Pregação para mulheres

0

Pregação para mulheres, ou seja, um modelo de como elaborar uma boa mensagem, para ministrar a um grupo de mulheres, é o que você está procurando? Amigas e irmãs em Cristo, aqui temos uma boa ferramenta, para auxiliá-las nessa importante missão de pregar para mulheres. Não acha maravilhoso?

Pregação para mulheres

Procuraremos, dentre as diversas possibilidades de edificação, as quais, o Senhor nos confiou, trazer para vocês, modelos e formas de como elaborar uma boa mensagem. Seja para uma reunião de senhoras, um congresso de mulheres, palestras para mães e noivas, ou até para um culto em ação de graças. Sem contar também, que poderá ser útil em um aniversário ou formatura… Eventos em geral que abarque o universo feminino.

Além de um bom modelo para o esbouço, o qual poderá ser utilizado por uma pregadora, traremos também algumas dinâmicas para você fazer com as mulheres, quando se tratar de uma reunião, a qual o tempo e espaço lhe permitam.

Quais os motivos para escolher uma pregação para mulheres

As mulheres representam uma importante peça no quebra cabeça da humanidade. São mães, esposas, irmãs, filhas, trabalhadoras… Estão sempre em busca de uma palavra que lhes traga motivação, fortaleza e ânimo. Desejam ajuda, para continuarem a jornada.

Mulheres, em quase sua totalidade, apreciam mensagens com conteúdo instrutivo e prático, o qual, além de estimular a fé acrescentam dicas para seu dia a dia.

Na pregação para mulheres, normalmente as preletoras usam exemplos de valorosas personagens dos tempos bíblicos, as quais servem como exemplo de fé e conduta até hoje. São os espelhos para as mulheres de nossa época

Quem são os preletores que fazem pregação para mulheres

Embora existam muitos homens que fazem excelentes pregações para mulheres, preferimos apontar algumas preletoras, com a finalidade de mostrar como as mulheres podem transmitir tão bem, saídas para as diversas situações, as quais elas também enfrentam. Dentre as preciosas preletoras do evangelho para mulheres estão:

  • Miss. Isa Reis
  • Pra. Helena Tannure
  • Pra Talitha Pereira
  • Helena Raquel
  • Camila Barros e muitas outras valorosas!

Pastora Helena Tannure, equilíbrio e sabedoria

A pastora Helena Tannure, é uma pastora, conferencista, cantora, apresentadora, escritora, compositora e dubladora brasileira. Casada com João Lúcio Tannure e mãe de quatro filhos, Helena foi integrante fixa da banda gospel Diante do Trono entre os anos de 1999 e 2010. 

Mulheres antigas que pregavam – Frida Vingren

Frida era casada com Gunnar Vingren. Nasceu na Suécia, onde fez curso universitário em Enfermagem e chegou a ser chefe da enfermaria no hospital onde trabalhou. Frida se dedicou também a fotografia. Seus pais eram crentes luteranos e foi neste ambiente que a futura senhora Vingren cresceu.

Mais tarde, se tornou membro da Igreja Filadélfia de Estocolmo, recebendo posteriormente o batismo no Espírito Santo e o dom de profecia. Frida Vingren fez um curso bíblico de oito meses no Instituto Bíblico no país de origem. 

 Já casada com Gunnar Vingren e mãe de vários filhos, alugaram uma casa em São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, onde foi inaugurado o primeiro salão de cultos da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro.

Junto ao marido, Frida desenvolveu intensas atividades evangelísticas, abrindo frentes de trabalho em vários lugares. O trabalho social da igreja, a direção dos grupos de oração, a visitação e a evangelização ficaram sob a responsabilidade de Frida.

Frida colaborou para os jornais Boa SementeO Som Alegre Mensageiro da Paz. Foi também comentarista das Lições Bíblicas da Escola Dominical na década de 1930.

Na Harpa Cristã, há 24 hinos cuja autora é Frida Vingren (16 versões e 8 autorias). Hoje, devido às releituras da História, Frida Vingren é reconhecida como a primeira mulher a pastorear uma Assembleia de Deus no Brasil. ( Fonte )

Como fazer uma pregação para mulheres

Além disso, Frida dirigia a escola bíblica e nos cultos fazia a leitura bíblica inicial. Tocava órgãos, violão e cantava hinos. Substituía o marido na direção dos cultos quando este fazia uma viagem ao campo missionário ou por causa das enfermidades que o mesmo teve ao logo da vida.

Se o alvo é pregar para mulheres, na bíblia sagrada, temos as melhores mensagens e referências, as quais irão rechear o conteúdo a ser exposto. Temos uma riqueza indizível, esperando para ser exposta.

O primeiro passo a ser dado e conhecer o publico de mulheres para as quais irá ministrar, pois embora todas sejam mulheres, certos assuntos interessarão mais a um grupo do que outro.

Por exemplo, se o publico que assistirá a pregação for de mulheres casadas, talvez não se interesse pelo “noivado de Rebeca”, mas, se interessará pela Rebeca esposa, brincando com Isaque, ou Rebeca mãe, protegendo Jacó…

Portanto, observe primeiramente ou pergunte a pessoa que lhe fez o convite, qual é a predominância do público que a assistirá.

  • São mulheres casadas ou viúvas
  • São noivas e solteiras
  • Empresárias ou donas de casa
  • Pertencem ao círculo de oração ou associação de mulheres beneficentes?

Como definir um tema de pregação para as mulheres?

Se você é promotora de eventos para mulheres, ou pregadora, e sabe que o momento da Palavra , e a parte mais especial de um evento, faça uma analise breve da situação em que seu publico está vivendo, depois a ore a Deus consultando-o sobe o verso apropriado como tema. Se a maioria das mulheres está vivendo conflitos familiares, temas como:

  1. Ester e sua sábia atitude
  2. Joquebede e a infância de Moisés
  3. Abigail e sua sabedoria para aplacar a ira contra sua casa
  4. Ruth e o cuidado com a sogra…
  5. A poligamia e a confusão ( briga entre Raquel e Leia ) …

Deus sempre lhe direcionará a temas certos, se você buscar a Ele e consultar sua Palavra.

Se você foi apenas convidada, e não está com a responsabilidade para definir o tema, lembre-se de confirmar com a pessoa responsável pelo evento, a qual lhe convidou, sobre a Palavra escolhida. Certifique-se da passagem bíblica em foco.

Esboço de uma pregação para mulheres

O presente esbouço, tem a intenção de direcionar uma mensagem, ajudando a pregadora se organizar. No entanto, o segredo maior, está na oração e leitura prática da Palavra de Deus, é assim que surge uma pregação para a família, com resultados surpreendentes, que vão permitir o agir sobrenatural de Deus.

Esbouço: Maria de Betânia e seu presente com amor

O esboço a seguir, servirá simplesmente como modelo, para direcioná-lo em uma pregação de forma organizada. No entanto, entenda que você deverá orar a Deus e pedir-lhe orientação dentro de sua Palavra ( Bíblia) para conseguir ter exito na pregação.

Um sermão sem a unção e colaboração do Espírito Santo de Deus, torna-se enfadonha! Então, ser quer ser eloquente, ore e leia a Palavra de Deus antes de pregar!  Primeiro , após ter já em casa, escolhido o verso chave da pregação, faça a  Leitura do texto bíblico para a igreja. Aqui um exemplo: ” Uma mulher de coragem”!

Tomando como exemplo os capítulos expostos no Evangelho de Mateus (Marcos 14:3-9; João 12:1-8), onde eles apresentam uma mulher, a qual no evangelho de João refere-se a Maria,irmã de Marta e Lázaro, trazendo um vaso de alabastro e derramando perfume aos pés de Jesus.

A pregadora ou pregador, poderá mencionar o valor daquela adoração, quando ela não economizou no presente para o Mestre! O que possuía de melhor ela levou para ele, os riscos que correu, por ser mulher naquela época, de entrar sem ser convidada e aproximar-se do horado convidado “Jesus!”

Alguns pontos poderão ser destacados como:

  • Sua ousadia
  • Seu grande amor
  • A excelência de sua adoração
  • Sua gratidão. Lembrando que a gratidão é uma virtude, a qual não deve ser ignorada ou esquecida.

A seguir teremos a ordem do esbouço de ´Pregação para mulheres. Baseamos no tema acima, o qual fala sobre Maria e o vaso de alabastro. Contudo, esse esbouço poderá ser adaptado com outros temas de pregação para mulheres, como sugestão:

  • Abigail a mulher sábia
  • Ruth e Noemi, o amor entre nora e sogra
  • Rebeca, a noiva corajosa
  • Sara, tropeços e acertos
  • Raquel, a amada de Jacó ou Raquel e os ídolos de seu pai…

É importante que busque explicações e confirmações bíblicas, sobre o que irá pregar. Fale com suas palavras, no entanto é necessário cuidado, para não inventar por conta própria, algo que a bíblia não diz, pois isso impede a credibilidade na pregação, soando aos ouvidos dos entendidos na Palavra, como heresia.

Tema

Após se apresentar ao publico e agradecer o convite que lhe foi feito, convide-as para a leitura do versículo tema de sua pegação. Ele poderá ser repetido, convidando os ouvintes a darem uma atenção especial ao assunto.

Introdução

Poderá iniciar a mensagem, contando algo que aconteceu, uma noticia ou alguma ilustração que venha dar uma entrada atraente, que esteja ligado ainda que discretamente ao assunto a ser comentado. O interesse é buscar a atenção do publico para a mensagem.

Considerando o tema de Maria e o vaso de alabastro, uma sugestão de comentário inicial, poderia ser por exemplo: Um jantar em que uma celebridade estava presente e um fã cometeu uma gafe, ou um jantar que você ou um amigo ofereceu para alguém especial e de repente tiveram uma surpresa… Contar fatos ou casos sempre funcionam para atrair a atenção do ouvinte!

Apenas cuidado para não exagerar e se desviar do assunto principal, que é passar a mensagem da Palavra de Deus, o tema.

Desenvolvimento – Explicação do texto

Fale um pouco sobre o vaso de alabastro e seu conteúdo, ( veja que estudo importante nesse link) Para dar enfase ao que aquela mulher ofereceu.

Em seguida fale sobre o maior proposito de Jesus, o qual era apontar para todos que, amor e gratidão serão sempre o ponto chave do Reino de Deus. Ele não estava preocupado com valor físico do presente, mas, com a sinceridade e entrega total de alguém que queria mostrar co o o amava.

Explique para o publico que O Senhor sonda os corações e os conhece. Sua alegria e prazer é que vivamos por fé, reconheçamos todos os benefícios recebidos Dele e tenhamos coragem de fazer nossa confissão pública, de que o amamos.

Mostre o tema do estudo para a igreja

Durante o sermão, fale pelo menos três vezes o tema da pregação, e peça a igreja que repita com você. Alguns pregadores, usam nesse momento, chavões como: ” Dê o seu melhor para Cristo”; ” Você trouxe um presente para Jesus hoje?”…

Alguns convidam a olhar e abraçar a pessoa que está ao lado, e fazer-lhe a pergunta acima. Ou poderá simplesmente continuar a pregação, caso as pessoas estejam atentas.

Argumentação

Aqui entram as separações em pontos: ponto 1, ponto 2, ponto 3 …

Ponto 1

Pode-se usar o ponto 1 por exemplo, para ligar outro versículo, ao texto chave. Fale um pouco, sobre a amizade de Jesus com Lázaro irmão de Maria e Marta, a forma como jantava em sua casa…

Ligue a outros versos onde mostrava que Jesus tinha seus lugares preferidos para ficar como:

  • O mar da Galileia (para pregar e fazer milagres) Mateus 4:18
  • O monte das Oliveiras (para orar) Lucas 22:39
  • A casa de Lázaro (para jantar e descansar…) João 11: 1 ao 12
  • Pesquise na bíblia outros lugares preferidos por Jesus, e por que ele os frequentava.

Ponto 2

Fale um pouco sobre as qualidades de Maria, irmã de Marta e Lázaro. Ela não era preguiçosa, mas preferia assentar-se aos pés de Jesus e ouvi-lhe os ensinamentos, do que ficar na cozinha ajudando Marta. 

Embora ela devesse auxiliar  sua irmã nas tarefas, reconhecia que a melhor parte seria ficar junto de Jesus.

Ponto 3

No ponto 3, você poderá dar uma pausa, e levar o público a refletir. Poderá, portanto, pedir para que perguntem para si mesmos, qual a atenção, qual cuidado ou interesse deles em sua relação com Deus?

Leve-os a refletir que, Jesus sempre estará por perto de alguém o ama de verdade, e não abre mão de oferecer os seus melhores momentos, o melhor de si para passar tempo em sua companhia.

Você poderá contar, a experiência de um milagre vivido, ou mesmo, um testemunho que ouviu de alguém, relacionado ao assunto, o qual funcionará para acender a fé dos ouvintes

Conclusão da pregação para mulheres

É na conclusão que na maioria das vezes, o povo fica mais emocionado, pois a Palavra foi penetrando em seu íntimo. Nela você fará, a comparação dos tópicos desenvolvidos, e os interpretará à luz da bíblia. Por isso é necessário oração, para que o efeito seja poderoso, em uma verdadeira pregação sobre a fé.

Dizer sobre a importância que Jesus dá a quem o ama, é sua amiga e adoradora de verdade, e não mede sacrifícios para dar-lhe o melhor, poderá ser uma alavanca espiritual.

No final, se você desejar, poderá pedir para vir a frente, as pessoas que desejam receber a Jesus como Salvador, pois essa é a maior prova de amor.

Poderá convidá-las também para orarem juntas, e intercederem por um laço de amizade forte com o Senhor.

Exercícios com o texto: Pregação para mulheres

Para que você tenha mais segurança no momento de pregar, questionários, são excelentes métodos para gravarmos informações. A base que vamos usar é na história do vaso de alabastro. Mas, caso seu tema seja outro, você mesma poderá fazer seu questionário, para auxiliá-la no preparo.

Questionário

  1. Por que o recipiente do perfume tinha o nome de vaso de alabastro? ( resposta)
  2. Qual era a qualidade e valor do perfume derramado em Jesus?
  3. Por qual motivo Maria foi censurada por alguns que ali estavam?
  4. Qual foi a atitude de Jesus ao receber o presente?
  5. Se você pudesse presentear alguém na terra, em gratidão a um feito, com o que presentearia?
  6. Acha que é errado um cristão honrar uma pessoa na terra ? ( sem adorá-la é claro!)
  7. Para ajudá-lo a tirar suas dúvidas, leia em 1 Pedro 2: 17 e Romanos 13:7, depois reconsidere sua resposta, se for necessário.

Dinâmicas para reunião de mulheres Cristãs

Achamos por bem, trazer para você algumas dinâmicas, que poderão trazer um pouco mais de unidade e alegria para seu evento com mulheres Cristãs. Então vamos conferir?

Material necessário:

  • Uma caixinha
  • Papel e caneta para escrever o nome das mulheres presentes na reunião
  • Uma cartolina ou quadro, onde possa fixar o nome de todas as mulheres da bíblia que você encontrar.

Passo a passo para dinâmica com mulheres- Pregação para mulheres

  1. Escreva em tiras de papel, o nome de todas as mulheres presentes na reunião, e os coloque na caixinha de papelão
  2. Exponha o quadro ou cartaz, com o nome das mulheres da bíblia, sejam elas boas ou ruins, como: Sara, Hagar, Jezabel, Atália, Joquebede, Noemi…
  3. Faça com que cada mulher, tire o nome de uma das participantes aleatoriamente de dentro da caixa
  4. O nome que elas tirarem, deverão ir até a participante e lhe dar um abraço.
  5. Logo após, a mulher que foi tirada se direcionará ao quadro e dirá com qual das mulheres da bíblia expostas, ela se identifica mais, e por qual motivo.
  6. Faça um x na frente do nome das personagem bíblicas apontadas
  7. No final, a personagem mais apontada como identificação, deverá ser comentada, pois nela se terá o perfil de como a maioria das mulheres presentes se espelham.
  8. Por certo se espera riso e descontração, pois terão mulheres que apontarão a Jezabel, como sua modelo, outras poderão arriscar como Atália ( dizendo que dá vontade de torcer o pescoço de alguém…)
  9. Leve tudo na descontração e alegria, procurando não agir com agressividade ou ofensas.
  10. Trabalhe com as mulheres a necessidade que todas possuímos de nos espelharmos em alguém, e que para nossa felicidade, na Bíblia não faltam exemplos.

Se quiserem mais idéias muito interessantes, acesse o Demonstre nesse link e confira, quantas atividades interessantes!

Fim

Aqui terminamos nosso material com a esbouço e atividade sobre Pregação para mulheres! Se você está gostando dessa série, fique conosco e participe de nossas publicações, para seu enriquecimento espiritual e intelectual

Um grande abraço e até breve!