Perspectivas Antropológica de Interesse para a Educação

0

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Perspectivas Antropológica de Interesse para a Educação” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais da Perspectivas Antropológica de Interesse para a Educação mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Perspectivas Antropológica de Interesse para a Educação

A antropologia se diferencia porque foca na interconexão e a interdependência de todos os aspectos da experiência humana em todo lugar, no presente e no passado remoto, muito antes do surgimento da escrita.
Perspectivas Antropológica de Interesse para a Educação 1

A antropologia contribui muito para o entendimento da diversidade do pensamento, da educação e do comportamento humano, assim como para o entendimento de muitas coisas que os seres humanos têm em comum.

Etnocentrismo e Dominação

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

Resultado de imagem para Etnocentrismo

A dominação é o ato de ter um poder sobre os conceitos antropológicos do etnocentrismo, que leva em consideração as culturas e relações entre diferentes povos.

Relativismo Cultural

Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência, sendo uma construção da Antropologia, idealizada por nomes como Franz Boas, e também utilizado na Sociologia.

Etnocentrismo e Dominação x Relativismo Cultural

Esses são dois requisitos que andam junto para o desenvolver da antropologia, em pesquisas antropológicas pode ser visto no estudo de sociedades tradicionais isoladas de influências ocidentais. Por exemplo: em uma tribo da Oceania, as relações de parentesco sejam pela linha matriarcal, e o irmão da mãe, ou seja o tio, faça o papel que o pai executa nas sociedades ocidentais.

Vídeo Sobre Etnocentrismo e Dominação x Relativismo Cultural:

Identidade Social e Cultural

A Identidade Social a identidade social é a representação de como as pessoas se posicionam em relação a dia a dia como o trabalho, os estudos.

Resultado de imagem para Identidade Social

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou melhor, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

Trabalhando Identidade Social e cultural em Sala de Aula

As duas identidades podem ser trabalhadas em sala de aula de diversas maneiras, podem ser aplicadas a pesquisas sobre a identidade de uma determinada região estudando seus costumes e cultura, um compartilhamento de informações de lugares e outros.

Vídeo Sobre Identidade Social e Cultural:

Organização Familiar no Brasil

Organização familiar diz respeito ao grupo de indivíduos que fazem parte da mesma instituição unida por laços afetivos. Esta exerce, largamente, influencia, ao nível do desenvolvimento vital de todos os seus membros.

Imagem relacionada

No Brasil os membros da família estão com a organização próxima, ao permanecer por perto, mesmo quando já não coabitam todos na mesma casa, ou seja, famílias provenientes do mesmo casal (irmãos e irmãs) escolhem morar na mesma zona, juntamente com parentes mais distantes, ou compadres que não têm qualquer relação biológica familiar,

Educação e Formas de Organização Familiar no Brasil

Nas escolas é bastante cobrados dos alunos, que eles mantenham os laços familiares muitos ligados a sua família. No Brasil a educação em si própria já mostra no convívio diário entre os alunos, com alguns movimentos culturais  realizados na escola.

Vídeo Sobre Educação e Formas de Organização Familiar no Brasil:

A Educação e Atividade de Contextos Culturais

A educação em seu patamar inicial tem como base o estudo de diversas culturas para introduzir conteúdos em sala de aula, a cultura mostra os diversos conhecimentos que podem ser aprendidos através dela.

Resultado de imagem para Educação

O contexto de sala de aula com base na cultura faz com que cause uma dinamização muito maior entre aulos e professores, podem usar de diversos recursos, como dança, brincadeiras e outros mais.

Os contextos Culturais

Prevenção Cultural: é poder proteger e fazer com que não seja danificado os fatores culturais, de cada lugar, sempre conservando.

Carência Cultural: é a menor acesso à educação de qualidade e laços familiares-comunitários favoráveis estariam, segundo a lógica da teoria, praticamente fadados a um futuro sem esperanças.

Diferença Cultural: É um conceito abrangente elas estão por todos os lados, o pior é que a sociedade e o governo trabalham lentamente, quase parados. O que escrevemos em protestos hoje é escrito desta forma, pois fecham os olhos e renegam nossos direito omitindo a lei.

Vídeo Sobre a Educação e Atividade de Contextos Culturais:

Saber Popular e Saber Escolar

O Saber popular é de uma riqueza incalculável, é um bem difuso e patrimônio sócio-cultural que se não registrado perde-se com os tempos e deixamos muitas vezes de valorizar ou principalmente de exercitar o saber ouvir e refletir sobre estes ensinamentos.

Resultado de imagem para livros

Observações feitas ao longo de gerações e gerações, um olhar raro e minucioso à algo do cotidiano, um insite de um fenômeno natural ou social, que foi sintetizado em uma frase, que se torna um conto, uma lenda, um ditado popular, ou remédio, um hábito ou cautela que se perpetua para sempre na memória de um grupo social, justamente por ser coerente, fazer sentido para as pessoas e comunidades que convivem e alimentam vivos estes saberes e assim preservam a história.

Saber Escolar

O saber escolar é poder usufruir dos melhores aprendizados ensinados nas escolas, acumulando uma boa quantidade de conhecimento diariamente, de acordo com o esforça de cada um..

Vídeo Sobre o Saber Popular e Saber Escolar:

Desvio e Divergência na Escola

O desvio e a divergência na escola são dois grandes problemas muitos abrangentes atualmente, sendo que esses desvios muitas das vezes são causados por falta de educação dentro de casa, pois a escola é para educar, mais a educação principal dever vir de casa.

Imagem relacionada

Os desvios e as divergências são causados por alguns fatores presentes no dia a dia, como o caso do celular que causa uma grande fata de atenção dos alunos, as vezes desviando sua atenção para redes sociais e outros. Podem ser tomadas algumas decisões que favorecem a escola, com uma palestra com psicólogos, evitar o uso de celulares e outros.

Alunos com Comportamentos Considerados Desviantes e inaceitáveis

Um  grande problema para as escolas são alunos extremamente impossíveis que não querem nada e atrapalham todos os colegas, muitos querem se tonar o centro das atenções.

Esses tipos de alunos causam um estrago enorme nas escolas ano após anos, que pode ser por falta de compreensão, as vezes os pais não tem o devido poder de lhe dizer o que é certo e isso acaba tornando um grande transtorno para todos os colaboradores de uma escola.

Vídeo Sobre Desvio e Divergência na Escola:

https://www.youtube.com/watch?v=W7LcODwFm6I

A “criança”, o “menor”, o “menino de rua”

Esses são três nomes bem forte que muitas pessoas tem um preconceito, mas o que diferencia esses três nomes é a educação que cada um possui.

Resultado de imagem para criança

O Estigma pela Linguagem e o sentido Autoritário do Discurso pedagógico

A linguagem introduz diversos efeitos na vida de vários cidadães, o maior deles é poder ter uma educação adequada, o discurso autoritário faz como uma área privilegiada por ser um modo de se produzir linguagem, marcado pelo conceito de social e histórico. Orlandi afirma que todo o discurso é resultado de discursos preexistentes que tenham sentido e formação ideológica determinada, e dessas formações se formam outras interligadas e modificadas.

Vídeo Sobre O Estigma pela Linguagem:

A Sala de Aula como um campo de Pesquisa Etnográfica

A sala de aula é um campo de pesquisa muito abrangente, que faz profissionais preparados para o mundo do trabalho e os estudos mais qualificados.

Resultado de imagem para Analise Ritual

Muitos pesquisadores usam seus conhecimentos dentro de uma sala de aula para que seja aplicados em trabalhos científicos.

A Analise Ritual e Simbólica da Relação Pedagógica

A Analise Ritual é feita através de diversos conhecimentos que são observados diariamente dentro de diversos lugares e são estudados para aprimorar o conhecimento.

Vídeo Sobre s Sala de Aula como um campo de Pesquisa Etnográfica:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Perspectivas Antropológica de Interesse para a Educação com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.