Peixe Pacu – Brincadeira Indígena

2
1910
Zarabatana - Brincadeira Indígena 4

O peixe Pacu é parte de uma família de peixes que são muito conhecidos e abundantes nas regiões do Mato Grosso, no Amazonas e na região da Bacia do Prata, todos locais com grande incidência de índios, que faziam destes animais uma de suas fontes de alimentação.

O Peixe Pacu é tão popular, que rendeu uma brincadeira entre os pequenos indígenas. E é desta brincadeira na qual iremos falar hoje.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como se brinca de Peixe Pacu?

Com apenas uma vareta grande o bastante para uma criança, é possível realizar o jogo sem grandes problemas. Porém, é preciso um amplo espaço para que ela seja aproveitada de acordo. Em locais que tenha água, como lagos e rios calmos, por exemplo, fica melhor ainda.

Peixe Pacu
Público alvo: as crianças e principalmente adolescentes que gostam de se divertir.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Pessoas de idade mais avançada como ocorre com os adolescentes de 16 anos, também podem participar.

Recursos: a brincadeira precisa ser realizada em um ambiente com espaço bem amplo, para correrem ao longo de toda extensão. Além disso, será necessário uma vara para fingir pescar os jogadores.

Objetivo: “pescar” os jogadores com um pedaço de pau, ou com uma vara de pescar enquanto todos eles correm em grupo para fugir, o que for pescado perde a brincadeira.

Passo a passo

  1. A brincadeira do peixe pacu consiste em um grupo do qual é composto por até 8 ou 10 pessoas, sendo que um dos participantes será o escolhido para ser o pescador que terá que correr atrás dos jogadores para conseguir pescá-los.
  2. Os jogadores devem correr para não serem atingidos pela vara.
  3. A brincadeira acaba quando todos os jogadores forem atingidos.

Esta é uma brincadeira adequada para os intervalos dos alunos. Mas se preferir, você pode aplicá-la como um método de ensino para que conheçam mais da cultura indígena. No dia do Índio, ela fará ainda mais sentido.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.