Pregação sobre Ana é bem procurada quando o assunto é congresso de senhoras, aniversário do Círculo de oração ou departamento feminino, dentre outras diversas possibilidades que envolvam as mulheres Cristãs.

Pregação sobre Ana 2

Aproveitando que estamos no mês de março, quando a sociedade normalmente o dedica a comemorar não apenas no dia 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, mas,durante todo o mês, trouxemos algo que vai ajudar muita gente a se preparar para exalar perfume por onde passar, então, venha conosco!

Qual a importancia da pregação sobre Ana

Como em todo mês de março, ocorrem eventos para celebrar a existência desta criatura que é uma obra prima das mãos de Deus, nos dedicaremos a produzir conteúdo com mensagens, que tragam edificação para mulheres.

Começaremos por Ana, mas, nos próximos dias traremos mensagens e esboços sobre: Ester, Rute, Debora.. Fique conosco e não perca nada!

Pregação sobre Ana 3

Bom, como todo Cristão já sabe, Ana tornou-se o modelo de mulher esteril que chegou a ser abençoada com a maternidade, por ter feito oração a Deus, com toda sua alma! Portanto, quase todos os modelos de pregação sobre ela, o foco está quase sempre em sua vida de oração e dedicação a Deus.

Contudo, tem muito mais exemplos para as mulheres se encontram na vida de Ana, e tais exemplos poderão ser explorados por meio da elaboração de mensagens.

Exemplos de temas para pregação sobre Ana

  • Ana uma mãe com propósitos ( você poderá preparar um esboço para pregação, onde o foco esteja no verso 6 de 1 Samuel 1,  na atitude dela diante da dor que sentia em ser estéril. Ana não praguejou, embora houvesse reclamado, por estar aborrecida com as afrontas vindas de Penina.
  • Ana e a oportunidade (Ela transformou sua dor em motivos para orar e falar com Deus, desta forma recebeu o milagre de ser mãe!
  • Ana a mulher que Eucana amava ( verso 5 fala de como era amada, explore mais esse assunto)
  • Ana e o preço da fidelidade ( fale sobre o voto de Ana e seu compromisso em cumpri-lo, veja no verso 11 e verso 24)

Quais os motivos para escolher uma Pregação sobre Ana

Além de ser uma pregação bem propicia para o mês das mulheres, pois retrata o sofrimento que tantas passam e o desejo de triunfo que possuem, tal passagem bíblica se transformou em um estimulante para acrescentar a fé das ouvintes.

Uma mulher pode ser muito amada, possuir beleza e o marido fazer tudo por ela, contudo, poderá estar infeliz, por não se realizar como mãe, ou mesmo em outra area de sua vida, Podera ter um sonho que nunca se realizou. Mas, Deus ainda faz milagres.

Video com uma pregação sobre Ana

Uma maravilhosa pregação sobre Ana com Felipe Seabra, você precisa assistir e receber edificação

Tem outros pregadores e pregadoras maravilhosos, os quais você pode conferir :

  • Missionaria Helena Raquel
  • Pr. Claudio Duarte, dentre outos

Esboço de uma pregação sobre Ana

Tema – introdução

Aproprie-se do tema escolhido, no caso, um tema relacionado a pregação sobre Ana, logo acima deixamos alguns exemplos.

 Faça a Leitura do texto bíblico, como exemplo traremos aqui o Livro de 1Samuel capitulo 1

O título da mensagem poderá ser nesse caso “Ana a mulher que foi amada   por  Eucana e por Deus”

Você pode contrastar a mensagem com cantares de Salomão, comentando como seria a declaração de amor naquele tempo. Releia o capitulo primeiro de Samuel e veja o cuidado que Eucana tinha com Ana.

Pergunte as mulheres o que elas supoem, que possa fazer um homem se apaixonar por sua esposa ?

Argumentação

Aqui entram as separações em pontos: ponto 1, ponto 2, ponto 3 …

Ponto 1

Pode-se usar o ponto 1 por exemplo, para ligar outro versículo, ao texto chave. Fale um pouco, sobre a possibilidade de Eucana ter se casado com Ana por amor, e com Penina, apenas para ter filhos ( isso era comum naquele tempo)

Aproveite para enumerar alguns motivos que fazem os homens se apaixonarem por suas esposas. (realize uma pesquisa com antecedência e anote a opinião da maioria dos maridos)

Poderá acontecer uma surpresa muito grande, pois embora a beleza ajude, ou seja importante, não é o único requisito para ser amada.

Ponto 2

Apresente nesse momento um pouco de curiosidade sobre aquee momento, mas, cuidado para não sair fora do que existe na Bíblia ou na história dos Hebreus. estude bem o assunto e fale um pouco sobre o motivo de Eucana ter ido até Silo para adorar a Deus.

Ajude o público a vivenciar o momento em que Eucana chegava ali, com suas duas esposas e as crianças. Os olhares de Penina para Ana a estava incomodando. (aproveite para orientar as mulheres sobre sua postura diante da humilhação e afronta. O silencio e a  oração  são as melhores respostas para vencer adversidades

Ana naquele momento de oração foi envolvida pelo profundo amor de Deus que fez questão de ouvir sua oração e atender seu pedido. Ela era amada de Eucana e com sua oração respondida conseguiu ainda mais atrair seu esposo para os braços.

Como resposta de uma oração atendida, Deus não apenas lhe deu Samuel, mas presenteou-lhe com mais alguns filhos.

Ponto 3

No ponto 3, fale da virada na vida de Ana, a partir do momento que ela orou e o Senhor a escutou. Eucana amava Ana, mas, não podia tirar-lhe a amargura. Contudo o Senhor amou a Ana e transformou sua vergonha em felicidade.

 Poderá dar uma pausa, e levar as mulheres a refletir qual a virada desejam ter em suas vidas?

Você poderá contar, a experiência de um milagre vivido, ou mesmo, um testemunho que ouviu de algum casal, o qual funcionará como combustão para a alma.

Pregação sobre Ana

Conclusão da pregação sobre Ana

É na conclusão portanto, que geralmente, que ocorrem as reações emotivas. Nela você fará, a comparação da forma que Ana chegou naquele dia, e como ela voltou tempos depois para pagar seu voto ao Senhor, entregando Samuel para viver no templo.

Se tiver suporte para fazer oração pelas mulheres presentes, convide-as para virem a frente e sentirem o efeito poderoso que há em um verdadeiro clamor

Exercícios com o texto: Pregação sobre Ana

Não apenas aspirantes a pregadores, poderão fazer esse exercício, mas, o mesmo, poderá ser usado, pelos professores em sala de aula, para estimular aos alunos, desenvolverem sua capacidade, de usarem a preleção.

Nesse exercício, você poderá exercitar sua atenção e treinar o português. Realizaremos uma caça a palavras estranhas !

Passo a passo para o exercício de pregação sobre Ana

  1. Leia o capitulo de 1 Samuel por inteiro
  2. Faça uma releitura anotando em uma folha, todas as palavras desconhecidas que encontrar nesse capitulo
  3. Consulte um dicionário biblico para conhecer o significado de tais palavras.

Considere que aprender o significado de palavras desconhecidas enriquece seu vocabulario e amplia a possibilidade de se construir um sermão mais gracioso, rico em argumentos.

Fim

Gostou de nosso texto de pregação sobre Ana ? Se te ajudou a preparar sua mensagem, temos mais artigos sobre pregação para mulheres, visite outros textos,  e continue nos acompanhando no site do Demonstre, pois traremos muito mais, para compartilhar com vocês.

Um super abraço !