Neste post você encontrará diversas brincadeiras para educação física que com certeza irá deixar essa matéria muito mais divertida. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Pinobol e outras Brincadeiras para Educação Física.

Pinobol

A partir de jogos e brincadeiras tradicionais e jogos pré-desportivos, as crianças do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II podem adquirir noções de cooperação e regras, assim como aprender a valorizar a cultura popular. Mas que brincadeiras e jogos podemos aplicar?  O conteúdo pedagógico “Jogos e Brincadeiras na Educação Física”  propõe atividades que podem servir para introduzir esportes e também para trabalhar as competências socioemocionais com os alunos. No material totalmente gratuito, também há ícones sinalizando atividades que podem ser realizadas em dias de chuva.

Entre os objetivos deste conteúdo pedagógico estão: ensinar as noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e compreender normas de jogos pré-desportivos. Nos últimos anos atividades recreativas e a educação física escolar vem crescendo cada vez mais a partir da percepção da importância dessa prática em todos os momentos do ensino fundamental. Desenvolver habilidade e capacidades pode trazer benefícios para o futuro. E uma das formas mais eficazes de se trabalhar nesta faixa etária é por meio de jogos e brincadeiras.

Indicado para professores de educação física, educadores e coordenadores pedagógicos, este conteúdo pode ser utilizado também nas aulas de linguagens e possui dicas para atividades em dias de chuva ou escolas que não possuem quadras.

Brincadeiras para Educação Física

A Educação Física é uma importante matéria da base curricular das escolas que é um momento de muita diversão e competição entre os alunos.

Nesse post, você encontrará diversas brincadeiras para Educação Física para você poder ter uma aula mais descontraída.

Pinobol – Brincadeiras para Educação Física

Essa brincadeira é uma ótima opção para desenvolver a parte respiratória e parte de cooperação grupal.

Recursos para a brincadeira:

  • Cones de plásticos (7 a 15 unidades);
  • Bola;
  • Cronometro

Passo a passo da brincadeira:

  1. Espalhe os cones onde será realizado a brincadeira, quanto mais cones, mas o jogo ficará difícil.
  2. Divida os alunos em duas equipes e faça uma fila indiana, uma ao lado da outra.  Apenas 2 alunos(um de casa equipe) irá competir de cada vez.
  3. As equipes serão dividas em equipe A e equipe B . A equipe A ficará  responsável por “queimar” o adversário com a bola e a equipe B terá que derrubar os cones, isso será que ser feito o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. Quando um jogador da equipe B for atingido, ele será substituído pelo próximo da fila, o mesmo irá acontecer com o jogador da equipe A se errar a mira ao jogar a bola.
  4. Quando a fila terminar, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo.

Fim da brincadeira Pinobol

Se você gostou da brincadeira, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Brincadeiras para Educação Física

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.