Dicas: Plano de aula EJA alfabetização e letramento

0

Se você é professor da EJA, com certeza já teve de elaborar seu plano de aula EJA alfabetização e letramento, e  provavelmente teve que adaptar suas metodologias de ensino para as demandas de um público adulto.

Lidar com as características específicas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA pode ser um desafio para  muitos docentes, uma vez que se tratam de alunos em fase de alfabetização mais de idade adulta.

Isso porque trabalhar com essa modalidade educacional demanda que o professor seja capaz de formular métodos de alfabetização e letramento adequado as características do alunado adulto, um público que embora não seja academicamente e letrado tem muita experiência de vida e responsabilidades de gente grande.

Pensando nisso reunimos aqui algumas dicas de como formular um bom plano de aula EJA alfabetização e letramento

Acompanhe.

Como elaborar um bom Plano de aula EJA alfabetização e letramento? 

O  aluno adulto é um ser com muita experiência de vida, provavelmente ele já tem família para cuidar e um emprego para zelar.  Mesmo que seja um jovem, ainda não casado e em busca de trabalho, ele já tem a sua personalidade formada e não é mais uma criança com 6 ou 7 anos de idade, quando normalmente as pessoas são alfabetizadas.

Plano de aula EJA alfabetização e letramento
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

E pode não parecer mas isso é um verdadeiro desafio para os professores, Pois é preciso ensinar as mesmas coisas e se ensina para uma criança do Ensino Fundamental I  para um indivíduo já crescido.

E é preciso considerar também que os alunos da Educação de Jovens e Adultos estão em greve porque não puderam estudar na idade adequada, a maioria deles abandonou a escola muitas vezes para ajudar a família economicamente, enquanto que alguns nunca chegaram a ser matriculados.

Assim você pode esperar que muitos desses bagulho sem receios e até mesmo vergonha de estarem alI, e nenhum deles quer ser tratado como criança.

Vamos entender isso melhor a seguir.

Plano de aula EJA alfabetização e letramento: entenda quem é o seu aluno

Para formular um bom plano de aula EJA alfabetização e letramento antes de mais nada você precisa entender quem é o aluno, sabendo que ele está ali e conhecer um pouco da história de vida de pessoa da sua turma.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Isso porque se você formular um plano de aula com atividades que envolvam esse contexto vivenciado pelo aluno, vai facilitar o aprendizado pois o estudante vai sentir identificado com as atividades que você propor.

Entenda que Alfabetização e letramento são conceitos essenciais mas, é preciso adaptar a sua metodologia a realidade dos seus alunos e a faixa etária deles.

Portanto, antes de tudo, entender atrações do abandono escolar, é o primeiro passo para levar qualquer plano de aula na EJA.

Você também precisa entender os motivos que levaram os seus alunos a voltarem a estudar.  Você vai ver que a grande maioria esta ali porque precisa completar os estudos para que possa conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou  um emprego melhor.

Mas, também existem aqueles que simplesmente querem ter o diploma escolar pela satisfação e busca pessoal de completar em seus estudos. Há aqueles que Retornam aos estudos por que estão em busca de um sonho: estudar.

E, seja como for, todos eles estão em busca de maior dignidade como ser humano e como cidadão.

O que é a educação de jovens e adultos para que eu possa elaborar melhor o meu plano de aula EJA alfabetização e letramento?

A EJA é uma modalidade de ensino assim como o ensino médio e ensino fundamental, só que é destinada a todos aqueles jovens e adultos que não puderam completar seus estudos na idade regular escolar.

Quais as principais razões do abandono escolar para que eu possa elaborar um bom plano de aula EJA alfabetização e letramento?

O abandono escolar é uma realidade no Brasil, a maioria  dos alunos que abandonam a escola faz isso porque precisa trabalhar para ajudar financeiramente a família. A situação de rua também possibilita os estudos. Outro motivo para o abandono é a  alienação do aluno que não se sente motivado em sistema de estudo engessado e pouco atrativo para ele.

Plano de aula EJA alfabetização e letramento:  elabore atividades interessantes para adultos

Sabe aquelas atividades de alfabetização repletas de motivos infantis como desenhos de animais, personagens de desenhos animados, coisas fofinhas e chamativas para uma criança? Pois é, elas não são uma boa ideia para o público adulto.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Você vai ter que ensinar basicamente as mesmas coisas: as regras gramaticais, como formar sentenças, os usos  sociais e culturais da linguagem, interpretação de texto e outras coisas próprias da alfabetização e letramento,  mas pense em atividades que façam sentido para um contexto de um público adulto.

Por exemplo, que tal substituir aquele desenho com motivos infantis por uma situação real do dia a dia de uma pessoa adulta, como uma simulação de entrevista de emprego,  a leitura de uma placa na rua ou aquela conversa em família durante o jantar?

Essas situações vão motivar os seus alunos a quererem aprender, pois eles vão ver as aplicações práticas da  linguagem em situações reais na vida deles.

Eles vão entender, por exemplo, por que precisam ser alfabetizados e letrados para ter mais sucesso na cara entrevista de  emprego, ou como podem dar o melhor exemplo a conversar com seus filhos em casa sabendo usar devidamente a linguagem.

Qual a principal dificuldade de elaborar um plano de aula EJA alfabetização e letramento?

Trabalhar com o público adulto é bem diferente de trabalhar com as crianças do ensino fundamental, e como a maioria dos professores está acostumado a formular planos de aula para essa etapa do ensino, acaba se tornando um desafio é elaborar bons planos de aula para a EJA.

Qual a principal característica do aluno do EJA para que eu possa elaborar um plano de aula EJA alfabetização e letramento?

Entenda que as crianças são muito mais receptivas ao aprendizado e bem menos críticas do que o público adulto,.Um adulto pode não se interessar pela sua atividade simplesmente por achar que ela não faz o menor sentido na vida dele. O aluno adulto também é muito mais crítico com relação ao julgar o professor do que uma criança e costuma ter o professor como modelo a ser seguido e amado. 

Plano de aula EJA alfabetização e letramento: dicas finais

É importante entender que o aluno da Educação de Jovens e Adultos é muito mais sério e normalmente encarar o aprendizado escolar como uma meta para sua vida, enquanto que a criança simplesmente está se desenvolvendo e vai para escola  encarando tudo como uma descoberta do mundo e da própria vida.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Para criança tudo é novidade, para o adulto o aprendizado escolar é mais uma das suas tarefas depois de um longo dia de trabalho e outras responsabilidades.

Na hora de elaborar um plano de aula EJA alfabetização e letramento entendeu isso é fundamental para selecionar atividade certas e formular uma metodologia de aula adequada a um público adulto, mas que não é academicamente e letrado.

Essas foram as nossas dicas de hoje, até a próxima!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.