Pregação de fogo

0

A pregação de fogo ou seja, a famosa pregação pentecostal é assim denominada, pelo fato de ocorrer um fenômeno durante sua ministração, semelhante um aquecimento do ambiente.

pregação de fogo traz avivamento e mudanças!

Quando a Palavra de Deus é administrada, além haver pessoas chorando e glorificando em alta voz, transformações acontecem na vida daqueles que escutam a mensagem do Senhor.

O que é uma pregação de fogo

A famosa pregação de fogo é ministrada com avivamento, alegria e motivação. Ela leva os ouvintes à desfrutarem de uma sensação sobrenatural onde as emoções afloram fazendo-as sorrir ou chorar.

Um calor envolve o corpo daqueles que estão conectados, transmitindo bem- estar e sensação de alívio. Este modelo de ministração é mais comum em Igrejas Pentecostais.

Contudo, ainda que a pregação de fogo seja conhecida como barulhenta, poderá ser calma e serena, contudo, fazendo os ouvintes derramarem lágrimas e sentirem um forte calor. Assim, embora não ocorram movimentos demasiados profunda transformação acontece.

Nesse caso, a manifestação da presença de Deus não falta. Pregação de fogo assim, geralmente é feita em igrejas que preferem optar por um culto mais silencioso, contudo sem perder a essência.

Diria-se que para os pentecostais, se trata da manifestação da presença de Deus. Algo muito importante na pregação de fogo, é o fato de que quando é legítima, faz com que as pessoas que a escutam sejam profundamente tocadas, levadas à um estado de intensa reflexão e conversão.

Quais os motivos para escolher uma pregação de fogo

O maior motivo, seria o estilo da igreja ou publico pela qual o convite foi feito. Misnistrar uma pregação de fogo em uma igreja tradicional, talvez não seja viável, devido a comunidade que aí congrega, ser mais adeptos de sermões mais calmos, estudos comparativos ou palestras.

Normalmente uma pregação de fogo é bem aceita em Igrejas pentecostais, onde o povo gosta de se alegrar e receber a mensagem manifestando as emoções em alta voz.

Não se deve fazer julgamentos dizendo que uma pregação de fogo, seja mais importante que uma ministração expositiva e tranquila da Palavra de Deus. O efeito da Palavra é imutável, independente do estilo que se prega, o resultado sempre será sublime.

A verdadeira pregação de fogo no entanto, é impossivel de ser imitada. Ela difere da gritaria e palavras barulhentas que provocam apenas movimento e agitação nas pessoas sem deixarem resultados positivos, pois estas são possiveis de ser copiadas.

Mas, a verdadeira pregação de fogo é como uma cavadeira que tira para fora tudo o que está fazendo mal ao individuo, permitindo que ele tenha a oportunidade de mudança. Ela não é possivel de ser imitada, pois a legitimidade do que acontece vem do Espirito Santo

Quem são os preletores que fazem pregação de fogo?

A verdadeira pregação de fogo, tanto pode provocar movimento e clamor, como pode agir silenciosamente dentro do ouvinte, fazendo queimar seu peito. Tem o poder de transformar uma vida.

Algumas pessoas são curadas, outras libertas de vicios, muitas tiveram a vida restaurada, após ouvirem uma autêntica pregação de fogo.

A pregação de fogo original só poderá vir de um autor legítimo, e este é o Espirito Santo de Deus. Dentre os instrumentos, ou seja pregadores que fazem esse tipo de pregação existem alguns distaques, dentre eles estão:

  • Pastor Luiz Antônio que já dorme no Senhor, em suas mensagens mais antigas, poderá ser um modelo de pregador de fogo. observe o estilo de sua pregação e a reação do povo:

Teremos ainda outros pregadores considerados pentescostais dentre os quais estão:

  • Pastor Josué Brandão
  • Pastor Gilvan Rodrigues
  • Pastor Arly Theodoro
  • Pastor Junior Trovão e outros

Pregadores que fizeram a pregação de fogo  e influenciaram gerações:

Existem muitos pregadores que deixaram sua marca na terra por serem conhecidos por trazerem avivamento. Não conseguiremos enumerar a todos, mas, por certo alguns precisam ser realmente lembrados.

Teremos além dos pastores conhecidos por fazerem a pregação de fogo, como o pregador acima mencionado, pastor Luiz Antônio, há também outros os quais alguns, o Senhor até mesmo já levou como: Pastor Antonio Gilberto, e o nosso querido Reinhard Bonnk, que nos deixou recentemente.

É sobre a vida dele que apresentaremos um pouco, portanto, nos acompanhe:

Reinhard Bonnk e sua trajetória ministerial

Nascido na Alemanha e filho de pastor, Bonnke entregou sua vida a Jesus aos nove anos de idade e ouviu o chamado para o campo missionário africano antes mesmo de se tornar um adolescente.

Depois de ter sua formação teológica no País de Gales (Reino Unido), ele serviu como pastor na Alemanha por sete anos e então partiu, com sua esposa e seu filho recém-nascido, para a África a fim de começar seu trabalho missionário.

Foi lá no pequeno país de Lesoto, que Deus lhe deu a visão de uma África totalmente lavada no sangue de Jesus. Baseado nessa visão, que transformou radicalmente sua vida e ministério.

o Evangelista Bonnke tem pregado o Evangelho, seguido por sinais e milagres, através de cruzadas evangelísticas, em locais públicos que comportam uma grande multidão de pessoas sedentas que encontram em Jesus o que seus corações anseiam.

Um fenômeno na pregação de fogo

Por mais de três décadas, desde a primeira cruzada evangelística realizada em Botswana no ano de 1975, milhões de vidas tem ouvido do Evangelho.

Somente nos últimos anos, mais de 76 milhões de pessoas foram salvas e declararam sua fé em Jesus Cristo, preenchendo um cartão de decisão, durante as poderosas cruzadas do ministério Cristo para Todas as Nações (CfaN).

Além disso, milhões de pastores e líderes foram incendiados pelo fogo do Espírito através das Conferências de Fogo realizadas em vários lugares do mundo, bem como milhares de cristãos tem alcançado êxito através de um Evangelismo Eficaz.

O “Christ for all Nations” (CfaN), ou “Cristo para todas as Nações”, foi fundada pelo Evangelista Reinhard Bonnke em 1974 depois que ele passou vários anos trabalhando como um simples missionário na África.CRUZADAS Fonte: ( Cristo para as Nações) .

Como escolher uma pregação de fogo ?

A pregação de fogo poderá ser exposta a qualquer público, seja homem, mulher, jovem e até criança, bastando que a igreja seja pentecostal.

Pregue para crianças usando as histórias bíblicas, você pode orar com elas, motivando-as a receber o Espírito Santo. Pregue aos jovens levando-os ao avivamento. Fale para as mulheres em uma linguagem de fé, contando sobre os milagres alcançados para suas famílias.

Comente sobre a fé para os homens, contando sobre a coragem dos grandes líderes na bíblia, suas guerras vencidas e conquistas por intermédio de sua confiança em Deus.

Como fazer uma pregação de fogo-esboço

A pregação de fogo necessariamente só poderá ser feita mediante a unção, conhecimento e colaboração do Espírito Santo de Deus.  Para se tornar eloquente, ore, jejue e leia a Palavra de Deus antes de pregar! 

Na pregação de fogo verdadeira, não há como ser artista. O fogo verdadeiro de Deus só se manifesta na inteireza do coração de quem ministra. Pregação de fogo estranho pode até ser feita por meio de tapeação e engano, mas, logo é descoberta e deixa o preletor exposto.

 Portanto, o respeito e integridade com as coisas de Deus é um pré-requisito a verdadeira pregação de fogo

Tema – introdução

Após já ter em casa escolhido um verso chave para a pregação de fogo, faça a  Leitura do texto bíblico para a igreja. Aqui um exemplo:  “ O fogo arderá continuamente sobre o altar”, uma passagem bíblica exposta em Levítico 6:4. Esse verso fala sobre o lugar onde se ofereciam os sacrificios no antigo testamento

Introdução da pregação – e desenvolvimento

Para introduzir, após saudar o público, e agradecer ao responsável pelo convite ou oportunidade para a preleção, convide todos para a leitura da palavra.

Você poderá usar após a leitura, como abertura da mensagem, um acontecimento, ou testemunho de algo que recebeu por meio da fé, ou algum relato que conheça, e venha abrir caminho para a mensagem.

Enriqueça seu sermão associando o verso escolhido para a pregação a outras passagens bíblicas que lhe dê embasamento. Um bom exemplo é a passagem acima citada, quando Nadabe e Abiú (Levítico 10) oferecem fogo estranho no altar e são eliminados.

Use outros versos para constratar com o tema principal. A mensagem em uma pregação de fogo dev servir para exordar edificar e renovar a fé dos ouvintes.

Durante o sermão, fale pelo menos três vezes o tema da pregação. Se possível, peça a igreja que repita com você. Busque deixar a marca da Palavra

Argumentação:

Aqui entram as separações em pontos: ponto 1, ponto 2, ponto 3 …

Ponto 1

Pode-se usar o ponto 1 por exemplo, para ligar outro versículo, ao texto chave. Fale um pouco, sobre o significado do fogo, da autoridade. Um contraste importante pode ser usado sobre o fogo do altar e as línguas de fogo do dia de pentecostes.

Ponto 2

Desenvolva a mensagem, apropriando-se de uma história bíblica. Pode ser sobre Sansão, quando usou as raposinhas para incendiar a ceara dos filisteus, exemplifique com a presença do fogo para queimar todo sustento do inimigo e enfraquecê-lo.

Explore bem as passagens bíblicas. Use exemplos da vida atual, como contar uma benção recebida etc.

Ponto 3

No ponto 3 você poderá dar uma pausa, e levar o público a refletir. Poderá, portanto, pedir para que perguntem para si mesmos, como está a vida com Deus? Existe fogo ardendo no altar?

Leve-os a refletir que, se tiverem a chama do Espirito Santo ardendo dentro do ser, poderão vencer todas afrontas do mal ( peça uma mensagem edificante ao Senhor).

Você poderá contar, a experiência de um milagre vivido, ou mesmo, um testemunho que ouviu de alguém, relacionado ao assunto, o qual funcionará para acender a chama dos ouvintes.

Conclusão da pregação de fogo

É na conclusão que na maioria das vezes, o povo fica mais emocionado, pois a Palavra foi penetrando em seu íntimo. Nela você fará, a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia. Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, em uma verdadeira pregação de fogo. Falar das coisas do céu levando o povo a contemplar pela fé as maravilhas, é como combustível e dificilmente uma igreja pentecostal ficará calada. As coisas lá de cima são o melhor tema para uma pregação de fogo.

No final, se você desejar, poderá pedir para vir a frente, as pessoas que desejam receber a Jesus como Salvador, pois esse é o maior ato de fé. Ou se todos já forem cristãos, poderá convidá-los a orar com você para que Deus lhes ajude a crer mais Nele e em seu grande poder.

Exercícios com o texto: Pregação de fogo

Um bom pregador de fogo deverá ter habilidades de levar o povo a uma profunda reflexão, levando-os a um nível que encontrem valores os quais façam o peito arder e desejar mudanças.

Passo a passo para o exercício pregação de fogo

  1. O desafio é você construir um esboço sobre a pregação de fogo
  2. Monte-o seguindo os exemplos dados nesse artigo
  3. Se quiser fazer o famoso ensaio a frente do espelho, o ajudárá ganhar segurança e se torne mais desinibido.
  4. Ele aumenta auto confiança, e desprende a pessoa que necessita falar em público.
  5. Após o treino, marque uma pequena reunião e apresente seu sermão para alguns amigos e veja o que acontece!

Até mesmo em um ensaio, Deus pode fazer coisas grandes.

Fim

Se você gostou do esboço para  Pregação de fogo, continue nos seguindo! Temos muitas novidades para compartilhar com você! Caso deseje conhecer mais sobre nosso trabalho, temos uma diversidade de textos e estudos, para ajudá-lo a entender melhor os assuntos sobre fé e religião. Fique conosco!

Um grande abraço, e até breve!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.