Planos de aula do Ensino Fundamental I – Dia da Consciência Negra

0
2053
Planos de aula do Ensino Fundamental I - Dia da Consciência Negra

Planos de aula do Ensino Fundamental I para o Dia da Consciência Negra

Embora eu não tenha muita experiência com crianças, garimpei na internet planos de aula interessantes para quem tem interesse em trabalhar a temática da Consciência Negra com as crianças. Seguem os 3 melhores planos de aula que encontrei:

ensinando a aprender o dia da consciência negra

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Plano de aula: Educação não tem cor

Tem como objetivo analisar alguns aspectos da cultura Brasileira e identificar as heranças deixadas pelos povos africanos que para cá vieram. Tem como objetivo também a observação do entorno da própria escola e do circulo social vivenciado pelo aluno, de maneira que o faça perceber as influências da cultura africana, mesmo que de maneira simples, trazidas e reproduzidas até os dias de hoje com muito orgulho pelos afro-brasileiros.

Parte do plano parece estar faltando no que se diz respeito à avaliação. Sugiro que ela seja oral (dialogada) ou escrita, ficando a critério do professor. Também é possível realizar trabalhos de colagem com partes de revistas ou montar um mural com desenhos inspirados pela cultura afro-brasileira.

Parte 1 – Dialogar com a classe a importância do dia da consciência negra e observar o que os alunos pensam a respeito da igualdade social. Analisar também quais dos seus hábitos e costumes são provenientes da cultura africana e afro-brasileira.

Parte 2 – Apresentar músicas e informações à respeito do artista Milton Nascimento e da culinária afro-brasileira, com receitas disponíveis no site: http://culinaria-afrobrasileira.blogspot.com.br/.

Parte 3 – Selecionar atividades para os alunos realizarem. No início do artigo existem vários documentos que podem ser baixados, como por exemplo, atividades simples de resolução e desenhos para colorir.

Parte 4 – Fazer brincadeiras afro-brasileiras. (também estão disponíveis no início do artigo).

Parte 5 – Avaliação: através da participação e engajamento dos alunos. Há a possibilidade de produção de textos simples, desenhos, colagens e a confecção de um mural sobre a cultura afro-brasileira e a valorização da igualdade étnica.

Duração: de 1 a 4 dias.

Material: Fotos, vídeos, músicas, atividades,

Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/educacao-nao-tem-cor

Plano de aula: Lendas indígenas e africanas

A secretaria da educação da cidade de Salvador – BA preparou uma edição especial que possui inúmeras lendas dos povos indígenas e africanos, que fazem parte da nossa cultura tão rica e pluralizada. No documento constam os objetivos, tais como explorar a oralidade, estimular a expressão criativa, além de identificar características marcantes das diversas culturas e respeitá-las.

Também há orientações didáticas para o professor e um modelo completo de como aplicar as atividades e avalia-las depois.

Obs: A duração e materiais utilizados são variáveis.

​http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20lendas%20indigenas%20e%20africanas.pdf

Plano de aula: Diversidade Cultural

Objetiva o respeito para com as outras culturas, aprender a identificar traços culturais e seus aspectos, ampliar o conhecimento sobre cultura e conhecer melhor a própria história e a dos colegas.

Duração: cerca de 30 dias

Indicado para o 4º e 5º ano.

Material: Data show, computadores com acesso à internet e câmera digital para registro das atividades.

http://educasppela-paz.blogspot.com.br/2012/09/plano-de-aula-diversidade-cultural.html

Agradecimento

Com os diversos materiais presentes nesse artigo, contando ainda com atividades e planos de aula, você professor poderá ensinar a igualdade social e racial aos seus alunos de modo lúdico. Se você tiver um plano de aula bacana sobre consciência negra, por favor entre em contato que faço questão de colocar aqui no Demonstre! 😀

Abraço e por favor compartilhe e leia os nossos outros materiais! <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.