Olá, pessoal! Hoje teremos Marcos Cavalcanti, POETA potiguar, declamando sua poesia Pendão, dedicada à Manuel Bandeira, no poema de bom dia.

Poema Pendão, de Marcos Cavalcani – do Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Vídeo do poema de bom dia – Marcos Cavalcanti – Pendão

Abaixo, o vídeo de declamação do poema, por Marcos Cavalcanti.

A seguir, o poema na íntegra.

Pendão – Marcos Cavalcanti

Manuel Bandeira

De bandeiras rasgadas,

De conversas fiadas ou afiadas

Afiançando a vida

Nos monturos de lixo das Pasárgadas,

Reconhecendo o bicho-homem

Roedor de vidas amortalhadas.

Manuel de bandeira universal,

De uma tosse pura e corrosivamente carnal.

Bandeira dos manuéis,

Bandeira dos bordéis,

Bandeira do Brasil,

Bandeira, o que tu és?

Um poeta que pariu

Quem é Marcos Cavalcanti?

Marcos Cavalcanti, natural de Santa Cruz, 45 anos-RN,  formado em Letras e Jornalismo pela UFRN e funcionário público da Justiça Estadual. Sua iniciação literária se deu no ano de 1990, quando venceu o concurso literário do colégio Marista de Natal. Em 1993, idealizou o projeto Poesia Viva e organizou as antologias: Templos Tempos Diversos (1995), Trairi em Versos (1997) e Cantos e Contos do Trairi (2OO8). O primeiro livro individual é Viagens ao Além-Túmulo (1999). Em 2008, lançou o segundo livro de poesia, Imarginário. Por duas vezes consecutivas, nos anos de 2007 e 2008, foi classificado em 2º lugar na Recitata do Recife, maior concurso de poetas declamadores do Nordeste. Marcos Cavalcanti é ainda membro fundador da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN) e da Associação Santacruzense de Poetas e Escritores (ASPE). Em 2O15 lançou o seu primeiro livro de crônicas, intitulado Acontecências – Retratos do meu Trairi, e neste ano de 2O18, lança o seu terceiro livro de poesia, intitulado Antropofamélicas Palavras.

Obrigado por curtir este poema!

O projeto Poema de bom dia é uma iniciativa do blog para engajar escolas e a comunidade no meio literário. Se você gostou, compartilhe. Se é poeta, entre em contato para participar!

 

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu

Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI

Website: http://demonstre.com/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.