Platão – a virtude da razão platônica

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A Virtude da Razão Platônica

Neste texto vamos falar sobre Platão e a educação, em especial ilustrando a virtude da Razão Platônica. A grande parte dos estudiosos da educação, seja no Brasil ou mundo afora, tem Platão como o primeiro pedagogo da história. Platão nasceu em Atenas, no ano de 427 a.C. e morreu em 347 a.C. Na juventude, fez parte do círculo de outro filósofo, Sócrates. E, não tardou a se tornar discípulo do mesmo, fazendo críticas severas à educação clássica que recebera, como todos os outros jovens atenienses descendentes de famílias livres.  A influência de Sócrates no pensamento de Platão foi bastante profunda. Ao ponto das ideias dos dois se confundirem a certo ponto. Porém, sabe-se que o cerne dos diálogos deixados por Platão e, também de toda a sua filosofia, é relacionado ao conhecimento e de que forma ele se propaga e interage com os objetos. Essa é a problemática de obras como Fedro, Banquete e, sem dúvida, A República.

A Virtude da Razão Platônica

Principalmente em nas duas últimas obras mencionadas acima, Platão procura propor caminhos para que a sociedade grega fosse capaz de solucionar os conflitos políticos e éticos que se apresentavam naquele momento.  Nos anos de sua maturidade, Platão redigiu Carta Sétima e apontando que além dos problemas éticos e políticos, a decadência do sistema de educação utilizado pelos gregos, conhecido como Paideia, também se fazia presente. Platão e seu mestre Sócrates entendiam que sem ciência, virtude e justiça, Atenas estaria entregue à ruína. Em A República, ele aponta saídas para esses problemas indicando, principalmente, que o filósofo tem um papel fundamental na construção de uma cidade ou sociedade ideal. Isto é,  o filósofo é a figura que deve tomar para si o papel de educador dos homens do estado e dos cidadãos comuns, na busca por uma sociedade ideal.

Na pedagogia platônica, o homem (também a mulher) deve ser comandado pelo império da razão. Ou seja, deveriam ser abolidas todas as formas culturais que fossem capazes de desenvolver de forma desnecessária a imaginação, a sensibilidade e que não fossem hábeis em valorizar a moderação, coragem, a prudência e a sabedoria. Em A República, o filósofo chega a afirmar que todos os poetas e sofistas deveriam ser expulsos da cidade, já que eles eram instrumentos que desviam os cidadãos na busca pela virtude da razão.  O Programa pedagógico também leva em conta que as potencialidades de todos aqueles que fazem parte da cidade sejam aprimoradas de acordo com a essência de cada um, seus talentos individuais e, ainda, observando a estratificação em vigor na sociedade.  Para Platão, a busca da virtude é um processo presente durante toda a vida do homem, isto é, não deve ficar restrito apenas aos anos de juventude. Por exemplo, o ato de Filosofar, segundo o filósofo, seria estaria apenas acessível como disciplina para aqueles que tivessem por volta de 30 anos e estivessem ocupando cargos ou posições importantes na política ateniense.

O pensamento pedagógico e o viés político que lhe serve de base estão profundamente arraigados na cultura ocidental, já que a proposta pedagógica de Platão pretende abstrair o homem dos aspectos mundanos e da natureza corpórea, prisões da alma humana.  Além disso, tem-se que o pensamento se construa de forma objetiva, porém submetida a uma razão divina. A educação então tem o papel de repassar ao homem um sistema de saberes, costumes e leis estabelecidas, mas, acima disso, assume uma característica de ato político ao ser um instrumento de vivência e alcance da cidade justa ou ideal.

Bom, é isso. Se você quiser algo mais abrangente sugiro um vídeo que fiz anos atrás, onde eu apresento as principais ideias do filósofo:

Outro bacana é o vídeo da UNIVESP que ilustra bem os principais pontos da obra deste filósofo:

E por fim, outro que encontrei, muito bacana, é esse que ilustra bem a relação de platão com a educação:

Bom, é isso. Espero que você tenha gostado e que te ajude a compreender mais sobre a obra dele e sua adição a pedagogia!

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1 COMENTÁRIO

  1. Todos as pessoas deveriam ter acesso à questões históricas ligadas à filosofia, sociologia e política, antigas ou atuais, pois apenas desta maneira, a sociedade constrói uma base de conhecimento histórico para entender o funcionamento de uma sociedade atual. Por isso, como educador, recomendo que temas filosóficos e sociais sejam mais trabalhados como métodos pedagógicos.
    Diferente dos sofistas, Platão, comungando conhecimento de seu mestre Sócrates, buscava que a educação se consolidasse através de reflexões, virtudes e razões que só a alma do homem poderia encontrar.
    Recomendo a leitura ‘O mito da caverna’, do Platão, que explana bem algumas ideias do filósofo e ainda faz o leitor conhecer de forma mais profunda quem foi esse grande mestre filósofo chamado Platão.

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