o primeiro dia de check-up?
  • Você será o único a nos atender?
  • Quais são as suas horas de expediente?

  • Ainda podemos entrar em contato com você durante o horário não comercial para emergências?
  • Qual é o seu cronograma típico de atendimento ao bebê?
  • Você é capaz de fazer trabalho de laboratório padrão ou vacinas em seu escritório?
  • Qual é o tempo de espera típico para um compromisso padrão?
  • Se meu bebê ficar doente, você estará disponível para consultas no mesmo dia?
  • Com quanto tempo de antecedência precisamos agendar compromissos de rotina do bebê?
  • Qual é a sua política de atraso ou cancelamento para consultas?

Caso tenha mais dúvidas ou não saiba o que mais perguntar converse com o Pediatra Online, que certamente será orientado(a).

O que perguntar ao pediatra

Se este é seu primeiro bebê, você provavelmente está explodindo com perguntas sobre o seu pequeno. Aqui está uma lista de perguntas comuns para você começar. Imprima e leve para o próximo check-up de seu filho.

  1. Alimentação do bebê
    Estou amamentando meu bebê; existem medicamentos, alimentos ou bebidas que devo evitar?
    Há algum alimento que melhore o leite materno?
    Estou amamentando meu bebê; qual fórmula você recomenda?
    Com que frequência meu bebê deve der amamentado?
    Quanto devo alimentar meu bebê em cada sessão?
  2. Acalmar o bebê
    Quais são algumas maneiras de acalmar meu bebê chorando?
    Devo oferecer ao meu bebê uma chupeta?
    Devo deixar meu bebê dormir no balanço?
  3. Perguntas sobre cuidados com o corpo do bebê
    Como devo cortar as unhas do meu bebê?
    Quantas vezes devo dar banho no meu bebê?
    Que tipo de sabonete / xampu devo usar no meu bebê?
    O que devo usar para tratar assaduras?
  4. Perguntas sobre o sono do bebê
    O que você recomenda como o melhor ou mais seguro fazer o bebê dormir?
    Como devo vestir meu bebê para dormir?
    Quanto meu bebê precisa dormir?
  5. Questões Nutricionais
    Quando devo começar a alimentar meu bebê com alimentos sólidos?
    Quais alimentos devo deixar de dar ao meu filho antes que ele complete um ano de idade?
    Quais são os sinais comuns de alergia alimentar?
    Devo dar ao meu filho um multivitamínico diário?
  6. Questões de saúde / segurança
    Quanto tempo devo esperar antes de deixar que os visitantes segurem meu bebê recém-nascido?
    E se meu filho ficar doente em um fim de semana?
    Qual é o protocolo no caso de uma emergência médica?
    Quais são algumas maneiras alternativas de reduzir a febre?
    Quão alto é alto demais para uma febre?
    Quando meu bebê pode ficar de frente no assento do carro?
  7. Questões gerais
    Qual é a sua posição na circuncisão de rotina?
    Qual é a sua política de antibióticos?
    Há algum filme ou livro para pais que você recomende?

Conheça mais sobre o Pediatra Online.

Despedida!

Gratidão pela sua disposição em ler este artigo, espero que tenha te ajudado e até a próxima.

Enquanto tentamos ensinar nossos filhos sobre a vida, nossos filhos nos ensinam o que é a vida!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.