Trouxemos aqui Pico Picolé e outras Brincadeiras da Região Sul, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da Região Sul que com certeza te surpreenderão.

Pico Picolé

Abóbora ou jerimum? Mandioquinha ou batata baroa? Mandioca ou aipim? O uso da palavra depende da região em que você se encontra. O Brasil é um país de dimensões continentais, o que explica tantos climas, formações geográficas, manifestações lingüísticas e culturais tão ricas e distintas que se estendem de Norte a Sul.

Assim também acontece com as brincadeiras. Existem brincadeiras típicas em cada região brasileira. Outras se espalharam Brasil afora, ganhando novos traços e muitas vezes um nome completamente diferente, como você poderá acompanhar neste artigo.

Mas, seja na cidade ou no campo, no litoral ou nas montanhas, na caatinga ou nas várzeas, no final, criança é criança e só quer saber de brincar!

Você provavelmente já conhece algumas – ou mesmo todas – destas brincadeiras. Mas e seus filhos? Será que já foram apresentados a elas?

Brincadeiras da Região Sul

A tecnologia cada dia vez mais, vem tomando espaço dessas brincadeiras regionais. Muitas brincadeiras que antes eram lembradas, hoje não existe mais. Que tal, apresentar essas brincadeiras para as crianças? Nada melhor que resgatar as brincadeiras de infância.

Quem não gosta de brincar? Normalmente quando crianças nem imaginamos que algumas brincadeiras são tipicas de alguma determinada região.

Já citamos diversas brincadeiras divertidas da região Norte. Neste post, você encontrará diversas brincadeiras da região Sul  que com certeza te surpreenderão.

Pico Picolé – Brincadeiras da Região Sul

Quem nunca brincou dessa brincadeira na sua infância? Que tal apresentá-la para as crianças,ótima brincadeira para interagir meninos e meninas.

Recursos da brincadeira:

  • Não possui

Passo a passo da brincadeira:

  1. Enquanto cantam a canção “Pico picolé, que sabor você quer?”, todos os participantes deverão ficar com as mãos fechadas.
  2. A pessoa responsável por dar inicio à brincadeira irá bater sobre as mãos fechadas dos colegas. Quando a música termina, o participante cuja mão foi batida por último tem que escolher um sabor de picolé.
  3. Depois, a pessoa que comanda vai cantar o sabor escolhido batendo nas mãos dos outros de acordo com as sílabas da palavra (Por exemplo: a-ba-ca-xi).
  4. A pessoa que for receber o tapa na última sílaba deve por a mão para trás. Quem ficar com as duas mãos para trás é eliminado.
  5. O último que ficar ganha a brincadeira.

Fim da brincadeira Pico Picolé

Se você gostou da brincadeira, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Brincadeiras da Região Sul

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.